40 Filmes de Guerra que você precisa assistir (Lista definitiva)

Filmes de Guerra que você precisa assistir

Está procurando por bons Filmes de Guerra?

Para conquistar território, defender-se de invasores e governos tirados, a guerra acompanha o homem desde a fundação das primeiras comunidades. E, junto com o conflito, essas histórias de embates geram um rastro de destruição e morte. É com elas que conhecemos o nosso passado, entendemos as situações atuais e podemos até projetar o futuro.

Dessa forma, os filmes de guerra são tão bons em fazer você se sentir como se estivesse realmente lá. Quer esteja passando por trincheiras ou a sombra de uma decisão política. Em muitas situações, você até se esquece que está assistindo um filme. Mas se o longa é bom e fidedigno a realidade, assisti-los é como se os livros de história tivessem ganhado vida.

Por isso, reuni uma seleção de peso com os Melhores Filmes de Guerra para você conferir. Como a cinematografia é vasta, foquei na época contemporânea e sempre procurando conflitos com base nos fatos reais. Se liga!

40 Filmes de Guerra que você precisa assistir

1. Nada de Novo no Front (1930)

Filmes de Guerra que você precisa assistir

Em síntese, um professor ultra nacionalista convence um grupo de estudantes alemães a se alistar no exército durante a Primeira Guerra Mundial. No front, os rapazes percebem então o horror e a tragédia da guerra.

2. Casablanca (1942)

Exilado americano Rick Blaine dirige uma casa noturna e ajuda, clandestinamente, refugiados a escapar dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A fuga acontece em uma rota que passa pela cidade de Casablanca.

3. Glória Feita de Sangue (1957)

Em plena Primeira Grande Guerra, general francês ordena um ataque suicida contra os alemães, que acaba em tragédia. Para encobrir o incidente, escolhe três soldados como bodes-expiatórios, condenando-os à morte.

4. A Ponte do Rio Kwai (1957)

Durante a Segunda Guerra Mundial, um coronel britânico e sua tropa são aprisionados pelos japoneses. Dessa forma, os dois são forçados a construir uma ponte ferroviária na Tailândia para os seus captores. Para provar a superioridade do seu povo, ele aceita a missão, mesmo não sabendo dos planos dos Aliados para destruí-la.

5. O Mais Longo dos Dias (1962)

Longas que você precisa assistir

O desembarque na Normandia, também conhecido como o Dia D, ficou marcado como a data em que desbancou o domínio nazista na Europa. Além disso, marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial. O filme narra a ofensiva, que envolveu mais de três milhões de homens, e foi uma das mais ousadas e sangrentas da era moderna.

6. Lawrence da Arábia (1962)

T.E.Lawrence é um tenente Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita. Porém, ele acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.

7. A Batalha de Argel (1966) – Filmes de Guerra

Cansado de ser explorado, revoltos da Argélia se rebelaram contra a França, buscando a sua independência. O embate mostra as táticas de ambos os lados, mostrado que as forças em conflito possuem em comum a realização de atrocidades cometidas contra civis.

8. Os Doze Condenados (1967)

Durante a II Guerra Mundial, doze soldados aliados condenados são treinados com o objetivo de partirem para uma missão quase suicida. Dessa maneira, eles precisam atacar um QG nazista e provocar a maior destruição possível às vésperas do Dia D. Os que sobreviverem serão perdoados e reintegrados.

9. Tora! Tora! Tora! (1970)

Em suma, o filme narra os eventos e os erros que possibilitaram o ataque a Pearl Harbor em 1941. Vale lembrar que este fato forçou a entrada dos Estados Unidos da América na Segunda Guerra Mundial.

10. Patton – Rebelde ou Herói? (1970)

Filmes de Guerra que você precisa assistir

O longa acompanha as ousadas ações do general estadunidense George S. Patton durante a Segunda Guerra Mundial, em suas campanhas pela África e Europa. Assim, revela a personalidade de um homem cuja vida foi definida pela guerra, como um brilhante e rebelde comandante aliado.

11. A Cruz de Ferro (1977) – Filmes de Guerra

Um grupo de soldados alemães luta para sobreviver aos ataques soviéticos no front da Segunda Guerra Mundial. Dessa maneira, eles retornam à base para encontrar o novo comandante, um tradicional oficial prussiano que busca apenas uma coisa: a Cruz de Ferro, para manter a honra de sua família.

12. Uma Ponte Longe Demais (1977)

Em setembro de 1944, embalados pelo sucesso da invasão da Normandia, os aliados confidentemente lançam a Operação Market Garden. Assim, este é um plano ousado para obter um rápido final para a Segunda Guerra Mundial. O objetivo é invadir a Alemanha e destruir das indústrias de guerra do Terceiro Reich. No entanto, uma combinação de política nos campos de batalha, falhas de inteligência, má sorte e difíceis condições meteorológicas levaram as tropas ao desastre.

13. O Franco Atirador (1978)

Em síntese, três amigos e operários de uma fábrica na Pensilvânia se alistam nas forças armadas para lutar na Guerra do Vietnã. No conflito, são capturados pelos vietcongues e passam por torturas físicas e psicológicas, tendo que passar por jogos que colocam a amizade e vida dos comparsas em risco.

14. Apocalypse Now (1979)

O Capitão Willard recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz. Assim, as histórias dão conta que ele aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

15. Platoon (1986) – Filmes de Guerra

Filmes de Guerra que você precisa assistir

Chris é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano em meio à Guerra do Vietnã. Dessa forma, idealista, aos poucos ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.

16. Nascido Para Matar (1987)

Um sargento treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra e quando lá chegam se deparam com seus horrores.

17. Bom dia, Vietnã (1987)

Adrian Cronauer vai para o sudeste da Ásia para trabalhar como dj na Rádio Saigon, operada pelo governo americano. Lá, ele ganha fama por fazer transmissões bem dinâmicas e vibrantes, contrariando a visão sisuda dos militares. Incomodados com a ‘good vibe’ do apresentador, Steven Hauk, seu superior imediato, tenta sabotá-lo.

18. Tempo de Glória (1989) – Filmes de Guerra

Durante a Guerra Civil americana, Robert Gould Shaw é um jovem sem experiência, mas de uma influente famíliar. Assim, ele recebe o comando do primeiro batalhão composto exclusivamente por soldados negros.

19. Nascido em 4 de Julho (1989)

Em síntese, Ron Kovic é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos EUA é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo para aqueles considerados heróis de guerra.

20. A Lista de Schindler (1993)

Longas de batalha que você precisa assistir

Oskar Schindler é um sujeito oportunista, sedutor e comerciante no mercado negro. Mas, acima de tudo, é um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista. Apesar desse relacionamento, o empresário alemão salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica.

21. Coração Valente (1995)

No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I. Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.

22. Além da Linha Vermelha (1998)

Durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico. Assim, um grupo de jovens soldados americanos foram enviado para lá, trazendo alívio para as esgotadas unidades da marinha. Lá os recém-chegados conhecem um terror que nem imaginavam, mas no meio deste desespero laços de amor e amizade são criados.

23. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Ao desembarcar na Normandia, no Dia D, o capitão Miller recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam encontrar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

24. O Patriota (2000) – Filmes de Guerra

Benjamin Martin foi o herói de um violento conflito, que vive em paz com sua família depois do término da guerra. Nesse ínterim, os ingleses levam o conflito da independência americana para dentro de sua casa. Dessa forma, Benjamin volta a pegar nas armas novamente, desta vez acompanhado por seu filho. Os dois lideram uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e poderoso exército britânico.

25. Pearl Harbor (2001)

Filmes de Guerra que você precisa assistir

Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os EUA entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe se apaixona pela enfermeira Evelyn e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país.

26. O Pianista (2002) – Filmes de Guerra

Inspirado nas memórias do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, que vê sua cidade ser invadida pelos alemães e o início da 2ª Guerra Mundial. O filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas. Além disso, acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração nazista.

27. Círculo de Fogo (2001)

Vasily Zaitsev é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político, torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista. Assim, este envia seu melhor atirador de elite com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.

28. Falcão Negro em Perigo (2001)

Em outubro de 1993, durante a guerra civil da Somália, os EUA enviaram um grande contingente de soldados para a região. Dessa forma, o objetivo é desestabilizar o governo e levar comida e ajuda humanitária para a população. Uma força de elite americana teve como missão capturar generais que obedeciam ao líder Mohammed Farah Aidid. Porém, dois helicópteros UH-60 Black Hawk foram derrubados e a operação. Então, o que deveria levar em torno de meia hora, tornou-se uma batalha de 15 horas, terminando com 19 soldados estadunidenses mortos e 73 feridos, além de 1.000 somalianos mortos.

29. Fomos Heróis (2002) – Filmes de Guerra

Em plena Guerra do Vietnã, o tenente-coronel Hal Moore e mais 400 integrantes do exército norte-americano são cercados por 2000 soldados vietnamitas. Dessa maneira, a batalha que se segue a partir de então se torna uma das mais sangrentas da história militar norte-americana. Isso faz com que posteriormente o lugar onde ela ocorreu seja conhecido como o Vale da Morte.

30. Hotel Ruanda (2004)

Filmes de Guerra que você precisa assistir

Em 1994, um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas 100 dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina, que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

31. A Queda: As últimas horas de Hitler (2004)

Traudl Junge trabalhava como secretária de Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

32. A Conquista da Honra (2006)

Em síntese, o filme conta sobre a Batalha de Iwo Jima. Dessa maneira, revela a verdadeira história de como os três alçadores da bandeira foram usados como instrumentos de propaganda pelo governo dos Estados Unidos. Isso tudo ajudou a levantar o moral do povo americano e angariar dinheiro para o esforço de guerra. Também mostra os efeitos da guerra para os veteranos.

33. Cartas de Iwo Jima (2006)

Assim como n’A Conquista da Honra, ambos abordam a batalha da ilha de Iwo Jima, mas o filme foca na visão japonesa. Dessa forma, Tadamichi Kuribayashi, o tenente-general do exército imperial japonês, tem como missão proteger a considerada a última linha defesa do país. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas. Enfim, os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas.

34. Guerra ao Terror (2009) – Filmes de Guerra

Em suma, para um grupo de soldados americanos no Iraque, poucos dias os separam do retorno para casa. Um período curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro terror. Dessa forma, as forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia. Assim para a proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados com engenhos explosivos improvisados, matando tanto civis como combatentes.

35. Bastardos Inglórios (2009)

Longas de batalha que você precisa assistir

A França está ocupada pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial. O tenente Aldo Raine é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente, uma jovem francesa judia proprietária de cinema planeja um meio de se vingar da força armada que assassinou sua família.

36. Corações de Ferro (2014)

Durante o final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados americanos é encarregado de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha. Apesar de estarem em quantidade inferior e terem poucas armas, eles são liderados pelo enfurecido Wardaddy, sargento que pretende levá-los à vitória, enquanto ensina o novato Norman a lutar.

37. Sniper Americano (2014)

Em síntese, o filme conta a história real de Chris Kyle, atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.

38. Beasts of No Nation (2015)

Em uma cidade africana, Agu é uma criança que, atingida pela guerra, é transformada em soldado. Após a morte de seu pai por militantes, ele é obrigado a abandonar sua família para lutar na guerra civil da África do Sul, instruído por um grande comandante que o ensinará os caminhos de um conflito.

39. Até o Último Homem (2016)

Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. Dessa forma, isso faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

40. Dunkirk (2017) – Filmes de Guerra

Filmes de Guerra que você precisa assistir

Na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial. Assim, a história acompanha três momentos distintos do embate, no céu, no mar e na terra, onde precisam atacar o inimigo, resgatar soldados e escapar a qualquer preço.

Bônus: 1917

Na Primeira Guerra Mundial, dois soldados britânicos recebem ordens aparentemente impossíveis de cumprir. Em uma corrida contra o tempo, eles precisam atravessar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode salvar 1.600 de seus companheiros.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »