Se antes ter um passatempo já era indicado como fonte de entretenimento e de manter a saúde mental, imagine agora na quarentena. Um estudo recém produzido pela University College London apontou que ter Hobbies reduzem sintomas de depressão em até 30%.
- Confira os cuidados para manter a saúde mental no isolamento
- Estudos apontam o sintoma mais comum de Covid-19. Saiba qual é!
- Conheça os truques para usar máscara sem embaçar lente
Dessa maneira, para chegar ao resultado, foram analisados 8780 adultos acima de 50 anos em um estudo longitudinal sobre envelhecimento na Inglaterra.
Assim, entre os participantes, 72% afirmou ter um hobby e 15,6% foram considerados dentro do limiar para depressão usando uma escala epidemiológica nacional.
As informações foram coletadas entre os anos de 2014 e 2017. De acordo com os cientistas, pessoas que não tinham depressão podem reduzir em 32% seu risco de desenvolver sintomas da doença, caso adotem um passatempo.
Confira um vídeo com os hábitos e cuidados que todo homem deve ter
Além disso, incluir um hobby também foi um remédio que surtiu efeitos para aqueles que estavam com depressão. Quem começou a dedicar alguma atividade nas horas vagas viram melhoras nos sintomas e um aumento surpreendente de 272% nas chances de recuperação.
Todo o estudo foi apresentado no artigo “Análise de efeitos fixos de associações de variação temporal entre passatempos e depressão em um estudo de coorte longitudinal: apoio à prescrição social?”, que você pode conferir neste link.
Assim, como sabemos o quanto ter hobbies reduzem sintomas de depressão e ainda pode melhorar sua saúde mental, se liga algumas coisas que você pode começar a fazer:
1. Pinte um quadro
Descubra ou aprimore seu talento na arte. Você ainda pode expressar seus sentimentos por meio das cores.
2. Leia um livro
A leitura é uma boa forma de conhecer novas histórias e aprender outras coisas, viajar sem precisar sair do sofá. Além disso, você melhorar o seu vocabulário, é um ótimo hobby para quem busca relaxar e se divertir após um dia corrido.
3. Aprender a tocar um instrumento
O violão pode ser uma boa porta de entrada para você aprender um instrumento e ainda ser aquela pessoa que, no encontro com os amigos, reúne a galera cantando uma canção.
4. Pratique jogos de memória
Faça um retorno à sua infância e estimule a sua mente. Assim, você ainda pode convidar amigos ou familiares para estes jogos de memória.
5. Aprender artes marciais
Uma baita forma de exercitar o corpo e a mente ao mesmo tempo. Além disso, é uma habilidade que oferece uma consciência corporal e prepara o praticante para uma melhor defesa pessoal.
6. Desenvolve seus talentos na cozinha
Gosta de churrasco, hambúrguer comida italiana ou sushi? Escolha algo que goste de comer e aprenda você mesmo a fazer em casa. Dessa maneira, as pessoas em voltam vão curtir e você ainda economiza uma grana!
7. Faça atividade física
Fazer uma atividade física busca, através do movimento do corpo, oferecer saúde para a mente. Assim, você pode começar simplesmente com o peso do corpo sem equipamento nenhum.
8. Aprender a fotografar
Fotografar é congelar seu olhar em um instante. Aliás, este é um passatempo que proporciona uma nova forma de transmitir o modo como você enxerga o mundo que está a sua volta.
9. Meditação
Meditar é um baita hobby para quem precisa acalmar a mente, além de refletir um pouco mais e relaxar após um dia cansativo.
10. Volte a estudar e fazer cursos
Que tal fazer aquele curso que você sempre quis e nunca teve tempo. Você não precisa entrar em uma faculdade novamente. Cursos livres e rápidos online dão a facilidade e economia de se ajustar melhor na sua rotina.
11. Ter um diário ou caderno de anotações
Principalmente agora no isolamento, é um hábito que ajuda a registrar momentos, possibilitar reflexões e fazer novas construções de objetivos.
12. Fazer cursos gratuitos de línguas
Você não precisa gastar dinheiro para aprender uma língua nova. Existem muitos aplicativos com recursos grátis para aprender uma língua estrangeira. Aliás, você ainda pode ser autodidata consumindo filmes, séries e livros em outras línguas.
13. Decorar e fazer restaurações na casa
Sempre tem algo que precisa de um conserto ou melhoria. Olhe em volta da sua casa! Você pode mudar a decoração, pintar a parede e até ajeitar aquela cadeira manca. Além disso, é um passatempo útil.
Fonte: Karger
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso