Quem é hipocondríaco – ou levemente paranóico – conhece o cenário: uma simples tosse é motivo pra correr para o hospital. Uma dor no peito, então, com certeza é sinal de ataque cardíaco. Porém, muitas doenças extremamente perigosas podem ser silenciosas. Os sintomas de muitas, inclusive, são discretos e quase imperceptíveis.
É claro, uma tosse carregada e um aperto no peito recorrente podem ser sinais de que algo não está certo no seu corpo, mas algumas doenças silenciosas podem ficar escondidas por anos e levar à morte.
Não estamos querendo te deixar preocupado, mas é importante realizar exames regulares e prestar atenção nos pequenos detalhes. O Consulta do Bem, plataforma pioneira em agendamento e pagamento online de consultas médicas, listou as 8 principais doenças silenciosas difíceis de identificar para você ficar atento!
1. Depressão
Um dos primeiros sinais comuns da depressão é o cansaço extremo e total falta de ânimo, desencadeando uma tristeza profunda, sedentarismo e abuso de álcool e alimentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 100 casos, 15 terminam com pacientes cometendo suicídio. Isso acontece porque apenas 30% das pessoas que sofrem da doença conseguem um diagnóstico precoce e são tratados de forma adequada.
+ Depressão masculina: como reconhecer o mal no homem?
2. Hepatite C
A hepatite C é considerada a doença silenciosa mais sorrateira. Ela pode ficar incubada por mais de 20 anos e seus sintomas são de difícil diagnóstico. Por isso, é preciso tomar bastante cuidado porque, vagarosamente, ela compromete o fígado e pode levar ao comprometimento da função hepática, à cirrose – mesmo que seu portador sequer consuma bebidas alcoólicas – e até provocar o surgimento de células cancerígenas.
3. HIV / AIDS
Ainda mais devastadora do que a hepatite C, e também transmitida pelo sangue contaminado, a AIDS pode demorar anos para se manifestar. Carregada de preconceito por suas formas de contágio através de relações sexuais sem proteção e pelo uso de drogas injetáveis, muitos casos dessa doença silenciosa também surgem através de transfusões de sangue.
+ Mitos e verdades sobre o HIV que você precisa saber
4. Diabetes Tipo 2
Boca seca, muita sede e idas frequentes ao banheiro. Quem imagina que isso tudo é causado por uma deficiência do pâncreas em produzir a quantidade necessária de insulina para o organismo metabolizar glicose?
Esses são os sintomas iniciais da Diabetes Tipo 2, um distúrbio orgânico, que geralmente só é descoberto após anos, quando surgem problemas mais graves.
5. Hipertensão
A hipertensão pode ser fatal. Afinal, dores de cabeça, tonturas e fraquezas podem ser provocados por diversos fatores. Mas quando é causada pela pressão arterial elevada, esses alertas podem ser o início de doenças cardíacas mais sérias, como o enfarto, ou AVCs.
+ Tudo o que você precisa saber sobre o estresse
6. Hipercolesterolemia
Pessoas sedentárias, acima do peso e com uma vida sem equilíbrio são mais propensas a desenvolver colesterol alto. Esse problema surge devagar, devido ao depósito de pequenas partículas de gordura nas paredes de veias e artérias, que acabam entupidas, comprometendo o bom funcionamento do organismo, sobretudo, do coração.
+ 10 exercícios físicos que você pode fazer em casa
+ 12 alimentos que controlam o colesterol alto
7. Osteoporose
O enfraquecimento dos ossos é mais comum nas mulheres e começa, geralmente, a partir dos 30 anos. Porém, a osteoporose também afeta os homens e é uma doença silenciosa! Aos poucos, ela causa a perda da densidade óssea, e muitas vezes só descoberta depois de quedas e fraturas provocadas por ela.
A osteoporose nos homens, segundo Drauzio Varella, frequentemente tem causas secundárias. Uso de derivados da cortisona por mais de três meses, por exemplo, fumo, abuso de álcool e a redução dos níveis sanguíneos de testosterona são os principais responsáveis.
+ 12 motivos para fazer sexo diariamente
8. Hipo e Hipertireoidismo
Duas doenças silenciosas que representam problemas na tireoide, como hipo e hipertireoidismo, atingem 15% da população brasileira. Apesar de ser mais comum em mulheres, os homens também podem sofrer da doença!
Os problemas provocados pela baixa produção de hormônios na tireoide – hipotireoidismo – causam a desaceleração do metabolismo, aumento de peso, dores musculares, distúrbios digestivos, alterações cardíacas e de humor, sendo, geralmente, associados a outros tipos de doenças.
Nos homens, os sintomas de problema na tireoide também podem incluir queda de cabelo e falta de libido.
Por outro lado, a produção excessiva de hormônios – hipertireoidismo – causa sintomas opostos, como nervosismo, sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos e perda acentuada de peso.