Consegue encarar este treino de prancha?
Um exercício simples, que não requer nenhum aparelho, pode ser feito em qualquer lugar e mostrou-se como uma dos mais eficazes práticas para ter o tão sonhado abdômen chapado. Inclusive com comprovação científica feita por especialistas da Harvard.
- Saiba qual é o melhor exercício para a barriga, segundo a ciência
- Conheça 16 equipamentos para transformar sua casa em uma academia!
- Veja os exercícios físicos mais simples e eficazes do que a corrida
A prancha isométrica, ou simplesmente a prancha é uma atividade que ganha cada vez mais adeptos. Por isso, gente do mundo inteiro se propõe a encarar o Desafio 30 Dias de Prancha.
Antes de mais nada, foi explicar o porquê da prancha ser a queridinha na atividade física. Assim, confira as vantagens do exercício:
Benefícios do treino de prancha mensal
1. Melhora a postura
Durante a feitura do exercício, grupos musculares que ajudam na estabilidade da coluna são acionados. Dessa forma, ajuda a melhorar a postura.
2. Previne lesões
Por fortalecer os músculos abdominais, da região lombar e quadril, a prancha acaba auxiliando na prevenção de lesões na hérnia de disco, coluna e na lombar.
3. Melhora o equilíbrio
Por causa da necessidade de estabilização durante o exercício, ficando na mesma posição e até às vezes se apoiando em uma perna só, a prancha melhora seu equilíbrio corporal.
4. Acelera o metabolismo
Dessa forma, se você encarar o desafio de 30 dias, fazer os exercícios diariamente queima mais calorias que os abdominais tradicionais. Isso porque os músculos do core, quando ativados, garantem a queima calórica ainda que você estiver parado ou passa a maior parte do tempo sentado.
5. Maior flexibilidade
Assim, a flexibilidade é um dos principais benefícios de fazer a prancha regular. Isso porque o exercício alonga vários grupos musculares como ombros, omoplatas e clavícula – e os isquiotibiais, arcos e dedos dos pés.
Como fazer o desafio de Prancha
O Desafio 30 Dias de Prancha, ou plank challenge (como chamam na gringa) é bem simples e que não tomará mais que 5 minutos do seu dia. A ideia geral é aumentar gradativamente o nível de dificuldade até que, no último dia, a pessoa consiga executar 5 minutos da atividade.
A recomendação é que você efetue entre 3 e 4 repetições deste exercício por dia do treino de prancha. Pois este tipo de treino isométrico combina resistência e contração muscular, trabalhando toda a parte central do corpo.
Aliás, vale salientar que para definir o abdômen, o exercício isolado não funciona. Ele precisa estar junto com uma alimentação saudável e que tenha um deficit calórico para ter resultados expressivos na perda de gordura abdominal.
Dessa maneira, o Desafio ganhou adeptos no mundo inteiro. Tanto que existem até aplicativos que auxiliam na hora de fazê-lo.
Se você quiser fazer um outro tipo de treino de prancha, se liga nesse grupo de exercício com variações de prancha para você executar em até 5 minutos.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso