Cuidar da sua aparência não te faz menos homem (e ainda pode melhorar sua vida)

Cuidados Masculinos

Se você chegou aqui, pode ser que já tenha ultrapassado os falsos argumentos de que ‘Vaidade é coisa de Mulher’; ‘Homem de verdade não se cuida’; ou até frases do tipo ‘Homem que é homem tem, no máximo, uma escova de dentes e um sabão de coco para se lavar, da cabeça aos pés’. Ou talvez não.

Se você ainda concorda com as frases acima, preciso te falar uma real: o seu conceito sobre o que é ser homem não pode ser tão frágil a ponto de qualquer coisa afetar sua personalidade ou orientação sexual.

Ser homem não tem nada a ver com isso. Ser homem é muito mais do que isso.

Por mais que tentem te assegurar fórmulas prontas e simplórias para o ‘macho raiz’, esse estereótipo de ‘homem de verdade’ intocável e imune ao tempo (tal qual um ermitão) só faz sentido em filmes de comédias ou esquetes de humor (embora a segunda já tenha caído em desuso).

O que você precisa entender é que não vive na época das cavernas e a história está aí para provar que a os cuidados com a aparência masculina não foi um conceito criado por Beckham nos anos 90 e cultivado pelo Cristiano Ronaldo nos dias atuais.

E se você ainda não está convencido disso, com a ajuda dos nossos parceiros do Boticário, selecionei abaixo alguns bons motivos pelos quais essa preocupação se faz necessário à vida de todo homem.

A vaidade melhorar a sua autoestima

Cuidados MasculinosA baixa autoestima leva a problemas no trabalho, na relação com parceiras e amigos e, principalmente, na sua relação consigo mesmo.

Um dos pilares para melhorar a autoestima que os profissionais da saúde apontam é cuidar da sua aparência. E não precisa de muito. Coisas simples, como: cuidar da higiene pessoal; dar um talento no cabelo e barba; investir no seu guarda-roupas; melhorar a alimentação e a prática de atividades físicas; são pontos que te ajudam a mudar a imagem que tem de si e conquistar muito mais confiança.

Cuidar da aparência dá um upgrade na sua vida profissional

Cuidados Masculinos

Ganhar um bom salário, ter uma promoção ou mesmo o sucesso da sua empresa pode ter ligação não só com seus atributos intelectuais e experiência profissional, mas também com o cuidado com a aparência.

Um estudo realizado em Fort Knox, EUA, analisou durante 15 anos oficiais com grau similar de desempenho e comprovou que os que mais se destacavam em suas carreiras tinham apenas um elemento que os diferenciava: a preocupação com a beleza.

Os especialistas concluem que a beleza tem menos a ver com a genética e mais a ver com o grooming (cuidados com a aparência como barba, cabelo e pele). Os cuidados com a pele, tratamento de caspa, diminuição de rugas, manchas, pintas e cicatrizes são as principais coisas que os homens procuram tratar.

‘Estar bonito’ causa uma boa primeira impressão

Cuidados Masculinos
Para manter um relacionamento a longo prazo, itens como caráter, bom humor, estabilidade emocional e financeira são importantes. Porém, não dá pra negar que a aparência conta (e muito) na hora de causar uma boa primeira impressão em uma mulher.

Do mesmo jeito que você analisa aquela garota antes de falar com ela, a primeira impressão diz muito sobre você. Se estiver desleixado e largado, pode acreditar que diminui muito suas chances de conseguir até mesmo uma primeira aproximação.

E, uma coisa que gostaria de salientar aqui: ter uma boa aparência não significa ser bonito ou feio. Pare de arranjar desculpas para seus fracassos! Diz muito sobre saber se cuidar. Isso não só vai aumentar suas chances, como também vai melhorar sua autoestima e criar confiança na hora de chegar em outra pessoa.

O que é cuidar da aparência, afinal?

Cuidados Masculinos
Ser vaidoso não é só gastar rios de dinheiro com cremes ou perfumes, tratamentos estéticos e incisões cirúrgicas. Preocupar-se em usar uma roupa bem alinhada a sua estrutura física, limpa, não exalar mau cheiro, proteger-se do sol ou manter um corpo saudável já são sinais de cuidado com o bem estar.

O homem nada mais é do que aquilo que ele quer ser, da forma que ele quer ser, desde que isto não ofenda ou agrida o espaço de uma outra pessoa.

O homem (pelo menos aqueles que queriam passar uma boa imagem), sempre se preocupou em usar roupas alinhadas, barbas aparadas (ou bem feitas na lâmina), com um cortes de cabelo que traduzisse sua personalidade e atitude. Isso vai do militar, passando pelo pompadour, até mesmo o samurai que ganhou fama nos últimos anos.

Isso não é de hoje e abraça a todas as classes sociais e estilos. Cada um da sua forma e de acordo com o quanto de grana tem em mãos. Assim como a mulher faz as próprias escolhas, o homem aprendeu a fazer a sua e não é menos homem por isso.

Optar pela fragrância perfeita e os produtos que mais se adéqua a sua pele, tipo de cabelo ou ocasião é o que ele faz agora. Seja com um armário no banheiro cheio de cremes, pomadas, ceras ou optando por produtos simples e funcionais para usar no seu dia-a-dia nos mais diversos lugares e ocasiões.

Você pode manter o seu espírito ogro e não perder horas preciosas do dia com a compra e uso de produtos de beleza para ficar bem. Dá pra ser prático e ficar atento às tendências, sem se tornar escravo dela.

Você pode ter estilo, sabe o que é bom, o que lhe faz bem e buscar o que melhor pra você. E sim, você consegue aliar a sua rotina intensa de trabalho, estudo ou vida atribulada ao cuidado com seu visual de forma prática e versátil, já que a sua aparência é seu grande cartão de visita.

O Boticário – Men

Cuidados Masculinos
O homem contemporâneo não precisa abrir mão da praticidade para ser vaidoso. Assim como a linha Men, do Boticário, que foi criada como a forma mais versátil para resolver as necessidades cosméticas do dia-a-dia masculino.

Para um homem que quer ter estilo, sem se tornar escravo de tendências, a marca acaba de lançar novos produtos para sua linha masculina:

  • Men Galbe: uma fragrância refrescante que nasce do equilíbrio das notas cítricas verdes com o acorde aromático;
  • Men Combat BB cream: um hidratante que esconde imperfeições da pele do rosto e ainda conta com um fator de proteção solar;
  • Men Energético Facial: possui o ativo Energy Action que estimula a energia da célula da pele do seu rosto, te deixando com uma aparência rejuvenescida.
  • Hidratante Protetor Solar 6 em 1: que oferece proteção solar, antiidade, com vitaminas e que serve também como pós-barba.

Conheça a linha de produtos Men, do Boticário

Esses produtos vieram para acrescentar a linha Men, que oferece soluções completas para os cuidados do homem, com: shampoo, condicionador, perfume, sabonete, hidratante, pomada e creme para o cabelo, balm e espuma para barbear. Conheça a linha toda no link!

[TRANSPARÊNCIA] Este post foi patrocinado pelo Boticário. Comprando os produtos dos caras, você ajuda o MHM a continuar crescendo e postando conteúdos deste e de outros tipos para você.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »