Em terra de comediantes que são verdadeiros inimigos do humor, Rafael Portugal é rei. O humorista é um dos rostos mais conhecidos do Brasil atualmente e vira assunto pelo menos uma vez por semana graças a sua performance durante o quadro “CAT BBB”, em que interpreta um atendente de telemarketing do “Big Brother Brasil”. Mas qual o segredo de seu humor?
- 20+ cantadas engraçadas para mandar para os contatinhos
- Homens engraçados proporcionam melhores (e mais frequentes) orgasmos femininos
O humor de Rafael Portugal não vem apenas do fato de ele ser um cara engraçado. Até porque ser engraçado não faz de ninguém um bom humorista. Trata-se de uma mistura da facilidade que ele tem para fazer bom humor e de conseguir apresentá-lo para as pessoas de forma simples, direta e eficaz. Vejamos a seguir como isso funciona.
Simplicidade
Antes de se firmar como comediante, Portugal perdeu o pai muito cedo e cresceu com a mãe e a irmã em Realengo, no subúrbio carioca. Foi empacotador de mercado e auxiliar de escritório, além de tentar investir em uma loja de roupas que faliu. Ele diz que consegue ver piada em tudo na vida. Sua fonte de humor é simples e muitas das situações enfrentadas em sua vida são facilmente identificáveis pelo público.
Versatilidade
Portugal começou no teatro antes de fazer sucesso na internet. Em 2012, entrou para o canal Parafernalha. Três anos depois, assinava com o Porta dos Fundos. A partir de então começou a voar baixo, atuando também no cinema e brilhando na TV. Sua versatilidade faz com que, de esquetes a papeis grandes, ele se saia bem em praticamente tudo.
Sutileza ácida
No “CAT BBB”, Rafael Portugal tem a missão de comentar as ações mais marcantes dos participantes do reality show durante o programa. Repare como, apesar das paródias escrachadas, ele deixa as críticas mais ácidas para uma tirada rápida ou comentário irônico. Com sutileza.
Ferramentas
O improviso sempre esteve no trabalho de Rafael Portugal, desde suas primeiras esquetes para a internet. Até a participação no “BBB”, que é roteirizada, tem boas doses de improviso. É uma boa ferramenta de desenvolvimento profissional para quem trabalha com o riso, ao lado do stand up. Se obrigar a escrever material para uma apresentação, e ao mesmo tempo, saber improvisar deixa o seu humor mais completo.
Carisma
Não basta ter somente técnica de roteiro e atuação e boas fontes de piadas para fazer sucesso no humor. Uma qualidade essencial que Rafael Portugal tem de sobra é carisma. E graças a isso ele pode frequentar ambientes diversos, incluindo inimigos, sem julgamentos. Ele rompeu barreiras ao ir do Parafernalha para o seu principal rival e concorrente, o canal Porta dos Fundos. E novamente ao ser citado em “A Fazenda”, reality concorrente do “BBB”, graças a seu sucesso. Só profissionais muito bons fazem com que as pessoas se “esqueçam” de rivalidades apenas para querer aproveitar um pouco de seu trabalho.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso