12 Alimentos que controlam o colesterol alto

 

Créditos: Reprodução

Não é mais segredo para ninguém que a união entre uma boa alimentação e a prática de atividades físicas é o segredo não só para emagrecer, mas também para manter o corpo saudável e evitar que ele desenvolva inúmeras doenças.

Dentro de uma dieta balanceada, existem alimentos capazes de controlar nossas taxas de colesterol e reduzir aquelas que fazem mal para a nossa saúde.

Existem dois principais tipos de colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL), e certos alimentos conseguem manter os dois em equilíbrio, reduzindo o risco de infarto, derrame cerebral e várias outras doenças, como o Mal de Alzheimer, por exemplo.

Segundo a nutricionista do Vita Check-Up Center, Cintia Azeredo: “O controle da alimentação já influencia significativamente em uma redução do perfil de colesterol. Assim, procure reduzir alimentos ricos em gordura como embutidos, refeições pré-prontas (congelados), industrializados, biscoitos recheados e gordura hidrogenada”.

Depois de reduzir a ingestão de congelados, por exemplo, é importante inserir outros tipos de alimento dentro da sua rotina alimentar.

Com base na opinião e sugestão de nutricionistas, selecionamos os principais aliados no controle do colesterol. Veja só:

Açaí

Créditos: Reprodução

Além de ser um aliado contra o câncer, o açaí também equilibra nossas taxas de colesterol. Por ser fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, ele reduz o colesterol ruim (LDL).

Ele também é rico em polifenóis que agem diretamente nos vasos sanguíneos detonando os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Mas não abuse e coloque leite condensado e leite em pó na mistura!

Peixes

Créditos: Reprodução

Peixes de água fria como Salmão, atum e truta são fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura insaturada que faz bem para a nossa saúde. Ela ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue, reduz o risco de formação de coágulos e, por deixar o sangue mais fluído, é uma aliada importante na prevenção das doenças cardiovasculares. Eneida Ramos, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, sugere que o preparo do peixe seja feito na grelha ou no forno.

Oleaginosas

Créditos: Reprodução

Nozes e castanhas são aliadas excelentes quando consumidas com moderação. Os antioxidantes são responsáveis pelo combate ao envelhecimento celular, prevenção de doenças coronárias e de diversos tipos de câncer – e as oleaginosas estão repletas deles.

Já a arginina, também presente em nozes e castanhas, atua como vasodilatador e contribui para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Soja

Créditos: Reprodução

Os vegetarianos estão completamente corretos quando trocam certos alimentos pela soja. A nutricionista da Unifesp, Ana Maria Figueiredo Ramos, explica que, nas mulheres, ela controla os problemas hormonais da menopausa, mas, em ambos os sexos, é uma excelente opção para quem quer proteger o coração, pois ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de fortalecer o organismo para proteger seu corpo de infecções.

Aveia

Créditos: Reprodução

Fibras são importantíssimas para a nossa alimentação e controle da digestão. A Aveia, por exemplo, além das fibras insolúveis também contém uma fibra solúvel conhecida como betaglucana: ela retarda o esvaziamento gástrico e, por isso, promove a sensação de saciedade, melhora a nossa circulação, controla o nível de açúcar no sangue e inibe a absorção de gordura (colesterol).

Você pode incluí-la em várias receitas, colocá-la na massa de panqueca ou do pão, misturá-la com outros cereais, comer com leite ou com banana, são várias alternativas e adaptações!

Chocolate Amargo

Créditos: Reprodução

Com 30g de chocolate amargo ao dia reduz o colesterol e também o risco de doenças vasculares. Isso acontece porque ele é rico em flavonóides, substâncias que diminuem o LDL. Mas para absorver os benefícios você não pode comer uma barra inteira de uma vez, e nem optar por chocolate ao leite ou chocolate branco, ok?

Alcachofra

Créditos: A Cozinha de Cacau

Há quem ame e quem deteste o sabor da Alcachofra, mas os nutricionistas parecem estar de acordo quanto aos benefícios proporcionados pela flor: como suas fibras são resistentes à ação de enzimas, elas promovem a diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos e reduzem o risco de obesidade e diabetes, além de causar a sensação de saciedade.

Uma porção de 100g, por exemplo, tem apenas 50 calorias.

Laranja

Créditos: Reprodução

Ao contrário do item anterior, é raro encontrar alguém que não goste de laranja. Que bom! Porque um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais descobriu que as flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na laranja, diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo porque limitam a absorção do colesterol no intestino.

Além disso, a fruta também é uma fonte de Potássio, e a baixa ingestão deste mineral pode causar doenças cardíacas como a arritmia.

Vinho

Créditos: Reprodução

Nós já listamos os dez principais motivos para você beber vinho todos os dias: o controle do colesterol é um deles. A ingestão moderada de uma ou duas taças por dia causa a elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL (o colesterol bom) – algo bem parecido ao que acontece quando praticamos exercícios.

As flavonoides, substâncias antioxidantes também encontradas na laranja, por exemplo, também promovem ações vasodilatadoras e anticoagulantes nas plaquetas.

Azeite

Créditos: Reprodução

Assim com o vinho, também é fonte de antioxidantes como a vitamina E. Uma colher de azeite por dia faz bem ao aparelho cardiocirculatório e controla o diabetes do Tipo 2 por reduzir a taxa glicêmica.

Canela

Créditos: Reprodução

Não adianta chupar bala de canela ou comprar um chiclete neste sabor. Para receber os benefícios dela, é preciso consumir meia colher de sopa por dia desta especiaria para equilibrar os níveis de colesterol do seu corpo. O estudo responsável por essa conclusão foi realizado pela Kansas State University, nos Estados Unidos.

Chá

Créditos: Reprodução

O chá verde é um excelente substituto para o café principalmente por causa do seu papel na redução do colesterol. Como ele contém flavonoides que funcionam como antioxidantes, sua ingestão ajuda na prevenção da inflamação dos tecidos e também previne a formação de coágulos, uma das principais causas de ataques do coração.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »