Autocuidado masculino: as práticas que todo homem deveria adotar

Autocuidado masculino: o que fazer?

Quando você pensa autocuidado masculino, pensa no quê? Check-up médico? Tomar um remédio? Terapia? Um banho de banheira com vinho? Então você está quase lá. Homens que se cuidam fazem um pouco de cada coisa dessas de um jeito rotineiro.

A ideia do autocuidado para homens é ter uma ou mais práticas que complementem seu estilo de vida e ajudem a aproveitar o máximo do seu dia. Se sua mente e seu corpo são o centro de tudo que você faz, eles precisam de recarga. E há diferentes maneiras de fazer isso ao longo do dia.

O que é autocuidado masculino

O que é autocuidado masculino?

Como o nome diz, é simplesmente você cuidar de si mesmo. É dedicar um tempo ao longo do dia, todos os dias, ou pelo menos algumas vezes na semana, para desestressar e melhorar sua saúde física e mental.

Mais do que parte da rotina, o autocuidado deve ser uma prioridade. E, convenhamos, se você arruma tempo para ver seu futebol semanal, séries, filmes, videogame, TV, livros ou passeio, pode e deve colocá-lo na lista.

Como o autocuidado é algo bastante pessoal, não existe uma única fórmula. A ideia é você testar algumas dessas dicas que daremos a seguir e ver quais se encaixam melhor, ir fazendo adaptações. Lembre-se de que o objetivo é se sentir bem, não sendo obrigado a fazer algo. O segredo é incluir na rotina cuidados que vão te fazer se sentir melhor, sem comprometer seu tempo.

Alongamento

Alongamento, o segredo matinal

Antes de qualquer atividade física, você deve se alongar. Mas o alongamento também é bom para começar um dia normal. Então assim que sair da cama comece a se esticar aos poucos, para tirar a rigidez do sono e ter uma manhã mais leve. O alongamento ainda pode ajudar a ter uma postura melhor, diminuir dores crônicas e te dar mais confiança e uma atitude geral mais positiva.

Meditação

Meditação é autocuidado

A palavra mindfulness não está na moda sem razão. Apps de meditação como Headspace, Insight Timer e Medite.se dominaram o mundo porque as pessoas aprenderam que, em qualquer momento do dia, é possível meditar. Baixe um deles, coloque seus fones de ouvido e comece a explorar. Há desde meditações guiadas de dez minutos até exercícios de respiração mais simples, que ajudam a lidar com o estresse cotidiano. Vale a pena tentar.

Atividades físicas

Atividades físicas são um tipo de autocuidado masculino

Aqui o bicho pega, né? Então tenha calma e faça um bom planejamento dependendo do que você quer. Se você for um fã de fast food e sedentário, comece devagar. O foco é mudar sua rotina atual. Saia para caminhadas, passe mais tempo em pé, tente reduzir ou cortar os ultraprocessados da dieta. Experimente comidas novas, sobretudo verduras e legumes. Lembre que, no começo, comer menos ajuda ainda mais do que fazer exercícios.

Se você já é um cara decidido a se mexer mais, mas não pegou no tranco, o negócio é encontrar uma rotina. Saia para caminhadas e trilhas, vá andando ou de bicicleta ao trabalho e procure exercícios para fazer em casa. Encontre uma atividade física que você goste – futebol, corrida, natação, yoga – e abrace. A consistência é que te fará entrar em forma.

Caso você já seja um rato de academia, o caminho do autocuidado é um quase o inverso. Tente não bitolar muito nos exercícios, pense, em vez disso, no que eles significam para você. Para buscar esse balanço você pode aquecer o corpo com um flow de yoga antes de malhar, por exemplo, ou até meditar.

Indicação de produto: chá do dia

O chá do dia The Men's

Esse chá do dia é uma bebida estimulante, que dá energia, te ajuda a secar e é 100% natural. A fórmula contém um misto de mate verde, chá verde, carqueja, hibisco, chá preto e guaraná com canela, gengibre, alecrim, sálvia, cravo e pimenta preta, com leve aroma de abacaxi.

Onde comprar: chá do dia

Grooming e skincare

O skincare é parte fundamental do autocuidado masculino

Se sua rotina matinal no banheiro é só banho com shampoo vagabundo, escova de dentes e lâmina de barbear, é hora de atualizar seus cuidados. Pense sempre no tripé do skincare: limpeza, hidratação e proteção.

Limpeza: limpe bem seu rosto, sua barba e seu cabelo. Shampoos energizantes, que trabalham contra a queda de cabelo, podem ser uma boa pedida. E tenha um sabonete próprio para rosto, sua pele ali é muito diferente de qualquer outro lugar.

Hidratação e proteção: podem caminhar juntas. Há protetores solares que hidratam, por exemplo. Ou você pode passá-los separadamente. Há ainda a opção de um hidratante básico de dia e um anti-aging de noite. Sim, isso mesmo. Está na hora de se cuidar das rugas para não ficar com aquela cara de maracujá de gaveta quando for mais velho.

Grooming: Tenha sempre algum tipo de hidratante para a barba, ou um óleo para deixar seus fios menos ressecados. Isso vai ajudar a fazer crescer e cultivar pelos mais saudáveis. Se tiver poucos ou muitas falhas, passe um tônico.

Indicação de produto: Shampoo energizante

Crédito: Reprodução

Cheiroso e cheio de nutrientes, esse shampoo contém ativos que ajudam a revitalizar e fortalecer os fios fracos e quebradiços, além de limpar profundamente o couro cabeludo, garantindo a melhor absorção dos nutrientes.

Onde comprar Shampoo Energizante:

Indicação de produto: anti-aging masculino

Anti-Aging The Mens

Usar um anti-aging não só reduz e previne as linhas de expressão, mas também deixa sua pele mais firme, macia e hidratada, dando a você um aspecto mais jovem e saudável. Com textura leve, esse é rapidamente absorvido, dando um efeito lifting no seu rosto.

Onde comprar: anti-aging masculino

Indicação de produto: tônico para barba

The Mens Tônico para barba

O tônico é um blend de ativos que auxiliam no crescimento da barba, aumentando o volume e fechando as falhas. Com uma composição rica de aminoácidos e vitaminas, promove o crescimento acelerado do pelo, gera uma ação protetora e controla a oleosidade excessiva. O objetivo é preencher sua barba e aumentar o volume, além de deixar os fios mais brilhosos e saudáveis. Adeus falhas na barba.

Onde comprar: tônico para barba

Reflexão e escrita

Escreva seus sentimentos, sonhos e reflexões para treinar o cérebro

Todo cara deveria ter um diário ou algum lugar para escrever. Não importa o formato (pode ser uma agenda, um bullet journal, um caderno de rascunhos, a seção de notas do seu smarphone, etc.), o importante é exercitar seu cérebro escrevendo. Isso é parte essencial do autocuidado masculino.

O objetivo é encontrar as coisas positivas do seu dia e colocá-las no papel. Da mesma forma, você contempla as negativas, refletindo sobre o que deu errado e deixando anotado o que fazer na próxima vez para não repetir. Com o tempo, esse hábito reconfigura seu cérebro de um jeito que beneficia todas as áreas da sua vida.

Pense nessa atividade, por fim, como um tempo para você longe de distrações – parecido com a meditação, mas com outra abordagem. Pratique introspecção, anote seus objetivos diários, acompanhe seu progresso e mantenha-se fiel a seus planos – como o de se cuidar melhor.

Sono em dia

Sono em dia é autocuidado

O autocuidado masculino só funciona se você tiver uma boa noite de sono. Você fica mais produtivo, com mais energia e mais disposto a fazer coisas novas quando dorme bem. E para isso é preciso montar uma rotina de sono adequada.

Faça seu skincare de noite, tome um chá tranquilizante e vá acostumando seu cérebro a entender que você está dentro de algo planejado. Coloque um horário no despertador e vá acordando com ele todos os dias. A ideia é que, mesmo que você esteja exausto no começo, seu corpo peça descanso mais cedo, na hora certa. Com o tempo, o seu ciclo de sono começa a ficar regular e saudável. Praticar atividades físicas e comer direito ajudam muito nisso.

Crédito: Reprodução

Pensando nos homens, surgiu uma nova marca que acredita que os homens devem se cuidar sem medo, vergonha, e julgamento. É uma healthcare de cuidados masculinos. Todos seus produtos têm fórmulas exclusivas e eficácia comprovada, para que você possa cuidar de si como merece. De produtos para o cabelo até cuidados para a pele, a The Men’s oferece uma diversidade de itens perfeitos para o autocuidado.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Stock Images by Depositphotos
Tudo na mão para você ficar ON
Homem também tem que ter estilo
A Pod360 ajuda você na construção do seu podcast.
Loja oficial do Manual do Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »