Quantas vezes você já entrou em uma sala e ficou se comparando com todo mundo lá dentro?
Então, dento da sua cabeça, várias vozes começam a repetir: “Ela é mais bem sucedida do que eu. Não sou tão confiante quanto ele. Eu não sou atraente o suficiente”.
- Veja como ser mais autoconfiante
- Veja as coisas que você precisa se lembrar quando estiver em um dia ruim
Já passou por isso, certo?
As chances são de que a maioria das pessoas naquela sala estão se perguntando a mesma coisa. A boa notícia? Existem maneiras de mudar isso.
Você não é o único que tem um crítico interno. Cada pessoa neste planeta tem inseguranças que a afetam diariamente.
Aqui estão algumas maneiras de ajudar a acalmar o crítico interior e começar a se aceitar:
Dê para si mesmo o conselho que você daria a um amigo
Você é o seu crítico mais cruel. Pense sobre o que você diria a um amigo se ele viesse para você com as mesmas inseguranças que você tem e, então, aplique esse conselho em você mesmo.
Faça pequenas mudanças
Se você definir metas pequenas e atingíveis para as coisas que você pode mudar, você vai se sentir mais confiante.
Talvez você não sinta que você se encaixa em algum lugar, então, tente fazer amigos pela internet em grupos ou comunidades que compartilhem gostos em comum.
Se você acha que sempre se atrasa para o trabalho e isso já te deixa nervoso, então, faça o básico: coloque o despertador para tocar mais cedo. Simples, não é? Então, por que você nunca fez isso?
Seja gentil com você mesmo
Todo mundo acredita ter falhas. Seu riso não é muito alto, você não é muito obstinado, e o seu nariz não é grande demais. Na verdade, tudo isso faz de você alguém único.
Não deixe o passado te definir
Você é uma soma de suas experiências, mas o passado não define quem você é. Um projeto que não deu certo ou um objetivo não atingido não o torna um fracassado. Uma má escolha feita há um mês não significa que você é estúpido. Coisas negativas acontecem e são oportunidades para aprender, não um peso para te segurar.
Entenda que todo mundo tem inseguranças, reconheça o que você pode mudar e aceite as coisas que você não pode.
No fim do dia, você vai ser muito mais feliz.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso