8 Passos para ser mais confiante e atraente, segundo a ciência

8 passos para ser mais confiante e atraente, segundo a ciência

A confiança parece ser um tesouro inalcançável para muitas pessoas. Dizem que, se você conseguir conquistá-la, também conquistará o mundo. Mesmo se você não for lá muito rico, inteligente, bonito, genial. Se você tiver a confiança, o mundo será seu.

Porém, esse tesouro é tão difícil de encontrar que parece mesmo uma lenda, um conto de fadas cuja história já cansamos de ouvir. Mas nunca tivemos a oportunidade de testar sua veracidade. A confiança, alias, é o principal fator para se tornar mais atraente.

Bom, para a ciência, existem formas comprovadas de chegar até esse baú encantado e, por incrível que pareça, não é assim tão difícil. Confira abaixo nossas dicas de como se tornar mais confiante.

Passos para ser mais confiante e atraente

Para começar, tenha postura

Para começar, tenha postura - Créditos: Reprodução

A postura correta te deixará mais alto e, consequentemente, mais confiante. Pesquisas mostram que essa atitude pode te ajudar a transparecer segurança e também ser mais confiante.

Um estudo publicado no jornal Psychological Science mostrou que uma postura alta e expansiva ajuda você a parecer e realmente se sentir mais poderoso. Amy Cuddy, psicóloga social e pesquisadora sobre linguagem corporal, explicou em seu TED que a postura também pode aumentar a confiança e ajudar a produzir testosterona.

Escute aquele rap ou seu rock favorito

ser mais confiante Escute aquele rap ou seu heavy metal favorito - Créditos: Reprodução

Está inseguro para uma entrevista de emprego ou encontro? Dê play em uma playlist de rap ou um rock mais pesado. Pesquisadores da Universidade de Northwstern descobriram que escutar músicas mais com batidas pesadas pode, sim, te ajudar nesse sentido.

Lembre-se de um momento onde você foi poderoso

ser mais confiante Lembre-se de um momento onde você foi poderoso - Créditos: Reprodução

Sabe aquela vez quando você fez todo mundo rir durante um discurso, arrasou em uma entrevista ou publicou um trabalho do qual você se orgulhou? Não importa qual foi sua experiência de poder. Esses pequenos momentos impactam seus sentimentos quando você estiver se sentindo inseguro. De acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, canalizar momentos onde você foi genuinamente cativante faz aumentar a confiança.

Revisitar elogios na memória ou abrir e-mails de agradecimento e parabenização também alcançam o mesmo efeito, segundo publicação na revista TIME.

Melhore seu ritual matinal

 ser mais confiante Melhore seu ritual matinal - Créditos: Reprodução

Aqueles primeiros momentos do dia, quando você se arruma na frente do espelho, são fundamentais não só para manter uma aparência física agradável, mas para estimular sua confiança.

Rituais matinais na frente do espelho incluem dizer para si mesmo que você pode realizar algo, ensaiar frases, discursos e apresentações.

A roupa importa

Como ser mais confiante A roupa importa - Créditos: Reprodução

Aquela história de se “vestir para o sucesso” é verdadeira. Existe uma razão pela qual esse clichê é tão disseminado ao redor do mundo: estudos sugerem que o que você veste pode afetar diretamente sua segurança e sensação de poder.

Pesquisadores da Kellogg School of Managemente na Universidade de Northwestern descobriu isso através de experimentos. Aqueles que vestiam jalecos utilizados por médicos conseguiram resolver melhor certas tarefas do que os outros que vestiam roupas comuns.

Foque em um ídolo

 ser mais confianteFoque em um ídolo - Créditos: Reprodução

Parece algo triste pensar naquele ídolo quando estamos nos sentindo mal, afinal, vamos acabar ficando deprimidos por não sermos iguais. Porém, um estudo publicado no jornal Personal Relationships mostrou o contrário.

Quando pessoas com baixa auto-estima escreviam as qualidades de seus ídolos em um papel, sentiam mais motivados a trabalhar essas mesmas características neles mesmos.

Alongue seus músculos

Como ser mais confiante Alonge seus músculos - Créditos: Reprodução

A filosofia oriental e as artes ancestrais como a Yoga têm muito para nos ensinar. Alongar os músculos e se esticar melhora seu fluxo sanguíneo e também melhora a sua postura. Consequentemente, deixa você ser mais confiante, segundo um relatório publicado na SELF Magazine.

Além disso, alguns tipos de alongamento também podem te ajudar a relaxar e aliviar a tensão.

Aprenda uma nova língua

Aprenda uma nova língua - Créditos: Reprodução

Aprender uma nova língua é excelente para vários aspectos da sua vida, mas você nunca parou para pensar em como isso pode deixá-lo mais confiante. De acordo com um estudo publicado pelo Departamento de Negócios, Inovações e Habilidades do Reino Unido, aprender uma nova língua ou aprimorar suas habilidades cognitivas.

Como estudar álgebra novamente, por exemplo – pode aprimorar sua satisfação com a vida.

Conheça o Guia Definitivo para Não Quebrar a Cara

Descubra agora como finalmente parar de sofrer por amor!

Uma boa maneira de adquirir inteligência emocional. Aprender com os seus próprios erros é ler sobre o assunto e se conhecer através das palavras de terceiros.

Ao ler e expandir a sua mente, você consegue elaborar auto-crítica e até analisar os próprios comportamentos.

O Edson Castro e o Leonardo Filomeno, criadores do Manual do Homem Moderno, acabaram de publicar um livro para te ajudar neste processo. O Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar). Ele reúne os melhores conselhos, toques verdadeiros que dispensam palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas.

Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »