7 truques para vencer a timidez e a fobia social de uma vez por todas

7 truques para vencer a timidez e a fobia social

Estima-se que cerca de 17 milhões de adultos norte-americanos em algum momento atendam aos critérios de transtorno de ansiedade social ou fobia social. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas da patologia.

O número de adultos que sofrem com a timidez excede em muito esse número. Felizmente, existem algumas estratégias eficazes para superar a timidez e ansiedade social e ganhar confiança! Quais são elas? Nós vamos te falar agora!

Veja 7 truques para vencer a timidez e a fobia social:

Finja até se tornar

Hábitos para se tornar mais confiante

Um dos melhores truques para vencer a timidez é fingir ter confiança até realmente se tornar confiante.

A confiança vem através da ação, aprendizagem, prática e domínio. Lembra quando você aprendeu a andar de bicicleta? Foi aterrorizante no começo, mas depois que você venceu isso e tentou, você conseguiu, e se sentiu confiante. A confiança social funciona da mesma maneira.

Sentir-se ansioso não é o problema; evitar interações sociais é o problema. Elimine a ideia de evitar o contato e você superará sua ansiedade.

Empenhe-se

7 truques para vencer a timidez e a fobia social

Isso significa participar daquela conversa fiada na fila do banco e conversar com estranhos em bares, lojas, eventos e academia. Além disso, abordar as meninas pelas quais você é atraído também é importante. Fale com elas. Converse, jogue papo fora, se empenhe!

Se preferir, comece conversando com qualquer garota, com qualquer mulher, afinal, dessa maneira, você não vai se sentir pressionado na hora que falar com uma garota da qual você gosta.

A vida é curta. Quem se importa se você for rejeitado? Há sete bilhões de pessoas neste planeta. Não se espera que você goste ou seja apreciado por todos eles. Arrisque-se e coloque-se em cheque para conhecer novas pessoas. Este é um dos melhores truques para vencer a timidez.

Tente coisas novas, mesmo quando estiver ansioso

Hábitos para se tornar mais confiante

Entre em um clube, uma equipe esportiva ou no teatro. Pegue um novo projeto, assuma uma tarefa difícil no trabalho ou aprenda uma nova habilidade. Faça algo para sair da sua zona de conforto.

Parte da superação da timidez é desenvolver a confiança em várias áreas da sua vida e não deixar a ansiedade, o medo do fracasso, o medo da rejeição ou o medo da humilhação entrar em seu caminho. Ao praticar novas atividades, você está enfrentando seu medo do desconhecido e aprendendo a lidar com essa ansiedade de forma mais eficaz.

Fale

7 truques para vencer a timidez e a fobia social

Outro truque excelente para vencer a timidez é falar.

Comece a praticar palestras ou apresentações e contar piadas ou histórias em todas as oportunidades. Seja mais falador e expressivo em todas as áreas da sua vida. Se você está no trabalho, com amigos, com estranhos ou andando na rua, você pode praticar conversando mais abertamente. Deixe sua voz e suas idéias serem ouvidas.

As pessoas confiantes não estão preocupadas em saber se todos vão gostar do que têm a dizer. Eles falam o que pensam porque querem compartilhar, se envolver e se conectar com os outros. Você também pode fazer isso. Ansiedade e timidez não são razões para ficar quieto.

Permita-se ser vulnerável

Hábitos para se tornar mais confiante

Quer vencer a timidez? Então, transforme a sua mente.

O medo de ser julgado contribui para a ansiedade e a timidez social. A única maneira de superar esse medo é se tornar vulnerável. Pratique fazendo isso com as pessoas que você é próximo e pode confiar. Você pode perceber que quanto mais você faz isso, mais perto você se sente dos outros e mais prazer você obtém desses relacionamentos. Isso levará ao aumento da confiança em si mesmo e nas interações sociais.

Ser vulnerável requer uma disposição para deixar que os outros vejam o seu verdadeiro “eu”. Tenha orgulho de quem você é. Ser genuíno e vulnerável é muitas vezes a qualidade que fará os outros gostarem ainda mais de você.

Trabalhe a sua linguagem corporal

7 truques para vencer a timidez e a fobia social

Faça contato visual ao conversar com alguém. Ande com a cabeça erguida. Projete sua voz de forma clara e eficaz. Aperte a mão ao cumprimentar alguém (com cuidado). Dê abraços. Fique perto dos outros.

Preencha a sua mente e tenha consciência de quem você é

Hábitos para se tornar mais confiante

O conceito “mindfull” é definido simplesmente como ter a consciência de quem você é do mundo ao seu redor. Acorde. Esteja presente em todos os seus pensamentos, sentimentos, sensações e lembranças em qualquer momento. Não há parte de sua experiência que você tenha que fugir ou evitar. Aprenda a apreciar a si mesmo e o mundo ao seu redor, incluindo aqueles pensamentos e sentimentos em pânico, observando-os sem julgamento.

Quando você estiver totalmente presente no momento, perceberá que as interações sociais não são algo que você precisa evitar. Você terá um desempenho melhor porque está realmente prestando atenção à conversa e às sugestões em seu ambiente. Com a prática, você pode incorporar e aperfeiçoar continuamente suas habilidades sociais que você aprende com o mundo ao seu redor, o que vai fazer você se sentir ainda mais confiante.

Utilizando esses truques para vencer a timidez, você certamente vai se tornar mais confiante e superar sua fobia social.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »