Como virar um tiozão sem ser um velho chato

Quer virar tiozão (ou está virando), mas não quer que as pessoas te achem um velho chato? Então é com começar a cuidar da sua cabeça.

Como virar um tiozão gente fina?

Chega para todos aquele momento da vida em que você percebe que virou ou está em processo de virar um tiozão (se você não sabe quando é isso, veja o link abaixo). E, nessa hora, você deve se perguntar se é ou será tiozão legal ou um velho chato.

Ok, a definição de legal ou chato pode ser relativa. Mas todo mundo sabe quando uma pessoa é evitada pelas outras por ser, digamos, complicada na convivência. A boa notícia é que envelhecer não quer dizer virar alguém assim, e há formas de garantir que você não vai ser evitado por ninguém quando for mais velho. E isso envolve – veja só – ser uma pessoa mais legal consigo mesma desde agora.

Como virar um tiozão sem ser um velho chato

Não estamos falando do básico para sua saúde – comer bem, dormir bem, beber menos, fazer exercícios, visitar um médico com frequência -, mas sim de cuidados com a mente que vão garantir uma vida adulta mais plena e menos chata (principalmente para quem for conviver com você e aguentar suas reclamações). Então vejamos como fazer isso – e virar um tiozão gente boa.

Tenha uma visão positiva do envelhecimento

Como virar um tiozão sem ser um velho chato

Você é tão velho quanto pensa ser. Isso significa que o caminho para um envelhecimento saudável está também na sua cabeça. Segundo estudos, idosos que pensam associam idade a sabedoria e satisfação têm 40% mais chances de serem saudáveis do que os que veem o envelhecimento como sinônimo de desamparo ou inutilidade.

Portanto, a perspectiva e a mentalidade podem desempenhar um papel importante em como você pode continuar a ser fisicamente e emocionalmente resiliente à medida que envelhece. Virar tiozão é legal.

Socialize e mantenha contatos

Como virar um tiozão sem ser um velho chato

Pertencer a uma comunidade e ficar conectado com as pessoas que você ama é muito importante. Passar tempo com amigos e parentes não é apenas divertido, mas pode ajudá-lo a viver mais. Pessoas com fortes laços sociais mostraram ter uma chance 50% maior de viver mais do que aqueles com relacionamentos ruins ou insuficientes, de acordo com um estudo. Quer ser um tiozão massa por muito tempo? Mantenha contato com seus amigos e família diga o quanto gosta deles.

Faça as coisas que você gosta

Como virar um tiozão sem ser um velho chato

A principal vantagem de ser tiozão é não ser mais obrigado a encarar certas coisas. Sempre com respeito, claro, você tem o direito agora de recusar qualquer convite para uma furada daquelas em que os jovens acabam se metendo

Faça coisas que você gosta. Isso não vai te fazer parecer chato – dedicar um tempo para se envolver em atividades de que você goste apenas alimentará sua sensação de felicidade. Passe algum tempo na natureza, busque um novo hobby, seja voluntário em alguma instituição, vale qualquer coisa.

Tente reduzir o seu estresse

Como virar um tiozão sem ser um velho chato

Os efeitos do estresse no corpo são vastos, variando de envelhecimento prematuro e rugas a um risco maior de doenças cardíacas. Mas existem várias maneiras comprovadas de aliviar o estresse, incluindo técnicas de relaxamento, como meditação, exercícios respiratórios e ioga; atividades físicas; dormir o suficiente; e conversando com um amigo.

Além disso, quando você é menos estressado também consegue ser uma pessoa mais agradável consigo mesma – e com os outros.

Aprenda o que é mindfulness

Como virar um tiozão sem ser um velho chato

Sabe o que é mindfulness? O termo significa aceitar e viver o momento, concentrando-se no presente. Praticar mindfulness tem muitos benefícios comprovados e que podem ajudá-lo a ser um tiozão mais saudável e simpático. Para isso, veja como incorporar essas práticas de autocuidado no seu dia a dia.

Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso