Como encontrar motivação para se manter ativo durante o isolamento?

encontrar motivos para exercitar

Confesso que não tem nada mais desmotivador do que tentar fazer qualquer atividade física quando a temperatura não ajuda e você ainda tem um grande sofá confortável.

Mesmo antes do coronavírus, era difícil fazer o esforço de sair de casa para encarar uma corrida, ou mesmo fazer um treino na academia. Por isso mesmo que muitos optam por fazer próximo do trabalho para não ter desculpas de ficar em casa.

Agora imagina para quem não tinha o hábito de ter a atividade física dentro das coisas que fazia em sua rotina? E para quem já postergava qualquer coisa que o tirasse do seu sedentarismo?

Talvez seja o seu caso. Agora que, além de lidar com o problema e efeitos de um Pandemia Global, é obrigado a ver as redes sociais inundadas de personal trainers, especialistas em educação física tentando empurrar um treinamento online para você fazer.

Então, se você já não fazia em uma condição mais favorável, porque ter motivação de praticar agora em meio ao caos?

Primeiro, porque você precisa mudar a sua concepção de atividade física. Encarar neste momento os exercícios não como uma forma de melhorar sua aparência física, mas de ter um ganho na sua saúde mental.

O hormônio da felicidade

encontrar motivos para exercitar

Quando nos movimentamos, liberamos endorfina, que é tido como o hormônio da felicidade. Ele é produzido pela hipófise e se espalha por todo o corpo através do sangue.

Além disso, manter-se ativo com exercício ajudar a livrar momentaneamente o cérebro de toda esse pensamento negativo. Isso sem contar a angústia e ansiedade, comum para a situação que vivemos.

Aliás, o que estamos passando agora reforça ainda mais o distanciamento social e nossa incapacidade de ter contato com as pessoas. Combinação perfeita para ficarmos muito mais propensos a depressão.

Por isso mesmo a necessidade de exercitar, para aumentar os níveis de endorfinas no organismo e amenizar os males acima citados.

Em segundo lugar, você também precisa resinificar o próprio conceito de atividade física.

Exercícios físicos não precisam ser tarefas chatas

encontrar motivação

Se você já não gostava de malhar em uma academia, não precisa gastar muita grana com equipamentos para deixá-los de canto, pegando poeira em casa.

Você pode manter-se ativo de outras tantas formas. Como dedicar um momento do dia para brincar com seu filho, irmãos pequenos ou crianças que estão morando contigo agora.

Ou mesmo colocar um som que curta pra tocar e começar a dançar com outras pessoas com quem você está morando. Já tentou um Karaokê

Deixe de lado o conceito atividade física como um exercício, uma obrigação, uma tarefa chata do colégio que você é obrigado a fazer para passar de ano.

Seus hobbies, as coisas que você faz no tempo livre, precisam ser leves, te motivar e empolgar

Leve a atividade física como um hobbie para ganhar motivação

encontrar motivos para exercitar

Faça um esforço para lembrar de um momento em que você fez algo baseado em movimentos físicos e como isso fez você se sentir bem.

Deixe de lado o número de calorias que você precisa queimar, os músculos que faltam definir e as gorduras salientes.

Foque nas endorfinas liberadas pelo movimento. Mudando este conceito, isso vai ajudar a ganhar motivação e ficar mais ativo.

Outra coisa que pode ajudar é fazer você pensar no futuro. “O exercício é uma das melhores maneiras das pessoas se tornarem saudáveis ​​sem tomar medicamentos”. Aponta Aneesh Chaudhry, fundador da clínica de saúde cerebral SoulPhysio Lifestyle.

Aliás, é importante ressaltar também que ter uma imunidade alta conta na sua batalha pessoal contra o coronavírus.

encontrar motivação

O ser humano é feito de conexões e interações. E, no atual momento, as interações físicas foram rompidas. E isso pode ter um enorme preço na nossa saúde mental.

De tal forma que precisamos encontrar motivação em outras maneiras de nos manter ocupados e preencher essa lacuna mental.

Atualmente, você não precisa focar a atividade física ao ganho máximo de performance. Você só precisa ter algo para fazer, para se manter ativo e que isso traga benefícios mentais e físicos ao seu corpo.

Por isso, encontre algo legal, que você curta fazer e que te motive. Dançar, brincar, puxar ferro, fazer meditação, arte marcial, pular corda, yoga, Hit ou qualquer coisa que o agrade.

Descubra internamente o que te faz exercitar. É manter-se prevenido de doenças? Ter uma aparência boa ou diminuir o estresse?

Depois que fizer isso, anote no papel e mantenha ele visível para não esquecer.

E pratique! Garanto que você vai se sentir melhor!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »