Muito se fala sobre o estresse, mas na verdade pouco se sabe sobre ele. O estresse é uma reação natural do organismo que acontece quando o indivíduo se depara com situações que, de certa forma, o irrite, amedronte, excite ou confunda, ou até mesmo que o faça imensamente feliz.
Ocorre onde há necessidade de adaptação exigida em momentos de mudança. E apesar de ser uma resposta natural diante de uma situação de mudança, seu excesso pode acarretar problemas a saúde.
As causas do estresse são classificadas em duas diferentes vertentes. Os estressores internos, que estão ligados a própria pessoa e as características sua personalidade como por exemplo perfeccionismo, pressa, querer fazer tudo ao mesmo tempo. E os estressores externos, do ambiente, mudanças em geral, incluindo as positivas, já que demandam adaptação.
Os exemplos desse tipo de estressores podem variar de pessoa para pessoa e da forma como elas encaram cada mudança e esses exemplos podem ser mudanças profissionais como desemprego, promoção, troca de emprego, podem ser pessoais como o nascimento de um filho ou doença e morte de pessoas queridas. E não podemos descartar também os pequenos fatores como trânsito, por exemplo, que pode acabar tendo peso importante para muitas pessoas.
Dentre os sintomas de estresse estão:
- Sensação de desgaste constante
- Alteração do sono (dormir demais ou muito pouco)
- Tensão muscular
- Formigamento da face ou das mãos
- Problemas de pele
- Diarreia
- Mudança de apetite
- Alteração repentina e constante de humor
- Perda de interesse pelas coisas
- Problemas de atenção, concentração e memória
Os casos mais graves de estresse podem ocasionar doenças como hipertensão, ansiedade, depressão, derrame, infarto, enxaqueca ou cefaleia e insônia.
É importante lembrar que estresse todo mundo tem e é normal ter, mas até certo ponto. É preciso ter estresse para poder viver, o problema é quando ele se torna maior que a capacidade da pessoa de se adaptar as mudanças que ocorrem no dia-a-dia. Mas é possível evitar e tratar o estresse. Alguns passos importante para evitar o estresse são:
- Dormir bem
- Cuidar da saúde
- Boa alimentação
- Praticar atividades físicas
- Proporcionar-se momentos de prazer
- Buscar mudanças
- Fazer sexo
- Auto incentivar-se
- Refletir sobre a maneira de lidar com as situações
- Identificar os estressores, aumentar a resistência a ele e quando for possível eliminá-lo
E se mesmo com esses cuidados não for possível controlar o estresse, a pessoa deve procurar a ajuda de um psicólogo que o ajudará a identificar seu estressor e a lidar com o mesmo.
► Texto escrito por Flávia de Oliveira. Farmacolanda, nerd, colecionadora de tattoos, amante de séries e cinema e alquimista nas horas vagas.
Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para contato@manualdohomemmoderno.com.br e quem sabe nós não publicamos?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso