Coisas para se lembrar quando você se sentir no pior dia da sua vida

“Nunca tenha medo de desmoronar. Isso te dá a oportunidade de se reconstruir do jeito que você sempre desejou ser.” – Rae Smith

Extremamente afortunado é aquele que nunca tropeçou nos próprios erros ao longo da vida. Raro é conhecer alguém que nunca se arrependeu, nunca encarou a angústia depois de um erro e nunca se sentiu em carne viva pelo remorso.

A vida, muitas vezes, pode ser monótona. A gente se acostuma com a rotina e com as nossas atitudes rotineiras. Mas o que realmente nos desafia mentalmente, emocionalmente e fisicamente são os tijolos dos muros pelo caminho.

Eles batem diretamente contra o nosso corpo e preenchem cada espaço da nossa pele com um pesar assustador.

Mas esses são momentos que, apesar de extremamente dolorosos, nos constroem. São esses tijolos que nos completam.

O desespero do erro pode nos fazer sentir que estamos flutuando no espaço. Sem esperanças, presos na imensidão de possibilidades que já não podemos mais alcançar.

Mas saiba que alguns pensamentos podem, sim, te ajudar a enxergar a estação espacial mais próxima e perceber que um tombo, por maior que seja, nunca é mais alto que a sua vida.

Se permita sentir

Muitas vezes, quando algo ruim acontece – e quando a gente se sente culpado por isso – tentamos ocupar nossa mente e nos distrair. Bom, não faça isso. Não no começo. Você precisa viver o sentimento para que ele possa ir embora, seu corpo precisa processar a dor para que você consiga sucumbir.

Sinta a raiva, sinta a frustração, sinta o luto ou o desapontamento. Chore, chore muito, mas saiba que todos esses sentimentos vão embora. Quando você perceber isso, você vai se encontrar em um lugar melhor e conseguir lidar com situações parecidas no futuro.

Tome tempo para refletir

A arte de toda mudança é a reflexão. Ter tempo para entender o que a situação significa para você e o que você pode aprender com ela é fundamental para superar os sentimentos ruins e não repetir os mesmos erros no futuro. Racionalizar o problema vai te fazer se distanciar, pelo menos momentaneamente, do sofrimento.

As lições aprendidas durante os momentos mais difíceis são as mais fortes e eternas.

Tenha fé

Às vezes, o simples ato de ter fé que algo bom virá depois de algo ruim é o suficiente para aliviar a dor. Você não precisa necessariamente acreditar em algo maior que nós, como Deus ou o destino, mas você deve ter em mente que nada ruim dura pra sempre. Sentimentos e situações são passageiras, o mundo não para em um só problema.

Relembre que você se ama

Quando estamos no fundo do poço é difícil lembrar que somos bons e que merecemos a felicidade. Quando cometemos um erro, é difícil lidar com a culpa, é difícil lembrar que nós também somos dignos de sentimentos bons. Então, para se reerguer, lembre que você se ama.

Use a queda como uma oportunidade para nutrir esse sentimento. Tome banhos longos ou viaje para um lugar novo. Não importa o que você faça, faça para se sentir bem consigo mesmo.

Faça arte

A arte ajuda muito. Ver arte é excelente. Assistir um filme, ler um livro, ir ao teatro é fundamental. Mas fazer arte é algo capaz de te tirar de qualquer buraco e te fazer transformar uma experiência péssima em algo bonito.

Você vai criar um canal para descarregar suas emoções e, de quebra, produzir algo mágico usando a dor como semente.

Passe um tempo na natureza

Pode parecer clichê, mas é impressionante o que uma volta no parque pode fazer. É impressionante o que 30 minutos de contemplação de frente para o mar podem fazer.

Entrar em contato com a natureza é, por alguns minutos ou horas, se cercar de seres vivos que não vão te cobrar nada, não vão te julgar e estão existindo no mesmo mundo que você há muito mais tempo.

Em silêncio, você vai se permitir sentir a calma interior e você vai experienciar uma oportunidade de clarear seus pensamentos que não existia antes.

Escute música

Com fones de ouvido, sozinho no quarto, ao caminho do trabalho. Escute música e, se possível, cante. Cante cada palavra no volume mais alto que você conseguir, sinta a letra, sinta a melodia, sinta a vibração e, quando você menos perceber, a motivação vai surgir e você vai sentir sua criatividade sendo estimulada.

A música tem o poder de nos conectar com o mundo independente do espaço tempo em que estamos. Viva isso.

Tente coisas novas

Mude. Experimente sabores, gostos, e sentidos novos. Viaje, leia um livro diferente do que você está acostumado, vá em um restaurante novo, mude o cabelo, conheça gente nova. Descubra um mundo novo daquele em que você errou.

Vivenciar novos pontos de vista vai te ajudar a se redescobrir, e vai te fazer relembrar que cada nova coisa que você encontrar pode mudar a sua vida.

Cerque-se das pessoas certas

Amizade tóxica é algo comum e, quando você se sentir no pior dia da sua vida, ter pessoas negativas por perto é ainda mais desesperador. Palavras de encorajamento são fundamentais, por mais que, em determinado momento, você sinta que não quer ouvir ninguém.

Ouvir de quem se ama que você não é uma pessoa horrível, que você merece ser feliz e que a dor vai passar tem o incrível poder de transformar, nem que seja por pouco tempo, seu sofrimento em arma.

Temporariamente evite qualquer pessoa que possa te fazer sentir pior consigo mesmo. Pode ser um colega de trabalho, o namorado de uma amiga ou o seu vizinho. Fique longe por um tempo. Isso vai te ajudar a ter o seu tempo para processar as coisas e se reconstruir.

Lembre-se que você merece o perdão

O perdão é difícil de dar, principalmente quando precisamos perdoar a nós mesmos. Somos muito mais cruéis e duros conosco do que somos com as pessoas ao nosso redor.

Se você errou, pegue o seu erro e aprenda com ele. Se alguém que você amava faleceu – e você fica imaginando tudo o que poderia ter feito de diferente enquanto essa pessoa era viva – perdoe o seu passado e relembre os gatilhos de felicidade.

Você precisa acreditar que você vale a pena, que coisas maravilhosas vão acontecer, que seus pensamentos negativos são só pensamentos e não podem te machucar. Acredite que você se conhece como ninguém, que você sabe quem você é e ninguém pode te dizer o contrário.

Reconheça que o mundo pode ser um lugar incrível e que as coisas podem mudar mais rápido do que você imagina.

Quantas vezes você já acordou pensando que nada surpreendente aconteceria e, naquele dia, você viveu uma experiência nova completamente incrível? Segure firme nesse sentimento e viva.

O remorso é um peso que pode servir para te fortalecer, mas, quando o exercício acabar, é hora de guardar as caneleiras.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »