A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu uma medida em que os planos de saúde passam a serem obrigados, a partir de agora, a cobrir os testes sorológicos que detectam o novo coronavírus (covid-19).
- Estudos apontam o sintoma mais comum de Covid-19. Saiba qual é!
- Conheça os truques para usar máscara sem embaçar lente
- Manter Hobbies ajudam a diminuir a depressão em 30%. Confira alguns para praticar
Dessa forma, o teste passa a entrar no rol de procedimentos obrigatórios a serem atendidos pelos planos de saúde.
A resolução normativa 458 foi publicada nesta segunda, 29/6, no Diário Oficial da União. Assim, exames laboratoriais foram incluídos.
Agora, o exame pode ser feito sem custo extra, desde que haja uma requisição feita por um médico. Porém, para que o paciente consiga tal encaminhamento, precisa apresentar sintomas de quadro gripal ou síndrome respiratória.
A inclusão do teste sorológico atendeu à decisão judicial dada em Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), de Pernambuco.
Até então, os planos eram obrigados a cobrir o exame RT-PCR, que identifica a presença do material genético do vírus, com coleta de amostras da garganta e do nariz. Mas o teste não consegue detectar infecções em estágio inicial ou depois da cura da doença.
Agora, com a medida anunciada, a variedade de testes se complementa com os sorológicos, que detectam a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.
Como funcionam os teste sorológico para Coronavírus
O teste sorológico consegue detectar apenas a presença de determinados anticorpos (IgA, IgC ou IgM) para o novo coronavírus no sangue da paciente testado.
Para que isso aconteça, acontece a coleta de uma amostra de sangue da pessoa com suspeita da COVID-19. Caso os anticorpos sejam identificados em quantidade superior à estabelecida, o paciente tem o diagnóstico confirmado para a doença.
Vale lembrar que, como a produção de anticorpos no organismo (as células de defesa que são investigadas pelo exame) leva alguns dias para ser detectada no exame, o teste sorológico só é indicado após o oitavo dia de início dos sintomas.
Ou seja, este exame não informa se uma pessoa está infectada e transmitindo o vírus naquele momento. Por isso, esses testes são mais indicados para confirmar, posteriormente, um caso da COVID-19.
Quem pode fazer os testes para Coronavírus?
Confira os casos onde você pode pedir o teste sorológicos sem custo:
- Clientes que possuem planos de saúde ambulatoriais, hospitalares e referência.
- É preciso de uma requisição de um médico para realização do exame.
- Pacientes com sintomas de quadro gripal, como febre ou estado febril, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória.
- Pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como desconforto respiratório ou dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio
- menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso