8 passos para ser mais confiante e atraente, segundo a ciência

8 passos para ser mais confiante e atraente, segundo a ciência

A confiança parece ser um tesouro inalcançável para muitas pessoas. Dizem que, se você conseguir conquistá-la, também conquistará o mundo. Mesmo se você não for lá muito rico, inteligente, bonito, genial. Se você tiver a confiança, o mundo será seu.

Porém, esse tesouro é tão difícil de encontrar que parece mesmo uma lenda, um conto de fadas cuja história já cansamos de ouvir, mas nunca tivemos a oportunidade de testar sua veracidade. A confiança, alias, é o principal fator para se tornar mais atraente.

Bom, para a ciência, existem formas comprovadas de chegar até esse baú encantado e, por incrível que pareça, não é assim tão difícil.

Para começar, tenha postura

Para começar, tenha postura - Créditos: Reprodução

A postura correta te deixará mais alto e, consequentemente, mais confiante. Pesquisas mostram que essa atitude pode te ajudar a transparecer segurança e também se sentir mais confiante.

Um estudo publicado no jornal Psychological Science mostrou que uma postura alta e expansiva ajuda você a parecer e realmente se sentir mais poderoso. Como Amy Cuddy, psicóloga social e pesquisadora sobre linguagem corporal explicou em sua palestra no TED, sua postura também pode aumentar a confiança e produzir testosterona.

Escute aquele rap ou seu heavy metal favorito

Escute aquele rap ou seu heavy metal favorito - Créditos: Reprodução

Está inseguro para uma entrevista de emprego ou encontro? Dê play em uma playlist de heavy metal ou um rock mais hardcore. Pesquisadores da Kellogg School of Management na Universidade de Northwstern descobriram que escutar músicas mais pesadas pode, sim, te ajudar a se sentir mais confiante.

Lembre-se de um momento onde você foi poderoso

Lembre-se de um momento onde você foi poderoso - Créditos: Reprodução

Sabe aquela vez quando você fez todo mundo rir durante um discurso, arrasou em uma entrevista ou publicou um trabalho do qual você se orgulhou? Não importa qual foi sua experiência de poder, esses pequenos momentos podem impactar seus sentimentos quando você estiver se sentindo inseguro. De acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, canalizar um momento onde você foi genuinamente cativante pode te fazer sentir mais confiante.

Revisitar elogios na memória ou abrir e-mails de agradecimento e parabenização também alcançam o mesmo efeito, segundo um relatório publicado na revista TIME.

Melhore seu ritual matinal

Melhore seu ritual matinal - Créditos: Reprodução

Aqueles primeiros momentos do dia, quando você se arruma na frente do espelho, são fundamentais não só para manter uma aparência física agradável, mas para estimular sua confiança.

Rituais matinais na frente do espelho incluem dizer para si mesmo que você pode realizar algo, ensaiar frases, discursos e apresentações.

A roupa importa

A roupa importa - Créditos: Reprodução

Aquela história de se “vestir para o sucesso” é verdadeira. Existe uma razão pela qual esse clichê é tão disseminado ao redor do mundo: estudos sugerem que o que você veste pode afetar diretamente sua segurança e sensação de poder.

Pesquisadores da Kellogg School of Managemente na Universidade de Northwestern descobriram através de experimentos que aqueles que vestiam jalecos utilizados normalmente por médicos conseguiram resolver melhor certas tarefas do que os outros que vestiam roupas comuns.

Foque em um ídolo

Foque em um ídolo - Créditos: Reprodução

Parece algo triste pensar naquele ídolo quando estamos nos sentindo mal, afinal, vamos acabar ficando deprimidos por não sermos iguais. Porém, um estudo publicado no jornal Personal Relationships mostrou o contrário. Quando pessoas com baixa auto-estima escreviam as qualidades de seus ídolos em um papel, eles se sentiam mais motivados a trabalhar essas mesmas características neles mesmos.

Alongue seus músculos

Alonge seus músculos - Créditos: Reprodução

A filosofia oriental e as artes ancestrais como a Yoga têm muito para nos ensinar. Alongar os músculos e se esticar, além de melhorar seu fluxo sanguíneo também melhora a sua postura e, consequentemente, aumenta sua confiança, segundo um relatório publicado na SELF Magazine.

Além disso, alguns tipos de alongamento também podem te ajudar a relaxar e aliviar a tensão.

Aprenda uma nova língua

Aprenda uma nova língua - Créditos: Reprodução

Aprender uma nova língua é excelente para vários aspectos da sua vida, mas temos certeza: você nunca parou para pensar em como isso pode melhorar sua confiança. De acordo com um estudo publicado pelo Departamento de Negócios, Inovações e Habilidades do Reino Unido, aprender uma nova língua ou aprimorar suas habilidades cognitivas – como estudar álgebra novamente, por exemplo – pode aprimorar sua satisfação com a vida.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »