Você tem um trabalho importante para entregar amanhã, mas seu notebook está lento e travando há algum tempo. Se você tivesse feito uma manutenção regular nele, provavelmente não estaria passando por esse problema agora. Da mesma forma, a prática de exercício regular é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar do nosso corpo. Quer saber mais sobre como o exercício regular pode ajudar a prevenir problemas de saúde e melhorar sua qualidade de vida? Vamos conversar sobre isso!
Aumente sua autoestima e reduza o estresse com atividade física
Entenda a importância da Alimentação Equilibrada na sua saúde
5 Dicas de alimentos para perder peso sem sacrificar o sabor
Exercícios regulares: uma visão geral
Se você abrir seu Instagram pela manhã, você verá um número expressivo de stories com imagens, vídeos em ambientes de exercícios físicos (academia, boxe, ambientes públicos), isso porque se tem mais consciência que levar esse hábito para a vida traz benefícios para saúde física, mental, intelectual e social – a última porque geralmente esses ambientes proporcionam estar em contato com pessoas com os mesmo objetivos pessoais e profissionais.
Um estudo científico que buscou detectar a influência do exercício físico na qualidade de vida, identificou que “Exercícios físicos habituais, e não execessivos, bem orientados, sejam eles aeróbicos ou com pesos, melhora a qualidade de vida […] dos indivíduos em geral, independentemente do sexo”. Para ter uma boa qualidade de vida e longevidade a prática de exercícios físicos é fundamental pois atua na prevenção/manutenção de doenças da ordem metabólica, também melhora o bem estar e a autoestima.
Um adendo importante: falar em atividade física remete muito a procurar fazer academia nos dias atuais, para além, existem outras opções como treino em casa que teve um alcance maior depois da pandemia; ioga, a prática meditativa com exercícios de ioga também é bem interessante. Não faltam opções, mas para você ter mais pulso de planejar e começar a fazer, te diremos as verdadeiras consequências da inatividade física
As consequências da inatividade física
Sem arrodeios. A inatividade física já tem sido apontada como um das principais causas para o aumento da mortalidade causada por doenças do sistema circulatório no Brasil e claro, sem a prática de exercício físico, gera sedentarismo, o que pode ocasionar doenças como obesidade, colesterol e triglicérides, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, mais risco de diabetes tipo dois e apneia do sono, entre outros.
Saindo um pouco das doenças físicas, indo para as doenças mentais, sem praticar exercício físico não produzimos endorfina e serotonina que são responsáveis pela sensação de bem estar e felicidade. Isso pode acarretar a facilidade de depressão, ansiedade – em particular, em idosos.
O primeiro passo você já deu: reconheceu a importância do exercício físico. Os próximos passos buscarei te ajudar nas próximas linhas.
Como começar a praticar exercícios físicos
Por mais que reconheçamos a importância da atividade física – não é recomendado chegar até aqui sem saber rs -, o mais difícil é começar e colocá-la na rotina, não é mesmo? E sem saber o porquê você está fazendo fica bem mais difícil. Você precisa ter clareza de qual objetivo você quer alcançar (perder peso, aumentar massa muscular, manter o peso) porque isso te ajudará a manter motivado.
O segundo é escolher o tipo de exercício que se alinha a esse objetivo. Por exemplo, se você desejar ganhar massa magra, deve optar por exercícios de força como levantamento de peso e agachamento. Ao contrário (perder peso), deve incluir exercícios cardiovasculares como corrida e ciclismo. Se você está começando agora, recomendo iniciar com o treino em casa para iniciantes, porque com ele você terá mais gás para partir para academia, ou treinar em público.
A última dica é se preocupar com alimentação. Muitas pessoas tem uma ineficiência em seus treinos pela má alimentação – se você quer um notebook perfeito, não adianta você fazer uma limpeza geral no windows e não apagar o que realmente está ocupando a memória. Melhore seu café da manhã para que consiga energia para o dia, tome muita água, não esqueça que as proteínas são aliadas em qualquer dieta, e abuse de frutas e legumes como opção de lanches: são algumas ideias de como pode se alimentar melhor para ajudar no treino.
Exercício físicos e refeições rápidas
Estamos chegando ao final, e independente se você quer ganhar ou perder peso, sei que passa com dificuldade em se alimentar melhor. E procurando opções rápidas de alimentação achei Foodz que é uma refeição completa com 25g de proteínas, 8g de fibras, 25 vitaminas e minerais, a quantidade de gorduras e carboidratos ideal. Além de você pode usar como seu almoço, café da manhã ou jantar, pode ser seu aliado com pré e pós treino.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso