Método de pomodoro ajuda a aumentar produtividade e concentração

Método criado por italiano e disseminado nos anos 90 ajuda você a aumentar seu foco e produtividade durante trabalho ou estudo

Eu tenho um sério problema de manter o foco em uma tarefa. Por muitas vezes começo a escrever um texto, paro para programar uns posts na Fanpage do Manual e acabo indo varrer a casa. Tem muitas tarefas que eu sei que poderia resolver fácil, mas acabo demorando o dobro do tempo para terminar.

Mas, recentemente, achei uma solução para os meus problemas: O Método de pomodoro, que ajuda a aumentar a minha produtividade e melhorar minha concentração também. Ela é uma técnica de gerenciamento de tempo que foi criada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980 e tudo que precisa para ser posta em prática é um relógio com timer.

Você também está precisando focar mais nas suas tarefas e ser mais produtivo? Vem comigo que eu te ensino como funciona o método:

Como Funciona o Método de Pomodoro

Crédito: Reprodução

Funciona mais ou menos assim: Pegue uma folha de papel e anote todas as tarefas que você tem que fazer. Priorize tudo aquilo que você precisa fazer no dia e deixe o que pode ficar para depois para… depois.

Ajuste seu timer para 25 minutos e comece a trabalhar. Você deve trabalhar o mais focado possível sem parar para nada. Feche o Facebook e pare de ficar olhando para a caixa de e-mail. Se alguém vier falar com você na sua mesa, peça para voltar depois.

No final do ciclo – ou um pomodoro – faça uma pausa de cinco minutos. Sim, se você estiver no meio de uma tarefa, pare no meio dela e sai da frente do computador ou do caderno de estudos.

Vá no banheiro, beba uma água, abra seu Facebook, bata uma bronha… Depois volte e repita o processo. A cada 4 pomodoros você pode tirar uma pausa mais longa de 10 até 30 minutos.

A tendência é que, conforme você for ficando bom no Método de Pomodoro, você vai conseguir sacar quanto tempo – ou pomodoros – demora para fazer cada tarefa. Eu, por exemplo, para fazer um texto de tamanho médio para o Manual demoro cerca de dois pomodoros.

O vídeo abaixo explica um pouco melhor como funciona o método:

Por que o Método de Pomodoro funciona?

como aumentar o foco

O Método de Pomodoro foi criado porque Francesco percebeu que pausas por distração no meio de seus estudos aumentavam seu nível de stress e ansiedade. Logo, ele decidiu criar um jeito que usasse o máximo de disciplina, mas que também tivesse um sistema de recompensa.

Se você passa mais de uma hora focado em uma tarefa sem fazer nenhum tipo de pausa, seu corpo começa a demonstrar sinais de cansaço. Quando você passa 25 minutos focados em apenas uma tarefa, o tempo parece voar e ai vem os cinco minutos de recompensa onde você pode relaxar. Criando o hábito, seu cérebro te condiciona a se concentrar melhor, já que ele sabe que você “ganhará algo” ao fim de um pomodoro.

Você pode aplicar a técnica para praticamente tudo: Trabalhar, estudar, ler, treinar seus pokemons… O importante é que aprenda a gerenciar o seu tempo melhor e aumente sua produtividade. Ou o nível de seus pokemons.

Aplicativos para te ajudar a usar o Método de Pomodoro

TOMATOTIMER

Um curiosidade: O método foi criado porque o italiano usou um relógio de cozinha em forma de tomate, um objeto muito comum na Itália usado para medir o tempo necessário para um molho ficar pronto.

Existem vários aplicativos disponíveis que não só medem os 25 minutos como também medem as pausas que você pode fazer. O que eu uso mais é o Tomato Timer, que pode ser usado diretamente no navegador.

Se você quer usar o Método de Pomodoro para estudar em casa, pode baixar um aplicativo para o seu celular, Tem o Wind-up Timer, para iPhone ou o Pomodroido, para Android.

Se você testar o método volte aqui neste post e conte para a gente o que achou. Funciona para você como funcionou para mim?

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso