70% dos homens conhecem alguém que teve câncer, mas só um terço vai ao médico, diz estudo

Dados de um novo estudo mostram a importância do exame de próstata regular: 70% dos homens conhecem alguém que teve câncer, mas só um terço vai ao médico anualmente.

70% dos homens conhecem alguém que teve câncer, mas só um terço vai ao médico, diz estudo

Você foi no urologista em 2020? Então pode já marcar a consulta e agendar um exame de próstata neste ano – e incentivar seus amigos a fazerem também. Sabe por quê? Segundo uma nova pesquisa do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR), mais de 70% dos homens conhecem alguém que teve algum tipo de câncer urológico (sendo o mais comum o câncer de próstata). Mesmo assim, o mesmo estudo diz que apenas um terço vai ao médico anualmente.

Vale lembrar que a consulta anual com o médico urologista é recomendada para todos os homens com mais de 40 anos. E que, se você tiver histórico de câncer na família, deve começar a ir antes. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) calculam que deveremos ter em 2021 no Brasil 309.750 novos casos de doenças oncológicas em homens.

Por isso a importância de de realizar o exame frequentemente. O diagnóstico precoce permite descobrir a doença cedo, o que aumenta as chances de cura com tratamentos menos agressivos.

Cuidados além do exame de próstata

Se você já vai anualmente e está tudo sob controle, é possível adotar algumas medidas para diminuir as chances de desenvolver a doença. Ter uma rotina de alimentação saudável e de exercícios físicos, por exemplo.

Dietas regradas reduzem até 35% das mortes por câncer, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, procure sempre consumir frutas, verduras e legumes e não exagerar no consumo de alimentos processados, bebidas alcoólicas e refrigerantes. O consumo de carne vermelha e alimentos super calóricos e gordurosos também pode ser feito com moderação.

Além de comer bem, um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, mostrou que homens mais ativos têm 51% menos risco de desenvolvimento de câncer de próstata em comparação com os menos ativos. Todo tipo de exercício é válido e nunca é tarde para começar a se mexer.

Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso