Você sabe dizer quantas pessoas estão com coronavírus na sua rua? E no seu bairro? Um Mapa Interativo criado pela USP pretende revelar isso com precisão.
- Brasil testará primeira vacina contra Covid-19. Saiba como vai ser!
- Conheça o principal sintoma de Coronavírus
- Veja os motivos pelos quais o Covid-19 mata mais homens
Ele foi elaborado pelo Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade). A plataforma informa onde estão os casos mais graves confirmados. Assim como conhecer onde teve-se óbitos provocados pela covid-19 na Região Metropolitana de São Paulo.
Além disso, como o Mapa Interativo é detalhista, mata a curiosidade, bem como serve como base para estratégias de isolamento regional. “Oferece análises mais precisas da pandemia do que os mapas, que utilizam escala dos distritos ou cidades”, explicam os idealizadores.
A iniciativa tem como base os dados do Ministério da Saúde informados ao Datasus, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde.
Como funciona o mapa interativo
Vale salientar que o mapa ainda tem algumas lacunas. Como, por exemplo, o fato de que uma parcela considerável dos dados não está representada no mapa, pois não constava a informação relativa a CEP.
Este tipo de informação está ausente em muitos casos pois não foi preenchida na ficha médica do paciente. Isso acontece em momentos de gravidade, quadro clínico avançado ou falha na elaboração do documento.
Mesmo assim, o mapa aponta para a pulverização dos casos nas regiões da cidade e como a epidemia está sendo difundida.
A Prefeitura de São Paulo também divulga, de quando em quando, a informação de mortos por covid-19 por distrito, distribuídos no mapa da cidade.
De acordo com o último levantamento (8/6), a periferia do município de São Paulo segue sendo a região mais castigada pelo vírus. O mapa mais recente mostra regiões como Brasilândia (zona norte) e de Sapopemba (zona leste) na liderança dos números. Entre confirmados e suspeitos, quase 300 pessoas morreram na Brasilândia em decorrência da covid-19, e 245 em Sapopemba.
Assim, só como comparação, na região do Alto de Pinheiros, bairro nobre da zona oeste, os óbitos não passam de 39 (suspeitos e confirmados). O mapa e suas cores mostram que, quanto mais afastado do centro, maior é o número de mortes.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso