Inscreva-se no Canal

15 bandas de rock que todo homem tem que ouvir

Se você curte rock, provavelmente escuta essas bandas. Mas já parou pra pensar na importância delas para a história da música?

Em um papo com o Alexandre, do Minuto Indie, listamos as 15 bandas de rock que todo homem tem que ouvir:

Metallica

Metallica é com certeza uma das bandas que mais influencia jovens que curtem rock no mundo todo. Quem gosta do gênero provavelmente começou seu caminho com Metallica.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Além de influenciar os fãs, Metallica também serviu de base para grandes músicos. Recentemente, por exemplo, vários artistas deram entrevista para o site ARTISTdirect.com e contaram qual a importância do

Metallica na vida deles.

O Slash, por exemplo, do Guns N’ Roses, disse: “Metallica sempre foi uma das minhas bandas de metal favoritas. Acho que eles são uma das bandas de metal mais versáteis lançadas nos anos 80. Também é uma das mais criativas. Acho que James Hetfield é um dos melhores guitarristas de metal a caminhar pela terra”.

Fieldy, do Korn, relembrou a primeira vez que ouviu Metallica: “Eu estava no ginásio a primeira vez que ouvi! Lembro que consegui o ‘Kill ‘Em All’. Ouvi, e não entendi. Era meio que, ‘O que é isso? É metal rápido, mas eu ouço punk rock.’ Eu fiquei encantado. Os músicos não eram negligentes de forma alguma, eles eram ótimos. Eu estava surpreso pois era a primeira vez que ouvia algo que era totalmente fora do comum. Fiquei ainda mais encantado com ‘Ride the Lightning’. A partir daí, comecei a segui-los e eu me tornei um fã até aos dias de hoje. ‘Death Magnetic’ é inacreditável! É alucinante. Eu não posso acreditar.

Nós adoraríamos fazer uma turnê com eles novamente”.

AC/DC

Muitos fãs de rock – principalmente a nova geração – têm um pé atrás quando o assunto é AC/DC. A culpa, na verdade, nem é da banda. O problema é que muita gente que curte rock acha que quem se diz fã de AC/DC não conhece o gênero com tanta profundidade, afinal, pra muita gente, AC/DC é apenas a porta de entrada para o rock de verdade.

Independente da sua opinião sobre a banda, é inegável a importância de AC/DC para o gênero – mesmo que muitos músicos a critiquem pela simplicidade técnica de suas composições.

Iron Maiden

Na mesma leva de Metallica, Iron Maiden é uma gigantesca influência para fãs de rock.

Muitos músicos que fazem muito sucesso atualmente foram influenciados pelo Iron Maiden. Andre Matos, inclusive, vocalista do Viper, Angra e Shaman, deu uma enrevista no Rock in Rio em 2013 e disse que o Iron Maiden foi uma das bandas que o fez querer seugir carreira como músico.

Pink Floyd

O “The Dark Side of The Moon”, oitavo disco do Pink Floyd, mudou a cara do rock e, por mais que você não curta tanto assim o trabalho dos caras, isso é inegável.

Em 2013, o guitarrista do Pearl Jam Mike McCready comentou a influência do Pink Floyd na produção das músicas da sua banda, principalmente na canção “Sirens”: “Compus dois anos atrás, após ter visto um show de Roger Waters. Queria algo influenciado pela vibração do Pink Floyd. Fizemos uma demo ainda sem as letras. Quando Eddie Vedder colocou as palavras, me levou às lágrimas. É ele em seu melhor”.

Jimi Hendrix

Outro nome que ficará eternizado na história da música é Jimi Henridx. O guitarrista, cantor e compositor é um dos maiores músicos que já existiu e sua revolução repercute até hoje.

Se você não sabe – o que é difícil – Hendrix era canhoto e desenvolveu técnicas completamente malucas com a guitarra. Entre elas, tocar com os dentes, pelas costas, e sem tocar nas cordas. Essas técnicas espantaram o público e contribuíram para sua reputação como um “performista” incrível.

Uma técnica pouco regular e mais sutil, entretanto, foi elaborada quando ele tocou sua guitarra Fender Stratocaster de cabeça para baixo para acostumar com a mão esquerda.

Led Zeppelin

Impossível falar de grandes nomes do rock e ignorar Led Zeppelin. Até hoje, a banda segue influenciando artistas no mundo todo. Dave Grohl, por exemplo, do Foo Fighters, não cansa de dizer que Led Zeppelin é uma de suas maiores referências.

Aliás, ele tem um projeto com o baixista do Led Zeppelin chamado Them Crooked Vultures que, se você não conhece, precisa correr para conhecer agora.

Eric Clapton

Um nome que transita entre o rock e o blues. Eric Clapton é extremamente influente e considerado um dos melhores guitarristas da história do rock. Ele, em parceria com George Harrison, compôs o solo de While My Guitar Gently Weeps e também gravou o álbum Rinding With the King, com a lenda B.B. King.

Queen

Revolucionários e inesquecíveis. O Queen é repleto de hits e de músicas com qualidade incomparável.

O conceito de Ópera Rock na voz de Freddie Mercury é imbatível, e toda a carga emocional das letras e dos acordes da banda também.

Se você não conhece muito o trabalho da banda e não sabe por onde começar, escute A Night At The Opera, um disco gigante.

Cada instrumento do álbum foi gravado em um estúdio separado para depois, na edição final, todas as partes serem reunidas: “Não é paranóia, é perfeccionismo!”, dizia Freddie Mercury na época da gravações.

Segundo a resenha de Eduardo Pereira no site Whiplash, cada nota do álbum foi tocada por cada um dos integrantes e mixada no estúdio dezenas de vezes até se chegar no resultado esperado. Em alguns dias, a banda ficava até dez horas seguidas trabalhando no álbum. Só a música Bohemian Rhapsody demorou quase um mês para ser finalizada e, por tanto perfeccionismo, o álbum custou à EMI 40 mil libras, um dos custos mais altos da história da música.

Sepultura

Uma excelente banda de metal nacional. Sepultura foi criada em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera e é considerada a banda brasileira de maior repercussão no mundo.

Hoje, ela é o norte para muitas bandas de rock nacionais que estão dando seus primeiros passos e sonham em produzir músicas de qualidade que ganhem espaço no Brasil e fora dele.

Queens Of The Stone Age

Se você curte Pearl Jam e Foo Fighters, Queens Of The Stone Age é indispensável na sua biblioteca musical. Com um som mais democrático, mas não menos incrível, a banda é uma das melhores em atuação!

System of a Down

O rock político que se popularizou bastante nos últimos anos não perdeu a sua essência. A banda surgiu em 1994 e levanta várias bandeiras, inclusive a discussão sobre o genocídio armênio, questão política que poucas pessoas conhecem – mas deveriam.

Far From Alaska

O rock nacional, como falamos ali em cima, continua dando excelentes frutos, como, por exemplo, a banda Far From Alaska que, apesar de estar se tornando mais conhecida agora, surgiu em 2012 no Rio Grande do Norte.

Uma banda de stoner rock que você com certeza vai curtir.

Misfits

Fundada em 1977, a banda Misfits é considerada a criadora do sub gênero horror punk. Diferente de outras que citamos aqui, o som do Misfits é mais pesado, mas indispensável pra quem curte rock e quer conhecer todas as suas vertentes.

Se você também curtes filmes de terror, vai se impressionar com as inspirações da banda. Jerry Only – co-fundador do Misfits – já disse em entrevista que George Romero, um grande diretor de horror e o rei dos filmes de zumbis, afirmou que só dirigiria um clipe se fosse um clipe do Misfits.

Foo Fighters

Citamos Foo Fighters em vários momentos deste texto e não podíamos deixar de falar exclusivamente dela. Liderada por Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, Queens of the Stone Age e, como falamos ali em cima, Them Crooked Vultures, Foo Fighters também é uma banda democrática com grande importância no cenário do rock atual.

Curiosidade pra você entender a paixão do Dave Ghrol pela banda: o primeiro álbum do Foo Fighters, lançado em 1994, foi gravado em sete dias e foi Ghrol que, sozinho, gravou os vocais, baixo, guitarra e bateria de todas as músicas.

Ramones

Hoje, Ramones estampa as camisetas de muitas pessoas que sequer sabem quem eles são. O que é uma pena, já que a banda é um mito.

Precursores do punk, eles representam a contracultura e a transgressão. O som subversivo dos caras deve continuar repercutindo por muito tempo porque, por mais que você não curta tanto assim suas músicas, elas são cada vez mais importantes no mundo em que vivemos.

E não estamos falando das letras cruas. Estamos falando do que elas representaram e continuam representando para a música e para a sociedade.
E para você, qual banda de rock é fundamental?

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »