Além de tudo, o Covid-19 pode causar queda de cabelo

Além dos sintomas comuns, o Covid-19 agora provoca também a queda de cabelo como um de seus efeitos colaterais. Entenda o que isso significa.

Covid pode provocar queda de cabelo

Mais de um ano depois do novo coronavírus tomar o mundo, os médicos ainda seguem descobrindo novos efeitos da doença sobre nossos corpos. Além dos sintomas mais comuns, a novidade agora é que o Covid-19 provoca queda de cabelo.

A queda de cabelo está sendo considerada um sintoma do Covid-19 persistente, como são chamados o grupo de sintomas prolongados que continuam presentes por bastante tempo mesmo em quem teve a doença de forma leve ou moderada. Ela acontece durante a manifestação da doença e pode até mesmo piorar meses após o quadro inicial.

Como COVID-19 influencia na queda de cabelo

Segundo a dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia Dra. Nádia Bavoso, isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida fixo (entre dois e seis anos) e quando o ciclo se encerra, ele entra em repouso e cai, dando espaço para um novo fio. “Quando nosso corpo enfrenta alguma infecção, esse intervalo entre as quedas pode ser abreviado e, por isso, observamos uma perda em maior quantidade e de uma vez”, diz.

A boa notícia, explica a médica, é que, “uma vez encerrada a inflamação, os fios crescem normalmente. A não ser que a pessoa sofra, concomitante, de outras causas de queda de cabelo, como a calvície, que também pode ser potencializada pelo Covid-19″, alerta.

Como COVID-19 influencia na queda de cabelo

Outros fatores que podem fazer o cabelo cair durante a pandemia

Aí que está o problema. Além das infecções e da persistência dos sintomas mesmo depois do ciclo de transmissão do vírus, outros fatores também podem impactar na queda de cabelo. Entre eles estão o estresse e a ansiedade, que acabam desregulando todo o funcionamento do corpo, causando insônia e desequilíbrios alimentares.

Além disso, o aumento no consumo de álcool e cigarro, também pode fazer o cabelo cair. E até o isolamento social pode ser sentido pelos fios.

Como COVID-19 influencia na queda de cabelo

“Além do medo de contrair o vírus, tem todo o estresse de trabalho, questões financeiras, crianças em casa e a distância de pessoas queridas”, avalia a médica. “Com tudo isso, é esperado que nosso corpo responda de alguma forma e, entre essas respostas, a queda de cabelo tem sido cada vez mais comum”, explica.

O que fazer se seus cabelos estiverem caindo, então? Isso significa que você está com Covid-19? A sugestão da dra. Bavoso é: se percebeu que está perdendo mais fios que o comum em situações cotidianas, como lavar o cabelo, busque um médico para avaliação clínica.

Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso