Por opção própria ou por circunstância do momento você agora precisa fazer seu treino em casa. Sabemos que a recomendação do momento é não sair do isolamento, por isso, melhor se adaptar a situação e incorporar seus exercícios físicos da melhor forma possível no lar.
- Confira uma seleção de 20 exercícios para fazer com o peso do corpo
- Veja os 10 benefícios do banho gelado para sua saúde
Ter e manter a vida saudável é parte para fortalecer seu sistema imunológico, aumentar as defesas do seu organismo contra doenças e, claro, o novo coronavírus.
Veja este vídeo com os 5 equipamentos básicos para fazer exercícios em casa
A nossa recomendação é que você pegue leve neste início, tente acompanhar as aulas online e orientações de profissionais e mão na massa.
Confira uma lista de equipamentos dos mais diversos para você fazer seu treino em casa trabalhando todos os grupos musculares. Se liga!
16 Equipamentos para treino em casa
Assim como nos halteres, a caneleira tem a função de ampliar a carga de peso e é indicada, principalmente para os membros inferiores, se bem que podem também ter função com as mãos.
Dessa forma, você pode usar para fortalecer os glúteos, coxas e panturrilhas, além de poder usar em exercícios de fortalecimento da região do core (abdominal).
Kit de elásticos – Equipamentos para treino em casa
Diferente dos elásticos extensores, este aqui é um conjunto de elásticos que podem atuar ao mesmo tempo na sua atividade.
Com ele, você pode fazer exercícios para ganho de força, resistência, aumento de massa magra, tonificação muscular e melhorar o condicionamento físico.
O kit vem com elásticos de resistências diferentes, com alças para pegar e revestidas de espuma, com duas tiras para usar no tornozelo e uma âncora para colocar na porta.
Bola para Abdominal
Conhecida também como Bola Suíça, é um equipamento ideal para treinar em casa.
Com ela, você realiza treinamento funcional, de fortalecimento muscular, pilates e fisioterapia, garantindo força muscular, equilíbrio e coordenação motora.
Além do mais, ela pode atuar em exercícios que trabalhem a instabilidade, ativando de forma mais profunda a região do core. Existem diversos tamanhos com suporte de pesos diferente.
Rolo -Equipamentos para treino em casa
Ele possibilita realizar trabalhos de liberação miofacial (pressionando a região com ‘nódulos’ de tensão muscular e dor para dissolver).
Com isso, você ganha flexibilidade e previne lesões. É muito indicado depois de exercícios aeróbicos, para ajudar a regenerar a musculatura.
Halteres simples (montados)
Os halteres são equipamentos anatômicos, de uso relativamente simples e com boa eficiência nos resultados, trabalhando membros superiores como bíceps, tríceps, ombros e costas.
Existem modelos dos mais leves, com 1 quilo, até outros mais parrudos, de acordo com a necessidade. Até 10k, a indicação é que você compre eles montados.
Pesos livres (Halteres para montar)
Uma dos clássicos equipamentos de academia que você pode ter em casa. A diferença do modelo anterior é que este você precisa comprar a barra e as anilhas à parte para montar.
Com os halteres você consegue realizar tanto exercícios livres para membros superiores (elevação de braços, flexão e extensão de braços, bíceps e tríceps) quanto inferiores (exercícios para quadril e pernas).
Escada de agilidade – Equipamentos para treino em casa
Precisa fazer exercício aeróbico em um espaço curto? Então aposte em um treino funcional na escada. Ela serve para melhorar a coordenação, a velocidade e a agilidade, auxiliando no equilíbrio.
Basta esticar o acessório no chão e ficar passando sobre cada quadrado em velocidade moderada.
Comprando o kit de escada de agilidade, você ainda pode levar cones e chapéus para efetuar um treinamento mais completo.
Barra de Porta
Para quem precisa realizar exercícios que trabalhem os braços, costas, ombros e abdômen, aqueles realizados com a barra de porta são uma ótima opção.
Além da vantagem de movimentar várias partes do corpo, auxiliando no ganho de força e na resistência muscular, essa é uma atividade que pode ser realizada até dentro da própria residência.
Vale lembrar que existem diversos modelos de barra.
Tipos de barras no mercado
Atualmente, existem dois diferentes tipos de Barra fixa a venda. A primeira é a mais simples, multifuncional, para instalar no batente da porta.
Em todos os movimentos deste tipo de barra fixa, o principal músculo trabalhado é o latíssimo dorsal, popular asa das costas, auxiliado por todas as musculaturas das costas e pelo bíceps.
O outro modelo é a barra fixa que vem em L e também possibilita o treinamento de paralela. Está é mais difícil para instalar, já que precisa ficar em uma parede com uma estrutura mais resistente para suportar.
Além dos grupos musculares da primeira, essa também trabalha bem o tríceps e grande parte do peitoral, possibilitando ainda muitos movimentos com os membros inferiores.
A saber, a partir de R$ 70 você consegue comprar os modelos mais simples.
Compre uma barra de porta aqui
Apoio para Flexão
Pode parecer supérfluo, mas o Apoio para Flexão tem sua relevância já que oferece ainda mais segurança e comodidade na realização da atividade.
Além disso, ele ajuda no desenvolvimento simétrico da parte superior do corpo, na preservação da mobilidade articular e melhoria na força do pulso.
Ademais, sem contar que ele desenvolve a musculatura estabilizadora das costas, abdominais e até região pélvica.
Slam Ball – Equipamentos para treino em casa
Bastante utilizado nas aulas de crossfit, a slam ball é um bom equipamento para treinar em casas térreas.
Isso porque o aparelho pode ser usado em exercícios que trabalhem força, resistência e coordenação. Assim como nos halteres, existem diferentes tipos de peso da Slam ball.
Roda de Abdominais
A Roda de Abdominal é uma forma alternativa de trabalhar os músculos do core.
Dessa forma, o acessório é bom para treinar em casa porque exige a ação de vários músculos ao mesmo tempo, como grande dorsal, deltoide, serrátil, reto abdominal, oblíquo, transverso, reto femoral.
Além disso, dá até para trabalhar alguns do braço, como o tríceps, durante a atividade.
Elásticos Extensores
A faixa elástica é um bom complemento para qualquer rotina ou programa de treinamento de força, e elas podem ser adquiridas em uma variedade de tamanhos, e comprimentos.
Você pode usar os elásticos para as flexões na barra e no chão, agachamentos e até durante remadas.
Colchonete ou Tapete Tipo Yoga
Este equipamento é mais uma base para muitas das atividades: flexões, abdominais, alongamentos, pranchas, entre outras atividades.
Assim, ela assegura algum conforto e não proporciona dores indevidas na região lombar.
Ademais, deitar-se diretamente no chão, não só vai ficar incômodo, como pode ainda acabar com lesões desnecessárias.
Kettlebell
Uma evolução dos alteres, o aparelho utilizado nas aulas de crossfit trabalha a musculatura do corpo como um todo, desenvolvendo força e potência.
Além disso, ele é indicado por sua praticidade na pegada e na possibilidade de efetuar vários movimentos diferentes.
Corda
Pular corda é um dos melhores exercícios aeróbicos para queimar calorias e melhorar seu sistema cardiovascular.
Principalmente por ser uma atividade prática e simples, onde você pode treinar em casa antes de iniciar sua série de exercícios.
Assim, você só precisa de uma boa corda e dedicar poucos minutos para obter bons resultados.
Confira uma lista de exercícios para fazer em casa sem aparelhos
Este aqui é uma lista simples de atividades que você pode fazer em qualquer lugar, com 1 metro quadrado de espaço. Aliás, estes exercícios são simples e não exigem nenhum tipo de equipamento.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso