Copa do Mundo 2018 – Tudo que você precisa saber

Copa do Mundo de 2018

A Copa do Mundo 2018 será disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho, na Rússia. O país, pela primeira vez anfitrião da competição, montou 11 cidades-sede para receber a disputa, esta que será a primeira a acontecer no Leste Europeu e a décima primeira na Europa.

+ Saiba como será a abertura da Copa do Mundo 2018
+ Conheça os grupos da Copa da Rússia
+ Saiba quais as seleções favoritas para a Copa do Mundo 2018

A Fifa escolheu o país devido ao aumento de interesse da população russa no futebol, graças a investimentos financeiros no esporte, aumento da relevância da Primeira Liga Russa e a chegada de jogadores estrangeiros no país.

Grupos da Copa 2018

Grupos da Copa do Mundo de 2018

Tirando o país sede, automaticamente classificada para o torneio, a seleção brasileira foi a primeira a garantir a classificação para a Copa do Mundo 2018.

O sorteio de grupos para a Copa da Rússia aconteceu em 1º de dezembro de 2017, em Moscou. No dia, 32 equipes foram divididas em 8 grupos, com base no Ranking Mundial da Fifa de outubro de 2017. Todos os grupos, bem como as datas das partidas já foram divulgadas.

+ Confira uma análise de todos os grupos da Copa do Mundo 2018

Cidades Sedes da Copa do Mundo 2018

cidades copa do mundo 2018

A Rússia propôs as cidades de Kaliningrado, Kazan, Krasnodar, Moscou, Níjni Novgorod, Rostov do Don, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sóchi, Volgogrado, Iaroslavl, e Ecaterimburgo para receberem as seleções e os jogos da Copa do Mundo 2018.

+ Conheça todos os Estádios para a Copa da Rússia 2018

Todas as cidades estão localizados na Rússia Europeia, com exceção de Ecaterimburgo, que está localizada na Rússia Asiática, decisão que foi tomada para reduzir o tempo de viagem entre as sedes.

Ao todo, serão 11 cidades-sede e 12 estádios, uma cidade a mais que a exigência da FIFA. Desses 12 estádios, dois serão reformados e dez foram reconstruídos.

Mascote, bola e transmissão

Mascote da Copa do Mundo 2018

A seleção do mascote da Copa do Mundo 2018 ocorreu em 2016. Na disputa, estavam animais como Lobo, o Gato, o Tigre-siberiano, a fênix, o urso. Em 21 de outubro de 2016 o ex-jogador Ronaldo, lança o mascote junto ao Comite Organizador Fifa 2018,que foi denominado Zabivaka, lobo que em russo significa “aquele que marca um gol”.

+ Como é a bola da Copa da Rússia

Já a bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2018, teve como inspiração a Telstar, bolas oficiais das Copas de 1970 e 1974. Sendo lançado em 9 de novembro de 2017,a bola oficial foi batizada de Telstar 18.

Poster da Copa do Mundo de 2018

No Brasil, o torneio será transmitido pela Globo, Bandeirantes, SporTV e FOX Sports.

+ Confira a data e horário de todos os jogos da Copa do Mundo de 2018

Abertura da Copa do Mundo 2018

Abertura da Copa do Mundo de 2018

A abertura da Copa do Mundo 2018 vai acontecer no dia 14 de junho, no Estádio Luzhniki, em Moscou, às 11h30. O jogo de abertura será entre a anfitriã Rússia e Arábia Saudita, às 12h.

A festa inaugural contará com o show do cantor britânico Robbie Williams e a cantora de ópera russa Aida Garifullina. Além disso, o jogador Ronaldo vai participar do evento.

+ Saiba tudo sobre a Abertura da Copa do Mundo de 2018

Para quem não sabe, Robbie Williams é autor de hits como “Sexed Up” e “Feel”. Vale lembrar que, diferente das outras edições da Copa, a cerimônia acontecerá desta vez faltando apenas meia hora para o início do jogo.

Esta é a terceira vez que uma partida que abre a Copa do Mundo não tem pelo menos uma das seleções campeãs ou do primeiro escalão do futebol internacional. A programação do show de abertura ainda não foi divulgada.

Música oficial da Copa do Mundo de 2018

Will Smith fará a música oficial da Copa do Mundo de 2018

Depois de muito suspense, a Fifa divulgou que Will Smith participará a música oficial da Copa do Mundo de 2018. A canção oficial, lançada na sexta, 25/5, conta com parceria com o cantor porto-riquenho Nicky Jam e a cantora pop do Kosovo Era Istrefi.

A canção foi produzida pelo produtor musical Diplo, famoso pelos sucessos Lean On e Cold Water com seu grupo Major Lazer.

Fifa lança vinheta de abertura da Copa do Mundo 2018

A Fifa divulgou a vinheta oficial de abertura dos jogos da Copa do Mundo 2018, que serão transmitidos pela TV. O  vídeo é inspirado na abertura da série “Game of Thrones”, contando com imagens de craques das seleções que já foram campeãs mundiais.

Assim, o rei Pelé representa o Brasil na vinheta de abertura da Copa da Rússia, que tem 45 segundos de duração.

De acordo com a Fifa, os detalhes do vídeo foram baseados em elementos que representam a riqueza da cultura russa, como os “Ovos Imperiais de Fabergé”, joias manufaturadas pelo designer Peter Carl Faberge para os tzares russos na virada do século 19 para o 20.

Chuteiras e Uniformes das seleções para a Copa 2018

Como parte da tradição do torneio, as fornecedoras de material esportivo sempre lançam uniformes novos para a Copa do Mundo 2018.

+ Confira todas as camisas da Copa do Mundo de 2018

A Adidas foi a primeira fornecedora a sair na frente e já divulgou todas as camisas das seleções que ela patrocina. Nike, e outras empresas de materiais esportivos apresentaram os novos uniformes que os times vestirão na Copa da Rússia 2018.

Boa parte dos uniformes fazem referências a mantos consagrados em outras Copas do Mundo. Acrescentado a isso, as novas tecnologias de tecidos usados que contribuem para a ventilação do corpo, mais leves e mais flexíveis, se moldando melhor ao corpo do atleta e proporcionando um maior rendimento dentro de campo.

+ Conheça as Chuteiras dos jogadores da Copa do Mundo

Além disso, vale a pena conferir os desenhos, cores e estampas criadas para cada seleção, um festival de belos trajes que vestirão os jogadores na Copa do Mundo 2018.

Como assistir aos jogos da Copa da Rússia 2018

Se você não conseguiu folga para curtir nos estádios da Rússia a Copa do Mundo, pode se programar para aproveitar o mundial de futebol por aqui.

+ Bares de São Paulo para assistir a Copa da Rússia
+ Bares do Rio de Janeiro para assistir a Copa 2018

Como sempre, diversos bares contam com uma programação especial para passar os jogos da Copa 2018, uma boa opção para reunir os amigos e comemorar juntos.

Agora, se você não está a fim de sair de casa, programar para receber os amigos, fazer práticos petiscos, acompanhado de boas cervejas é a dica que damos.

+ Petiscos práticos para fazer em casa para a Copa do Mundo 2018

Jogos do Brasil Copa do Mundo 2018

+ Escalação do Brasil para a Copa do Mundo 2018

Conheça a lista de convocados do Brasil para a Copa do Mundo 2018 (14/5)

Abaixo segue a lista final dos jogadores convocados para a Copa da Rússia. No link, você não só confere os jogadores que estão na lista e ficaram de fora, bem como todas as escalações, dos amistosos preparatórios às partidas durante o torneio

+ Confira todas as escalações do Brasil na Copa 2018

lista de convocados do Brasil para a Copa do Mundo 2018

Goleiros
Alisson (Roma-ITA)
Cássio (Corinthians-BRA)
Ederson (Manchester City-ING)

Defensores
Fagner (Corinthians-BRA)
Danilo (Manchester City-ING)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Pedro Geromel (Grêmio-BRA)

Meias
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Paulinho (Barcelona-ESP)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Fred (Shakhtar Donetsk-UCR)
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Douglas Costa (Juventus-ITA)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

Seleções favoritas na Copa da Rússia

O torneio reúne as 32 melhores seleções de futebol no planeta. Enquanto algumas estão só pela participação, outras tantas até despontam como possíveis zebras, e, é claro, existem as favoritas para a Copa do Mundo 2018.

Estas últimas são países que já deram seu cartão de visita. Através da tradição em Copas anteriores, conquistando títulos, pelo sempre regular rendimento em campo ou por ter um elenco recheado de grandes jogadores. Confira no link os times que saem na frente da disputa da Copa da Rússia.

+ Conheça as 8 seleções favoritas para a Copa do Mundo 2018

Melhores Memes da Copa do Mundo 2018

memes vitória Brasil Croácia - Copa 2018

Durante 30 dias, o planeta só respirará futebol! O maior evento da Terra rende momentos épicos, grandes jogos, gols espetaculares e muito, mais muito memes!

+ Veja a seleção com os melhores memes da Copa do Mundo 2018

Junto com partidas épicas, lances bizarros, piadas e zueiras, porque se algo existe, merece se tornar um meme.

Por isso mesmo, fizemos um especial com os melhores memes da Copa do Mundo 2018. E, por aqui, o Mundial já começa desde o sorteio de grupos até o jogo final, onde conheceremos o mais novo Campeão Mundial!

Seleções e jogadores que ficaram de Fora da Copa 2018

10 Grandes Jogadores que estão fora da Copa do Mundo 2018

Assim como grandes surpresas, como a Islândia e sua classificação épica, muitos grandes times ficaram de fora do torneio. Entre as mais de destaque, a Itália e a Holanda são consideráveis perdas para este mundial.

+ Grandes seleções que estão fora da Copa da Rússia

Além das seleções, grandes craques que disputam os principais campeonatos e estão dos times mais relevantes são ausências neste torneio. Conheça os jogadores fora da Copa e os principais motivos da ausência.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »