Homens, é hora de aprender a limpar a pele

Cuidado com a pele não é frescura! Veja dicas para começar a cuidar do seu rosto e garantir uma aparência mais saudável

Já pensou ficar com a pele cheia de furos e marcas causadas por cravos, acne e poros dilatados?

Aquela pele áspera que, com o tempo, fica cada vez mais parecida com um pedaço de queijo não é agradável pra ninguém e nem sinal de masculinidade.

A boa notícia é: cuidar da sua pele não é algo tão difícil assim e, com pequenas mudanças diárias, seu rosto vai ficar bem mais bonito e sua pele bem mais saudável.

Limpeza

Limpeza


A pele do homem é bem diferente da pele feminina. Além da barba – que proporciona poros mais dilatados – ela tem maior concentração de colágeno, elastina e vasos sanguíneos.

A pele masculina também produz mais suor e, muitas vezes, tem uma quantidade assustadora de sujeira, substâncias irritantes e excesso de oleosidade.

Quer ficar surpreso? Experimente pegar emprestado da sua mãe, irmã ou namorada um produto chamado “adstringente”: coloque uma pequena quantidade em um algodão e passe no seu rosto.

O resultado certamente vai te assustar e fazer você enxergar a limpeza de pele com outros olhos.

Para remover todas as impurezas, invista em produtos de limpeza específicos para o seu tipo de pele.

Sua pele pode ser normal, seca, oleosa, mista e sensível. Para ter certeza, é necessário consultar um dermatologista. Mas, na maioria das vezes, você consegue saber a principal característica da sua pele pela sua própria vivência com ela ao longo de tantos anos.

Em todos os casos, um mousse de limpeza suave para todos os tipos de pele é o produto ideal para começar enquanto você não marca um médico.

Se você já sabe que possui uma pele sensível, irritadiça e capaz até de escamar durante algumas épocas do ano, opte por produtos de limpeza sem perfumes, corantes, sabão ou álcool.

Esfoliação

Esfoliação


Depois da limpeza inicial e de eliminar a primeira camada de sujeira, você vai precisar esfoliar a pele para limpar os poros e remover a pele morta.

Esse processo pode até facilitar o seu barbeado, sabia? Prevenir as rugas, a acne e manter a circulação ativa também.

O ideal não é esfoliar a pele com uma frequência muito intensa, afinal, esfoliação demais também pode fazer mal. Inicialmente, faça o processo 3 vezes por semana.

Você pode comprar produtos próprios para isso ou tentar versões caseiras: duas colheres de sabonete líquido com PH equilibrado e uma colher de açúcar ou aveia podem ser essenciais para uma boa esfoliação.

Na hora de esfoliar, faça movimentos circulares e não seja bruto. A intenção não é machucar a pele; é retirar a sujeira, o excesso de oleosidade, as células mortas, resíduos de poluição ou qualquer outra coisa que prejudique a aparência saudável do seu rosto.

Depois, basta remover o excesso do produto com água e passar para a próxima etapa.

Hidratar
Hidratar


O ideal é fazer a barba logo depois de esfoliar a pele, quando ela já está bem limpa e, por isso, a navalha ou lâmina não vão inserir impurezas dentro dela. Já fizemos um texto com dicas específicas para esse momento, dê uma olhada e veja 7 dicas fundamentais para um barbear perfeito.

Depois de tirar a barba, é hora de hidratar com algum produto certo para o seu tipo de pele.

Esta etapa é fundamental para prevenir a maioria dos problemas: hidratantes ajudam a suavizar a textura, reduzir linhas finas e rugas.

Evite produtos com perfume, álcool, agentes antibacterianos e detergentes. Para não arriscar, escolha aqueles com óleos que promovem a hidratação; porém, se a sua pele for oleosa, fuja dessa fórmula, ok? Existem produtos específicos para você.

Protetor solar
Protetor solar

Segundo estimativas recentes do INCA, entre os novos casos de câncer de pele, 3.000 são em homens e 2.670 em mulheres.

O hábito feminino de passar protetor solar no rosto antes de sair de casa, ou utilizar maquiagem com agentes específicos para esse objetivo pode ter ajudado a reduzir esses números.

Já os homens não têm o costume de passar protetor solar no dia a dia e isso precisa mudar. É importante se proteger mesmo em dias nublados, os efeitos nocivos do sol causam envelhecimento precoce além de vários tipos de câncer.

Escolha protetores com filtros minerais como óxido de zinco ou dióxido de titânio e, no mínimo, FPS 30 para peles mais claras – ele filtra 96% dos raios UV – e FPS 15 para peles mais escuras – ele filtra até 87% de raios UV.

Aplique o produto no rosto, mãos, pescoço ou qualquer outra área que fique exposta ao sol.

Para peles oleosas: escolha protetores em gel ou cremes não comedogênicos que substituem o óleo da fórmula por água.

Para peles mistas e secas: o protetor solar em creme é uma boa opção e ainda hidrata o seu rosto.

Esses cuidados devem ser mantidos em todas as épocas do ano. Temos certeza que dentro de alguns meses você já vai sentir a diferença!

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso