Homens são mais resistentes em aderir ao uso de máscaras do que as mulheres

Homens são mais resistentes a aderir ao uso de máscaras do que as mulheres

Já apresentamos aqui a informação de que Coronavírus mata mais homens do que mulheres. E, apesar do Covid-19 não ter nenhuma predileção em relação a gênero ou classe social, as pesquisas comprovam mundialmente que o sexo masculino é o mais afetado.

E, apesar de todas as recomendações sobre as ações de medidas para se proteger contra a Pandemia, os homens ainda são mais relutantes no uso da máscara do que as mulheres. Dessa maneira
pretendem não só confirmar o dado acima, como corroborar para aumenta ainda mais os casos de infecção e mortes masculinas por coronavírus.

Basta ver que não só pessoas comuns, mas líderes mundiais, como Donald Trump e Jair Bolsonaro, recorrem no erro de andar em vias públicas sem o uso do acessório.

Estudos comprovam o descuido do homem

O dado apareceu em recente estudo da Universidade de Middlesex, Reino Unido, e do Instituto de Pesquisas em Ciências e Matemática, nos EUA. Ele aprofundou as diferenças de gênero entre mulheres e homens quanto a interesse em usar máscaras no rosto para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

O Experimento teve 2459 participantes nos EUA, tanto homens quanto mulheres, em áreas urbanas. O resultado comprovou que uma parcela menor de homens têm intenção de usar máscara ou qualquer outro tipo de cobertura facial contra a disseminação do Covid-19.

A pesquisa apontou também uma diferença menor no comportamento dos dois gêneros nos lugares onde a máscara é obrigatória.

Os possíveis motivos

Homens são mais resistentes a aderir ao uso de máscaras do que as mulheres

Levantou-se, assim, algumas hipóteses para comprovar estes dados:

1. Acreditam ser mais fortes e resistentes ao vírus

A primeira impressão que os especialistas levantaram é a de que os homens têm a percepção errônea de que não serão pegos pela doença. Mesmo caso ela tenha atingido, acreditam ser capazes de se recuperar com maior facilidade.

Para contrair esta ideia, basta ler nossa matéria que comprova que mais homens, e não mulheres, morrem do novo Coronavírus.

2. Tem vergonha em usar a máscara

O acessório também transmite uma ideia estética diferente entre os gêneros. Uma maior parte do sexo masculino apontou no estudo que tem vergonha em usar a máscara, além de ser estigmatizante e um sinal de fraqueza.

Por isso, a relutância no uso é maior.

3. Homens têm menos comportamentos preventivos

Homens são mais resistentes a aderir ao uso de máscaras do que as mulheres

A pesquisa comprovou estudos anteriores feitos com pandemias, como o Sars e H1N1. Neles, mulheres tinham maior probabilidade de ter cuidados como no uso da máscara do que os homens.

Isso pode não ser compreensível racionalmente. Mas, se você analisar o histórico de cuidados masculinos, vai entender que não só é previsível, como esperado.

O homem é condicionado, desde pequeno, a reproduzir atos da chamada ‘masculinidade tóxica‘. Essa imagem do homem durão, que não sente dor, tem medo acaba refletindo na falta de cuidados com a própria saúde e vida.

Isso faz com que homens não procurem ajuda médica na mesma proporção das mulheres, e nem cuidem direito da sua saúde física e mental. O resultado está aí, vivemos menos e, em piores condições. Por culpa de nós mesmos, os homens.

Vale lembrar…

Enfim, independente da sua vontade em usar o acessório para prevenir contra o Coronavírus, muitas cidades as máscaras são obrigatórias com possibilidade de multa. Caso você realmente acredite que tem ‘superpoderes’ contra o Covid-19, faça o uso para não transmitir e proteger as pessoas ao redor que você ama.

Outros assuntos que você pode se interessar:

Fonte: Nexo

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »