6 passos para fazer um café caseiro perfeito

6 passos para fazer um café caseiro perfeito

A arte de “passar um cafézinho” é milenar e conhecida por boa parte dos brasileiros que moram sozinhos ou que simplesmente não conseguem ficar um dia sequer sem café. A receita é simples, mas cada um tem a sua: 8 colheres de café para o dobro de água, um coador e pronto. O café está feito – tem quem prefira adicionar mais ou menos pó para uma determinada quantidade de água, mas o básico é o padrão: pó de café, filtro e água.

Apesar de simples, existem algumas maneiras de deixar a sua receita de café caseiro ainda melhor. Quer surpreender as visitas ou simplesmente degustar diariamente um café com gosto de café profissional? Se liga nessas 6 passos para fazer um café caseiro perfeito:

Moedor

6 passos para fazer um café caseiro perfeito

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Em entrevista para a revista VIP, Isabela Raposeiras, uma das melhores baristas do mundo e criadora do Coffee Lab, explicou que o moedor é um objetivo importantíssimo na hora de fazer um café. Pode parecer complexo, mas ele é fácil de usar e vai fazer toda a diferença no sabor do seu café caseiro. Ela explica: “O grão deve ser moído somente na hora de fazer o café. O produto que já vem moído é o resultado da sobra da seleção dos melhores grãos. Para mascarar os problemas existentes, passa por um processo de carbonização. Tem sabor amargo e um aroma completamente prejudicado. Além disso, a vida útil do café moído é de 20 minutos. Passado este tempo, ele está morto.”

Grãos

6 passos para fazer um café caseiro perfeito

Se você gostou da ideia e quer se aventurar por essa área, tome alguns cuidados na hora de comprar os grãos para moer. Sempre olhe o rótulo e escolha grãos 100% arábica, de categorias Gourmet ou Especial. Repare também se o nome da fazenda está na embalagem, esse é mais um sinal de alta qualidade.

Água

6 passos para fazer um café caseiro perfeito

Essa dica vale mesmo para quem não tem um moedor. A água utilizada para fazer o café muda bastante a qualidade da bebida: o ideal é que a água seja mineral ou filtrada – o cloro destrói os elementos aromáticos do café. Então, nunca use água diretamente da torneira.

Temperatura

6 passos para fazer um café caseiro perfeito

Não coloque água muito fria e nem fervendo para coar o café. A temperatura ideal da água é entre 93 a 98 graus. Mas como saber se a água está na temperatura correta? A dica é desligar o fogo assim que a água começar a ferver. Porém, é importante que ela ferva: se a água estiver mais fria do que deveria, vai impedir que vários sólidos presentes sejam dissolvidos.

Tome na hora

6 passos para fazer um café caseiro perfeito

Café requentado é horrível, e o ideal para saborear o real gosto do café é consumi-lo assim que ele ficar pronto.

Filtro

6 passos para fazer um café caseiro perfeito

Quando for tomar um café coado manualmente ou na cafeteira, tire os resquícios de gosto do filtro escaldando o papel ou o filtro em água fervente. Como? A profissional Isabela explica: basta despejar a água quente no filtro e depois coloque o café e coar ele normalmente.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »