5 Exercícios de respiração para diminuir a ansiedade – Técnicas simples para fazer agora!

Exercícios de respiração para diminuir a ansiedade

Existem momentos que a ansiedade toma conta da nossa mente e ficamos nervosos o bastante para não conseguir tocar as atividades e trabalho, consumidos pelo nervosismo. Nestas horas, tudo o que você precisa fazer é parar tudo e concentrar no poder que os exercícios de respiração tem no seu corpo, nas nossas emoções e, principalmente, para acalmar a ansiedade.

Duvida? Em 2017, pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) descobriram que um grupo de neurônios, ao qual chamaram de complexo de preBötzinger, regula o equilíbrio entre a respiração e a atividade cerebral relacionada à calma e ao estresse

Agora que já demos o embasamento científico para você acreditar, saiba que a respiração pode ser um grande aliado para tranquilizar o organismo.

Assim como ela se acelera quando estamos nervosos e agitados, forçar o inverso dela pode ajudar a acabar com um estado de intranquilidade.

Por isso, separamos os principais exercícios de respiração que podem ajudar rapidamente a você reverter o que está sentido. Se liga!

Exercícios de respiração para diminuir a ansiedade

1. Respiração Abdominal

Quando estamos calmos, tendemos a inspirar e expirar lentamente, o que dá para comprovar pela extensão e contração do abdômen.

Dessa forma, experimente parar e forçar uma respiração mais tranquila, profunda e espaçada. Como forma de ajuda, coloque a mão sobre o abdômen para sentir a movimentação.

2. Respiração Quadrada

Exercícios de respiração para diminuir a ansiedade

Neste exercício, entre cada inspiração e expiração faça uma pausa. Para isto, inspire pelo nariz contando lentamente até quatro, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro segundos.

Expire lentamente pela boca por quatro segundos e, após esvaziar o ar, mantenha assim por mais quatro segundos.

Dessa maneira, a técnica lembra como se tivéssemos fazendo um quadrado respiratório, com quatro segundos em casa passo, por isso o nome da técnica.

3. Expiração alongada – Exercícios de respiração

Parecida com a atividade anterior mas, no entanto, neste caso você vai inspirar por quatro segundos pelo nariz e soltar o ar pela boca durante o dobro do tempo (oito segundos).

A explicação para o alongamento vem de como a inalação está relacionada ao sistema nervoso simpático (SNS). Este controla o mecanismo de luta e fuga, a expiração está relacionada ao sistema nervoso parassimpático (SNP), que influencia diretamente a nossa capacidade de relaxamento.

4. Alterar as narinas

Exercícios de respiração para diminuir a ansiedade

Com o auxílio do dedo indicador, basta inspire por uma narina e expire pela outra.

Depois disso, a narina que ‘puxou’ o ar deve ser usada para ‘soltá-lo’.

Dessa maneira, esta técnica funciona pois faz com que você deixe de lado tudo para se concentrar no momento presente.

5 Respiração Deitado

Para fazer este exercício de respiração simples você precisa estar deitado e com as luzes apagadas. Depois disso, coloque as mãos em cima do abdômen e conte a inspiração e expiração para sentir a sensação de relaxamento.

Aliás, nesta técnica, um truque importante é tentar criar um ritmo enquanto faz a contagem.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »