7 razões pelas quais a banda de rock Queen fez história

Quer saber como o Queen se tornou uma das melhores e maiores bandas de todos os tempos? Veja as 7 razões pelas quais o Queen fez história.

7 razões pelas quais o Queen fez história

Ah, o Queen! Uma das maiores e mais importantes bandas de todos os tempos. Muitas pessoas se perguntam como o Queen fez história – e querem entender o motivo pelo qual a banda é tão famosa. A resposta não é tão simples: há vários motivos que culminam para o legado do Queen.

O filme Bohemian Rhapsody – que conta a história de como Freddie Mercury e seus companheiros, Brian May, Roger Taylor e John Deacon mudaram o mundo da música para sempre – está prestes a estrear nos cinemas e, nesse clima, muitas pessoas passaram a questionar a grandiosidade do Queen.

Por isso, não vamos te deixar mais duvidar! Separamos as razões pelas quais o Queen fez história:

Queen fez história com a venda de álbuns

7 razões pelas quais o Queen fez história

Em termos de vendas, os Beatles, Elvis Presley, Michael Jackson e Madonna lideram o grupo de artistas que reivindicam 250 milhões, ou mais, em vendas de álbuns.

Queen está no próximo nível com lendas como The Rolling Stones, AC / DC, Celine Dion e Whitney Houston.

Começando com seu trabalho auto-intitulado em 1973, Queen alega ter vendido mais de 200 milhões de álbuns. Eles venderam mais unidades do que os Eagles, o U2, o Aerosmith e os Bee Gees.

Queen lançou sua compilação Greatest Hits em 1981 e vendeu 25 milhões de cópias. É o álbum mais vendido no Reino Unido e um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

Queen fez história com suas conquistas

7 razões pelas quais o Queen fez história

Além dos números de vendas de 200 milhões, Queen também colocou 18 álbuns e 18 singles como “número um”. Dez de suas coleções de DVD também foram para o topo das paradas.

Queen é membro do Rock and Roll, do Grammy, da UK Music e da Halls of Fame. A banda foi a primeira a ser introduzida nos compositores H.O.F. – até agora, a organização tinha apenas induzido indivíduos.

Três de suas músicas, “We Will Rock You”, “We Are the Champions” e “Bohemian Rhapsody”, foram consagradas no Grammy Hall of Fame.

Em 1990, Queen recebeu a destacada contribuição da British Phonographic Industry para o British Music Award.

Queen fez história com suas canções

7 razões pelas quais o Queen fez história

Para ser uma banda de rock lendária, você precisa de mais de uma música lendária. Você precisa de várias. Como aludido no ponto anterior, o Queen tem pelo menos três.

“Bohemian Rhapsody” é a segunda a última música de A Night at the Opera (1975).

“We Will Rock You” e “We Are the Champions” foram as duas primeiras faixas do álbum de 1977, News of the World. Eles foram lançados em ambos os lados do mesmo single com “We Are the Champions” como o lado A e “We Will Rock You” como o lado B.

Queen fez história com seus álbuns Crédito: Reprodução

Você não pode se chamar fã de rock, a menos que A Night at the Opera, Sheer Heart Attack, Jazz e News of the World estejam em sua coleção de álbuns – seja uma coleção física ou virtual.

A Night at the Opera, em homenagem a um filme dos irmãos Marx, foi o grande sucesso de Queen – foi seu primeiro disco de platina nos Estados Unidos. Na época, foi o álbum mais caro já feito.

A Night at the Opera aparece no livro 1001 Álbuns que você deve ouvir antes de morrer, assim como várias listas e enquetes que registram os melhores álbuns de todos os tempos.

Queen fez história com seus shows

7 razões pelas quais o Queen fez história

Freddie Mercury era um artista nato. De fato, quando ele estava vivo, se os alienígenas pousassem na Terra e pedissem para ver um cantor de rock, você levaria o extraterrestre para um show do Queen.

Em sua nota de suicídio, Kurt Cobain aplaudiu a maneira como Mercury abraçou o papel do vocalista. David Bowie, Georgie Michael e Robbie Williams também expressaram seu agradecimento pela habilidade do palco de Mercury, mas em maneiras menos mórbidas.

Não vamos esquecer May, Taylor e Deacon. Eles não ficam atrás quando se trata de explodir o palco.

Durante sua carreira, o Queen balançou cerca de 700 performances ao vivo – a maioria na década de 1970 com mais de duas horas de duração.

Queen também era uma banda conhecida por incluir seus fãs. Na verdade, “We Will Rock You” e “We Are the Champions” foram escritas, em grande parte, para incentivar a participação do público.

Queen fez história com suas perfomances 

7 razões pelas quais o Queen fez história

Toda banda lendária tem um momento inesquecível. Um momento que os impulsiona para a atmosfera superior da música rock.

Para o Queen, essa performance aconteceu em 1985 no Live Aid. Eles só tocaram por 20 minutos, mas esses 20 minutos transformaram a banda em uma lenda.

Durante uma seção de a cappella, Mercury segurou uma nota por tanto tempo e tão bem que o momento se tornou “A nota ouvida ao redor do mundo”. Em 2005, uma pesquisa da indústria musical apresentou a performance do Queen no Live Aid como a melhor de todos os tempos.

Queen fez história com a diversidade

7 razões pelas quais o Queen fez história

Para ser uma banda de rock lendária, você não pode continuar lançando as mesmas músicas repetidas vezes. Você precisa diversificar, assumir riscos e empregar influências de outros gêneros musicais.

Queen certamente fez isso. Já mencionamos seus hinos do rock, “We Will Rock You” e “We Are The Champions”, e sua incursão icônica na mistura de rock com a ópera, “Bohemian Rhapsody”.

Não vamos nos esquecer do rockabilly inspirado em “Crazy Little Thing Called Love”, do funky “Another One Bite the Dust” e da música pop perfeita, “You´re My Best Friend”.

Esses são apenas os hits. O já mencionado A Night at the Opera e Jazz são ambos conhecidos por serem ecléticos!

Nenhuma banda de sustenta como inesquecível se não for, de fato, memorável.

No fim das contas: God Save the Queen!

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso