5 Motivos pelos quais o Coronavírus mata mais homens do que mulheres

Motivos pelos quais o Coronavírus mata mais homens do que mulheres

Você precisa encarar uma verdade: O Coronavírus mata mais homens do que mulheres! Apesar do Covid-19 não escolher idade e nem classe social para se manifestar, os estudos e números pelo mundo comprovam que o sexo masculino é o mais afetado.

A tendência foi inicialmente observada na China, país onde o surto teve origem. Logo depois acabou refletindo em outras nações como França, Irã, Itália, Coreia do Sul e Espanha.

Até no nosso país. Segundo recentes dados do Ministério da Saúde, 58% dis óbitos por covid-19 foram de pacientes do sexo masculino.

Este número fica ainda mais surpreendente quando se leva em conta que, no país, há 4 milhões a mais de mulheres do que de homens acima dos 60 anos. Lembrando que esta é a faixa etária a partir da qual a maior parte das mortes por covid-19 acontecem.

Aliás, outros dados só reforçam este fato:

  • Na Coreia do Sul, embora mulheres sejam 61% dos casos confirmados, 54% dos mortos são homens.
  • Na Itália, sete em cada dez óbitos por covid-19 são de pacientes do sexo masculino.
  • Na Espanha, o número de homens mortos é o dobro do de mulheres.

Apesar de parecer espantoso, basta reunir alguns fatores para entender de forma simples por que o Coronavírus mata mais homens do que mulheres.

Confira todos eles!

Número de enzima que controla o sistema cardiovascular

Motivos pelos quais o Coronavírus mata mais homens do que mulheres

Um estudo recentemente publicado no European Heard Journal constatou que as concentrações mais elevadas no sangue de uma enzima importante no controle do sistema cardiovascular é a responsável pela maior morte de homens.

“Os altos níveis de ACE2 estão presentes nos pulmões e, portanto, acredita-se que ele desempenhe um papel crucial na progressão de distúrbios pulmonares relacionados ao COVID-19″. Aponta o professor de cardiologia Adriaan Voors, que liderou o estudo.

Os pesquisadores mediram as concentrações da enzima no sangue colhido em dois grupos de pacientes com insuficiência cardíaca de 11 países europeus.

No primeiro grupo, tinham 1.485 homens e 537 mulheres. Já o segundo, 1.123 participantes do sexo masculino e 575 mulheres. A idade média dos participantes no primeiro grupo foi de 69 para homens e 75 para mulheres e 74 e 76 no segundo grupo, respectivamente.

Os pesquisadores analisaram vários fatores clínicos que poderiam desempenhar um papel nas concentrações da enzima. Além de incluir o histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica e uso de vários medicamentos. Porém, a conclusão foi de que o sexo masculino era o mais forte preditor de níveis elevados de ACE2.

Homens fumam mais

Motivos pelos quais o Coronavírus mata mais homens do que mulheres

Outro estudo levantado com 99 pacientes em um hospital na cidade de Wuhan, China, descobriu que dois terços dos pacientes eram homens e mais da metade dos doentes hospitalizados tinham doenças como cardiopatias ou diabetes.

Os mais recentes dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças chinês revelou que 64% dos mortos por coronavírus eram homens.

A causa mais provável apontada é o estilo de vida. Por todo o planeta, homens que tendem a beber e fumar mais do que mulheres e, portanto, ficam mais suscetíveis a desenvolver doenças pulmonares e cardiopatias, fatores de risco para o covid-19.

Os números embasavam essa constatação: 48% dos chineses acima de 15 anos fumam, contra apenas 2% das chinesas, de acordo com a OMS.

Além disso, é preciso ressaltar que fumantes tocam a boca a todo o momento, local de porta de entrada para o vírus, tendo, assim, mais chances de ter contaminação.

Outro recente estudo com 1099 pacientes na China foi, publicado na na revista científica New England Journal of Medicine em fevereiro. Ele revelou que 26% daqueles que precisam de cuidados intensivos ou morreriam eram fumantes.

Homens são menos higiênicos

homens não lavam mãos

Outra falta de hábito comum do homem e que afeta o seu risco está por conta da higiene.

Pesquisas comprovam que homens lavam menos as mãos do que as mulheres e tendem a usar menos sabão. Assim como deixam de ir ao médico com regularidade e ignoram os alertas das autoridades de saúde.

Mulheres têm sistemas imunológicos mais fortes

Pesquisas apontaram para o fato de que as mulheres geralmente têm sistemas imunológicos mais fortes do que os homens. Dessa forma, acabam com infecções com mais facilidade.

“Sabemos cada vez mais que há diferenças de gênero substanciais na resposta imune para uma gama de infecções. No geral, as mulheres reagem mais forte e agressivamente”, diz à BBC Philip Goulder, professor de Imunologia na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

De acordo com estudo da revista científica Human Genomics, o cromossomo X contém muito mais genes relacionados à imunidade. Como as mulheres têm dois deles (os homens só tem), os homens têm uma desvantagem.

“Especialmente, genes que decodificam a proteína que detecta os vírus, como o coronavírus. Isso significa que a resposta que as mulheres vão ter contra esse vírus será, de forma geral, mais forte do que a dos homens”, explica Goulder.

Aliás, pesquisas descobriram que o estrogênio, hormônio sexual prevalente nas mulheres, protegeu fêmeas de camundongos infectadas pelo vírus da SARS. A Síndrome Respiratória Aguda Grave também é causada por outro tipo de coronavírus e foi responsável por um surto em 2003.

O problema da Testosterona

Motivos pelos quais o Coronavírus mata mais homens do que mulheres

Além dos fatores acima, a testosterona, hormônio sexual mais predominante nos homens, tende a ser imunossupressora. Ou seja, ela acaba reduzindo a atividade e a eficiência do sistema imunológico.

Desta maneira, esta é a razão pela qual homens com níveis mais altos de testosterona tendem a responder pior à infecções respiratórias, por exemplo.

Fonte: BBC , European Heart Journal.

Coronavírus

Coronavírus
Coronavírus
Coronavírus
Coronavírus
Coronavírus

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »