O que é o Novembro Azul?

O que é o Novembro Azul?

A estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) para 2016 era que o Brasil registrasse 61.200 novos casos de câncer de próstata.

Essa doença é a mais incidente entre os homens e a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.

De acordo com o Instituto, no mundo, entre a população masculina, o câncer de próstata é o segundo mais incidente (15% dos casos), atrás do de pulmão (16,7%).

Campanha Novembro azul trabalha na prevenção do câncer de próstata

Para alertar a população e incentivar os homens – que, infelizmente, raramente fazem exames de rotina – nasceu a campanha Novembro Azul.

O movimento nasceu na Austrália, em 2003, mas foi em 2008 que o Instituto Lado a Lado pela Vida oficializou a ideia no Brasil: o Novembro Azul surgiu da campanha Um Toque Um Drible, desenvolvida pelo instituto para discutir temas relacionados ao Câncer de Próstata.

Durante todo o mês, a campanha orienta a população e reforça a importância da realização de exames preventivos.

Infelizmente, muitos homens ainda são resistentes na hora de cuidar da própria saúde e não realizam consultas periódicas. Por muito tempo, a simples ideia de realizar um exame de próstata era motivo de piada e, entre alguns homens, continua sendo.

Esse comportamento afasta os homens dos consultórios e, muitas vezes, quando eles descobrem a existência do câncer, já é tarde demais para um tratamento efetivo ser realizado.

Campanha Novembro azul trabalha na prevenção do câncer de próstata

O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece.

Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.

Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. 

A campanha Novembro Azul, então, tem como missão informar para desmistificar o tema. Várias empresas, inclusive, convidam especialistas em saúde para conscientizar os funcionários.

Durante todo o mês, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e saúde do homem e ações para estimular a atividade física.

Campanha Novembro azul trabalha na prevenção do câncer de próstata

A campanha também distribui material informativo e prédios são iluminados de azul, como Viaduto do Chá, em São Paulo, e Congresso Nacional, em Brasília.

O MHM também resolveu se juntar à causa e preparou uma série de seis episódios sobre saúde masculina.

Será que você é homem o suficiente pra cuidar da sua própria saúde?

Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »