Antes de começar a ler este texto, respire fundo. Agora deixe sair o ar lentamente. Se sente um pouquinho melhor, verdade? Sua respiração é uma ferramenta poderosa para aliviar o estresse e fazer você se sentir menos ansioso. E por isso é sempre bom ter algumas técnicas de respiração simples na manga.
- 8 técnicas simples de relaxamento para reduzir o estresse
- 6 técnicas de resiliência mental dos SEALS – a elite militar dos EUA
Exercícios respiratórios podem fazer uma grande diferença se você torná-los parte de sua rotina regular. Mas antes de começar qualquer um é sempre bom lembrar dessas dicas:
- Escolha um local calmo e confortável para fazer o exercício respiratório. Pode ser na sua cama, no chão da sua sala ou numa poltrona.
- Não force a respiração. Isso pode fazer você se sentir mais estressado.
- Tente fazer algum exercício sempre no mesmo horário, uma ou duas vezes ao dia.
- Use roupas confortáveis, principalmente as que não apertam o peito e a barriga.
Muitas técnicas de respiração levam apenas alguns minutos. E já dá para sentir a diferença. Se tiver tempo sobrando, tente fazê-los por 10 minutos ou mais para obter benefícios ainda maiores.
Vamos a elas.
Respiração profunda
A maioria das pessoas respira de forma curta e superficial, usando o peito. Isso pode fazer você se sentir ansioso e sem energia. Com essa técnica, você aprenderá a respirar mais profundamente, levando o ar até a barriga.
- Fique confortável. Você pode deitar de costas na cama ou no chão com um travesseiro sob a cabeça e outro sob os joelhos. Ou você pode sentar-se em uma cadeira com os ombros, a cabeça e o pescoço apoiados no encosto.
- Inspire pelo nariz. Deixe sua barriga se encher de ar.
- Expire pelo nariz.
- Coloque uma das mãos na barriga. Coloque a outra mão no peito.
- Ao inspirar, sinta sua barriga subir. Ao expirar, sinta sua barriga abaixar. A mão em sua barriga deve se mover mais do que a mão em seu peito.
- Faça mais três respirações profundas e completas.
Respiração para foco
Enquanto você respira profundamente, pense em uma imagem e uma palavra ou frase para ajudá-lo a se sentir mais relaxado. É uma das técnicas de respiração que ajudam a se acalmar e concentrar.
- Feche os olhos.
- Respire profundamente algumas vezes.
- Inspire. Ao fazer isso, imagine que o ar está repleto de uma sensação de paz e calma. Tente sentir isso por todo o corpo.
- Expire. Enquanto você faz isso, imagine que o ar vai embora com seu estresse e tensão.
- Agora use uma palavra ou frase com sua respiração. Ao inspirar, diga mentalmente: “Eu respiro em paz e calma.”
- Ao expirar, diga mentalmente: “Eu expiro o estresse e a tensão”.
- Continue por 10 ou 20 minutos.
Inspirando e respirando em tempos iguais
Neste exercício, você vai comparar o tempo de inspiração com o tempo de expiração. Conforme for praticando, vai aumentar o tempo de inspiração e de expiração a cada vez.
- Sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira.
- Inspire pelo nariz. Enquanto faz isso, conte até cinco.
- Expire pelo nariz contando até cinco.
- Repita várias vezes.
Quando se sentir confortável com respirações que duram cinco contagens, aumente o tempo que você inspira e expira. Você pode trabalhar com respirações que duram até 10 contagens.
Relaxamento muscular progressivo
Nesta técnica, você inspira ao tensionar um grupo de músculos e expira ao soltá-lo. O relaxamento muscular progressivo ajuda a relaxar física e mentalmente.
- Deite-se confortavelmente no chão.
- Respire fundo algumas vezes para relaxar.
- Inspire. Contraia os músculos dos pés.
- Expire. Libere a tensão em seus pés.
- Inspire. Tensione os músculos da panturrilha.
- Expire. Libere a tensão em suas panturrilhas.
- Continue o caminho dos pés à cabeça. Contraia cada grupo de músculos. Isso inclui pernas, barriga, tórax, dedos, braços, ombros, pescoço e rosto.
Respiração do leão modificada
Ao fazer este exercício, imagine que você é um leão. Solte todo o seu ar com a boca bem aberta.
- Sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira.
- Inspire pelo nariz. Encha sua barriga com ar.
- Quando você não conseguir respirar mais, abra a boca o máximo que puder. Expire com um sonoro “AHHHH”.
- Repita várias vezes.
Aplicativos para te ajudar a relaxar e respirar melhor
Headspace: o aplicativo tem vários pacotes pagos, mas pode ser utilizado gratuitamente tanto em dispositivos iOS quanto em Android. Ele ensina como respirar e meditar, então há exercícios não apenas para controlar a ansiedade, mas também técnicas de respiração.
My Life (Stop, Breathe & Think): é ideal para quem busca paz de espírito. Para usar, é só preencher um questionário curtinho sobre seus pensamentos e sentimentos. A partir disso, o aplicativo recomenda meditações perfeitas para cada momento.
Calm: a proposta do app é diminuir o estresse, a ansiedade e melhorar o sono dos seus usuários. Para isso, ele oferece meditações guiadas, exercícios de respiração e música relaxante com sons da natureza. As sessões duram de 3 a 5 minutos nas versões curtas ou de 10 a 25 minutos nas maiores.
Zen: o app brasileiro se destina a promover rotinas mais equilibradas. Seus conteúdos incluem vídeos de relaxamento, trilhas sonoras, reflexões, meditações guiadas e até termômetro de emoções. São diferentes módulos com propósitos específicos, como aliviar o estresse.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso