7 Dicas de autocuidado para melhorar a saúde mental

Dicas de autocuidado para melhorar a saúde mental

Agora você deve estar se sentindo culpado por ter clicado nesta matéria enquanto tem uma porrada de coisa pra fazer. Essa Pandemia que não acaba, somado ao medo e incertezas do futuro. Chega a faltar ar com tanta coisa passando pela sua mente neste instante… Para tudo e respira!

Que tal diminuir esse fluxo de pensamentos todos e focar só em responder essa pergunta: Você já parou para cuidar de si hoje?

É normal que, na correria das coisas que temos que fazer, mal temos tempo para refletir sobre o modo como tratamos a nós mesmos. Acabamos por ser somente reativos.

E isso leva a deixar o autocuidado de lado, tão importante para a sua saúde mental.

Tanto que a própria Organização Mundial da Saúde explica que ter boa saúde mental é “contar com um estado de bem-estar que permite a você usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse, ser produtivo e contribuir com a comunidade”.

saúde mental covid-19

Ou seja, encare o autocuidado como a base de uma pirâmide que é sua vida. Se a base não está bem construída e foi bem cuidada, tudo vai abaixo.

Se, neste momento, você está se sentindo exausto, com a mente esgotada e sem ânimo para fazer qualquer coisa, pode ser um sinal de que você está passando dos limites e precisa cuidar de si.

Por isso, separamos algumas maneiras de melhorar sua saúde mental e, consequentemente, sua vida, através destas dicas de autocuidado:

7 Dicas de autocuidado para melhorar a saúde mental

Aceite suas falhas

É preciso criar e correr atrás de metas e objetivos, mas também é necessário adequar as expectativas geradas na idealização dessa atividade com a realidade do que se desenrolou ao longo do processo.

Por isso, você precisa aceitar que nem sempre as coisas ocorrem como o planejado e nem sempre a vida estará 100% como gostaríamos. Receba o que a vida te proporciona, aceite melhor suas falhas e limitações. Com essa capacidade maior de flexibilidade, você acaba se adaptando melhor aos percalços e evita grandes frustrações.

Reserve um tempo para os momentos de lazer

autocuidado lazer

Preencha parte do seu dia com algo que você gosta ou um novo hobbie que queira praticar. Leia um livro, ouça músicas, assista filmes e séries, brinque com familiares.

Quando estiver nesse momento de lazer, tente focar somente no que está fazendo, ao invés de ficar remoendo algo que deixou ou precisa fazer após esses momentos.

Deixe de lado esse ‘eu’ interno preocupado em ser sempre 100% produtivo e aproveite o lazer com tranquilidade.

Aprenda a dizer não

Quando você diz muito sim para os outros, está dizendo NÃO para si mesmo. A regra aqui é DIZER NÃO e para você usar, principalmente quando se sentir estressado, esgotado e estafado.

No trabalho, faça suas tarefas e deixe de se comprometer em fazer as tarefas e obrigações dos outros. No ambiente doméstico, saiba delegar as atividades e procure não ter responsabilidade de tudo.

É importante ajudar os outros, mas entenda que a sua saúde vem em primeiro lugar!

Mantenha-se no momento presente

A depressão é o excesso de passado em nossas mentes. A ansiedade é um excesso de futuro. Você precisa focar no seu tempo presente para viver melhor e com mais qualidade.

Por isso, sempre que ficar angustiado e ansioso e sua mente ficar acelerada, concentre-se em sua respiração, ela é o melhor remédio te conectar ao momento presente.

Pergunte-se se esses pensamentos são produtivos e o levam para alguma ação concreta ou se são improdutivos e que não auxiliam na resolução de algo que esteja lhe causando incômodo AGORA.

Durma bem – Dicas de autocuidado

autocuidado dormir - melhorar a saúde mental

Descansar bem é um hábito fundamental para ter o bom funcionamento do organismo inteiro, principalmente do cérebro. Quando nos colocamos em situação de privação ou má qualidade de sono, podemos favorecer a intensificação de transtornos mentais.

Dessa forma, pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite usar smartphones, computador ou ver televisão. Evite atividades muito agitadas antes de dormir. Além disso, cuide para ter um ambiente escuro e bem silencioso.

Movimente o seu corpo

A atividade física é uma forma de tirar a atenção para as preocupações atuais. Como bônus, ainda ajuda a diminuir a tensão muscular. O mais importante é que durante os exercícios físicos, rola um aumento da frequência cardíaca que consegue realizar alterações neuroquímicas no cérebro, aumentando a concentração de hormônios anti-ansiedade, incluindo serotonina.

Por isso, fizemos uma lista de atividades físicas para você fazer na sua casa, sem equipamento e que podem dar um start. Confere no link

Converse com um amigo

falar com alguém - melhorar saúde mental

Manter relações positivas, saudáveis e de apoio é fundamental para um bom auto-cuidado, além de proporcionar momentos de descontração.
Dessa maneira, sempre que possível, mande mensagem, ligue ou faça uma live com aquele amigo que sempre te apoia, desabafe e coloque o papo em dia.

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Fonte: OMS

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