10 Benefícios do banho gelado para sua saúde

banho frio para sua saúde

Você conseguiria ficar 30 dias tomando banho gelado somente?

Para quem está acostumado a tomar aquele banho quente, relaxante, essa pergunta causa incômodo e estranheza: por que diabos eu faria isso?

Mas, existe muitas pessoas e até estudos que apontam para os benefícios do banho frio para a saúde.

Talvez o primeiro cara que tenha levantado isso é o holandês Win Hof, mais conhecido como The Iceman.

Com vários recordes de ficar em baixas temperaturas e suas façanhas, que ele atribui que tenha melhorado sua vida, tenha sido estudado pela medicina.

Além disso, ele mesmo dá treinamento para pessoas comuns para sobreviverem ao frio, com técnicas e exercícios de respiração.

Confira um vídeo com nossa experiência de 30 dias tomando banho gelado!

Muitas outras pessoas aderiram ao hábito e saem por aí revelando a transformação que isso fez em sua vida.

Por isso, resolvi elencar uma lista de benefícios do banho frio que alegam por aí.

Quer saber se realmente funciona? Então faça o teste, como eu fiz!

10 Benefícios do banho gelado para sua saúde

1. Banho gelado tira você da zona de conforto

Quando eu resolvi partir para o desafio dos 30 dias com banho frio foi que me tiraria da zona de conforto.

A água quente é agradável, mas entrar em um chuveiro frio é desconfortável e incômodo. Seu corpo pede que você saia daquela situação, principalmente se o tempo estiver frio.

Para fazer algo que a pessoa tende a resistir, todos os dias, principalmente logo pela manhã, precisa de muita força de vontade. E esta força mental te ajuda na disciplina até tornar-se um hábito automático.

2. Melhora sua resiliência

banho frio para sua saúde

Você tem problemas para lidar com situações adversas, fica irritado e chateado com facilidade? Os Banhos gelados ajudam treinando seu sistema nervoso para ser mais resistente ao estresse e a adversidade.

Alguns estudos apontaram que esse hábito age como uma pequena forma oxidativa de estresse em seu sistema nervoso, e com o tempo o seu corpo se adapta a isso.

Claro que as primeiras vezes que você estiver de baixo de uma ducha de água fria, provavelmente não será capaz de pensar direito ou de respirar, mas depois de um mês ou dois, você estará muito mais apto a aceitar o desconforto e, por consequência, isso reflete no modo como você lida com os pequenos problemas da vida.

Isso pode ser visto como uma adaptação ao estresse oxidativo repetido, que é postulado como um mecanismo de endurecimento do corpo. O endurecimento pode ser por exemplo, a exposição de um estímulo térmico natural, o que resulta no aumento da tolerância ao estresse.

3. Banhos frios aumentam o seu estado de alerta

Para quem já tomou banho frio, sabe o quão difícil é controlar a respiração.

Isso é normal. Esse tipo de respiração mais profunda e rápida, principalmente ao acordar, faz com que aumente drasticamente o seu consumo de oxigênio e frequência cardíaca, resultando em uma dose natural de energia durante todo o dia.

Esse processo trará resultados rápidos. Ao sair do banheiro, ao invés daquela sensação de relaxamento, você estará mais alerta. E isso tende a estender durante o dia, tornando-o mais ativo.

4. Melhora a sua pele e cabelo

10 Benefícios do banho frio para sua saúde

De acordo com a dermatologista Jessica Krant, a água gelada pode ajudar a melhorar a pele, impedindo que ela perca muito do seu óleo natural, assim como acontece com o seu cabelo e barba.

Além disso, outro benefício do banho frio é deixar o cabelo brilhante, forte e saudável, já que ele mantem os folículos planos e aumentando a sua aderência ao couro cabeludo.

Pode postergar ainda mais aquela perda de cabelo.

5. Estimula a perda de peso

O banho frio pode te ajudar a perder peso. Não entendeu? Te explico com base em alguns estudos que saíram.

Existem dois tipos de gordura em seus corpos: a gordura branca acumula energia no corpo, é aquela gordura que aparece quando comemos em excesso e fazemos pouco ou nenhum exercício.

A gordura marrom é considerada uma gordura boa pois é importante para a produção de calor que irá nos aquecer. Esse fator contribui para a queima de calorias o que vai estimular o emagrecimento.

Dessa forma, quando você toma um banho de água fria, a gordura marrom é ativada, aumentando o gasto de energia para manter o seu corpo aquecido, consequentemente aumentando o gasto de calorias.

6. Aumentam a fertilidade

10 Benefícios do banh para sua saúde

Um dos benefícios do banho gelado mais controverso. Alguns estudos apontaram que tomar banhos quentes pode ser um contraceptivo masculino eficaz. Homens que tomaram um banho quente por cerca de meia hora, todos os dias durante 3 semanas, foram considerados inférteis por cerca de 6 meses.

Além disso, um estudo feito por uma universidade dos Estados Unidos demonstrou que os homens que pararam de tomar banhos quentes regulares tiveram um aumento na contagem de esperma consideravelmente.

7. Banhos frios aumentam a imunidade

De acordo com um estudo realizado na Inglaterra, tomar banhos frios regularmente aumenta a quantidade de células brancas que servem para lutar contra doenças, em comparação com aqueles que tomam banhos quentes regularmente.

Uma hipótese levantada foi de que os homens tendem a se aquecer durante o banho frio, resultando assim num aumento da taxa metabólica e na velocidade de ativação do sistema imunológico. Isso leva então à liberação de mais células brancas.

8. Banhos frios melhoram a circulação

10 Benefícios da água fria para sua saúde

Um dos benefícios do banho gelado é melhorar a sua circulação, enviando mais sangue para os seus órgãos para que eles se mantenham aquecidos.

Esta estimulação do sistema circulatório é ótima para a sua saúde cardiovascular.

9. Eles drenam o seu sistema linfático

O sistema linfático ajuda o seu organismo a limpar suas células, defendendo seu corpo contra as infecções indesejadas.

Além disso, banhos frios, quando alternados com banhos quentes, irão ajudar o seu sistema linfático através da contração dos vasos linfáticos quando esses são expostos ao frio, e se relaxam quando expostos ao calor.

Aliás, isto essencialmente bombeia o líquido que pode estar estagnado em seus vasos linfáticos, resultando num sistema imunológico mais forte e mais saudável.

10. Banhos frios ajudam na recuperação muscular

10 Benefícios do banho gelado para sua saúde

Embora não seja tão efetivo como um banho totalmente submerso em água fria (ou banheira de gelo, como atletas de alto rendimento fazem), o último dos benefícios do banho gelado é melhorar a sua circulação e ajudar a remover ácido láctico.

Além disso, isso é muito recomendado, principalmente depois de atividades aeróbicas.

Fontes:

NIH

Época Negócios

Medium

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »