Inscreva-se no Canal

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Você sabia que o estresse biológico foi uma descoberta relativamente recente? Pois é: a influência do estresse na saúde do corpo humano foi descoberta em 1950 pelo endocrinologista Hans Selye.

+ Veja como lidar com estresse no trânsito 

Os sintomas dele, é claro, já eram conhecidos antes disso, mas as descobertas do médico foram responsáveis pela análise clínica do problema e também pelo seu tratamento.

Quer saber quais são as principais maneiras, comprovadas pela ciência, pra relaxar e expulsar o estresse no trabalho e na vida pessoal? A gente te conta!

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Escute música

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Se você está se sentindo sobrecarregado por uma situação estressante, tente fazer uma pausa e ouvir uma música relaxante.

Esse tipo de música tem um efeito positivo no cérebro e no corpo, ela pode baixar a pressão arterial e reduzir o cortisol, um hormônio ligado ao estresse.

Não sabe por onde começar? Fugir do Heavy Metal, nessa hora, é uma boa ideia. Os especialistas recomendam a boa e velha música clássica mas, se você não é tão fã, pode ouvir sons da natureza.

Sabe aquele CD de meditação que a sua mãe provavelmente tinha em casa? Então, você pode até rir da ideia, mas ele é extremamente eficaz para aliviar o estresse.

Fale com um amigo

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Quando você está se sentindo estressado, ligar para um amigo e falar sobre seus problemas é uma ótima ideia.

Boas relações com amigos e entes queridos são importantes para manter um estilo de vida saudável – e, por mais introvertido e reservado que você seja, não dá pra fugir das constatações científicas sobre o tema.

“Não dispor de uma rede social de apoio é um fator de mortalidade mais potente que a obesidade ou uma vida sedentária e sem exercício físico”, explica a professora de psicologia Julianne Holt-Lunstad, diretora de um estudo da Universidade

Brigham Young, do Utah, nos EUA, sobre a relação entre amizade e longevidade.

“Os estudos demonstram um aumento de 50% na probabilidade de viver mais quando se possui uma rede sólida de relações sociais.”

Além disso, uma pesquisa canadense publicada em fevereiro de 2012 diz que as pessoas com uma rede ampla de amizades têm tensão mais baixa e sofrem menos estresse.

Converse com você mesmo

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Quando não for possível conversar com um amigo, respire fundo e converse com você mesmo. Tente entender a raiz do estresse que você está enfrentando e resposta perguntas simples, como: “o que eu posso fazer para melhorar?”, “essa situação está fora do meu controle?”, “eu estou exagerando?” e “isso tem solução?”.

Depois que você responder cada uma, coloque tudo em um pedaço de papel e leia em voz alta. Essa técnica vai te ajudar a enxergar as coisas com clareza e relaxar.

Se alimente direito

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Você deve usar essa dica em todos os momentos da sua vida. Os níveis de estresse estão diretamente relacionados ao seu jeito de se alimentar. Quando estamos sobrecarregados, muitas vezes nos esquecemos de comer direito e acabamos recorrendo aos alimentos cheios de açúcar – o que é uma péssima ideia, já que o excesso de açúcar pode causar depressão, ansiedade e estresse.

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Emory, em Atlanta, apontaram dados alarmantes sobre o tema e perceberam que a frutose adicionada em doces industrializados está diretamente relacionada a doenças como câncer, hipertensão, problemas nos ris e demência.

Então, coma frutas e legumes com regularidade. Peixes, inclusive, têm altos níveis de Omega-3, o que, segundo a ciência, reduz os sintomas de estresse.

Dê risada

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

O riso libera endorfina, o que melhora o humor e diminui os níveis de cortisol e adrenalina – principais causadores de estresse.

Rir engana seu sistema nervoso e faz com que ele acredite que você está feliz. Nossa sugestão: assista alguns clássicos Monty Python, passe um tempo no Youtube visitando canais de humor ou simplesmente saia com algum amigo.

Beba chá

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Uma alta dose de cafeína causa um pico a curto prazo na pressão arterial e aumenta seus níveis de estresse. Então, em vez de café ou bebidas energéticas, consuma chá verde. Ele tem menos da metade da cafeína do café e contém antioxidantes saudáveis, assim como teanina, um aminoácido que gera um efeito calmante no sistema nervoso.

Tenha plena consciência da sua mente

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

A maioria das dicas que sugerimos fornecem alívio imediato, mas também há muitas mudanças de estilo de vida que podem ser mais eficazes a longo prazo. O conceito “mindfulness”, por exemplo – em tradução livre, algo como: atenção e consciência plena – é a base para várias filosofias e técnicas de meditação. Ele se tornou bem popular na psicoterapia moderna e engloba inúmeras atividades eficazes para a redução do estresse, como Yoga, Tai Chi Chuan, meditação e Pilates.

A proposta desse conceito é unir a saúde física e mental com a prática de exercícios que impedem o estresse de se tornar um problema. Tente participar de uma aula!

Faça atividade física

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Para se exercitar você não precisa correr uma maratona. Uma curta caminhada ou o simples ato de subir a escada em vez de usar o elevador pode oferecer alívio imediato em uma situação estressante.

O exercício libera endorfina e pode melhorar seu humor quase instantaneamente.

Durma direito

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Todo mundo sabe que o estresse pode fazer com que você perca o sono e, infelizmente, a falta de sono também é uma das principais causas de estresse.

Este ciclo vicioso faz com que o cérebro e o corpo piorem com o tempo. Então, durma direito e tente ter pelo menos 8 horas de sono. Desligue a TV, escureça as luzes e relaxe antes de ir para a cama.

Respire direito

10 dicas para se livrar do estresse no trabalho e na vida pessoal

Aquele conselho “respire fundo” pode parecer um clichê, mas é verdade quando se trata de estresse.

Os monges budistas são prova disso.

Quer saber como começar? Vamos indicar um exercício fácil que dura entre três e cinco minutos: sente-se em sua cadeira com os pés no chão e as mãos em cima dos joelhos. Respire profundamente e solte o ar lentamente, concentrando-se em seus pulmões enquanto expandem inteiramente em seu peito. Enquanto a respiração superficial provoca estresse, a respiração profunda oxigena o seu sangue, ajuda a centrar o seu corpo e limpa a sua mente.

Curtiu? Então, comece a mudar seus hábitos hoje mesmo!

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »