A abertura da Copa do Mundo de 2018 vai acontecer no dia 14 de junho, no Estádio Luzhniki, em Moscou. Para este ano, os organizadores já afirmaram que o evento será menor do que os das outras edições, como na Copa do Brasil 2014. A apresentação deve acontecer momentos antes da partida inaugural do mundial, entre a anfitriã Rússia e Arábia Saudita, partida esta que está marcada para às 16h do horário da capital russa – 12h do horário de Brasília.
+ Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo 2018
+ Melhores Memes da Copa da Rússia
+ Saiba quais as seleções favoritas para a Copa do Mundo 2018
Esta é a terceira vez que uma partida que abre a Copa do Mundo não tem pelo menos uma das seleções campeãs ou do primeiro escalão do futebol internacional.
Show da abertura da Copa do Mundo 2018
De acordo com Alexei Sorokin, diretor geral do Comitê Organizador, a abertura deste ano será mais simples e curta do que em anos anteriores. “A cerimônia de abertura terá um novo formato. Não parecerá com as de África do Sul e Brasil. Será mais curta e ocorrerá antes do apito inicial”, disse em entrevista coletiva.
+ Conheça todos os estádios para a Copa da Rússia
Enfim, a Fifa divulgou os detalhes sobre a cerimônia de abertura da Copa do Mundo nesta segunda, 11/6. O evento, que será realizado na quinta, no Estádio Lujniki, em Moscou, acontece às 11h30, poucos momentos antes da partida inicial, marcada para 12h (horário de Brasília) entre Rússia x Arábia Saudita. A festa inaugural contará com o show do cantor britânico Robbie Williams e a cantora de ópera russa Aida Garifullina.
Além disso, o jogador Ronaldo vai participar do evento.
– A partida inaugural é sempre muito simbólica. É nesse instante que se dá conta que o grande momento pelo qual estava esperando há quatro anos, como jogador ou torcedor, por fim chegou. Ninguém sabe o que vai acontecer nas quatro semanas de campeonato, mas todos sabem que será memorável – afirmou o ex-atacante brasileiro.
Para quem não sabe, Robbie Williams é autor de hits como “Sexed Up” e “Feel”. Vale lembrar que, diferente das outras edições da Copa, a cerimônia acontecerá desta vez faltando apenas meia hora para o início do jogo.
De todo caso, duas celebridades internacionais foram confirmadas: o cantor de ópera espanhol Placido Domingo e seu colega do Peru Juan Diego Florez, que se apresentarão tanto no estádio quanto na famosa Praça Vermelha em frente ao Kremlin.
Além disso, já foram confirmados os artistas russos Aida Garifullina, Albina Shagimuratova, Ildar Abdrazakov, Denis Matsuev, Anna Netrebeko e o azeri Yusif Eyvazov. A cerimônia vai se iniciar com cerca de 500 dançarinos e ginastas. Depois disso, uma série de performances celebrando os diversos aspectos da cultura russa darão sequência ao evento. O final será marcado por fogos-de-artifício.
+ Conheça todos os uniformes das seleções para a Copa 2018
Marcado para o dia 14 de junho, a abertura ocorrerá no Estádio Luzhniki, em Moscou, momentos antes da primeira partida do torneio entre Rússia e Arábia Saudita. O governo russo tentou marcar o evento para o Estádio Lev Yashin, do Dínamo Moscou, que não receberá jogos do mundial, mas a Fifa recusou.
Quando a Fifa divulgar mais informações e a programação completa da abertura da Copa do Mundo de 2018, informaremos por aqui!
Fifa lança vinheta de abertura da Copa do Mundo 2018
A Fifa divulgou a vinheta oficial de abertura dos jogos da Copa do Mundo 2018, que serão transmitidos pela TV. O vídeo é inspirado na abertura da série “Game of Thrones”, contando com imagens de craques das seleções que já foram campeãs mundiais.
+ Confira todas as músicas criadas para a Copa 2018
Assim, o rei Pelé representa o Brasil na vinheta de abertura da Copa da Rússia, que tem 45 segundos de duração.
De acordo com a Fifa, os detalhes do vídeo foram baseados em elementos que representam a riqueza da cultura russa, como os “Ovos Imperiais de Fabergé”, joias manufaturadas pelo designer Peter Carl Faberge para os tzares russos na virada do século 19 para o 20.
A produção conta com uma águia carregando uma bola nas patas e soltando em um campo de futebol. Além disso, barcos, castelos, trem, torres, estátuas e até um dragão soltando fogo aparecem na vinheta, que tem a trilha sonora do compositor alemão Hans Zimmer.
Abertura da Copa do Mundo 2014
Na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a abertura aconteceu na Arena Corinthians, em São Paulo. Em 12 de junho, a Jennifer Lopez, Pitbull e a brasileira Cláudia Leitte fizeram um show em trio, cantando a música oficial do Mundial “We Are One”.
+ Apelidos das 32 seleções da Copa do Mundo 2018
Na época, o evento explorou o tema natureza e cultura brasileira. O show foi dirigido pelo italiano Franco Dragone e durou quase 25 minutos. A partida inicial foi entre Brasil x Croácia, às 17h (de Brasília).
A imprensa internacional não gostou tanto da abertura da Copa no Brasil em 2014, que ela foi considerada uma das mais fracas da história. Nem a presença da modelo internacional Gisele Bündchen apresentando o evento salvou das críticas.
Will Smith participa da música oficial da Copa do Mundo de 2018
Depois de muito suspense, a Fifa divulgou que Will Smith fará a música oficial da Copa do Mundo de 2018. A canção oficial, que será lançada na sexta, 25/5, e contará com parceria com o cantor porto-riquenho Nicky Jam e a cantora pop do Kosovo Era Istrefi.
A canção será produzida pelo produtor musical Diplo, famoso pelos sucessos Lean On e Cold Water com seu grupo Major Lazer.
Data e horário da Abertura da Copa do Mundo 2018
Data: quinta-feira, 14 de junho – Apresentação geral momentos antes da partida inicial
Jogo de Abertura: Rússia x Arábia Saudita, quinta-feira, 14 de junho, às 12h (de Brasília)
Confira todos os jogos de abertura na história das Copas, desde 1966:
+ Conheça todos os países que já ganharam a Copa do Mundo
Copa de 1966 (Inglaterra) – Inglaterra 0 x 0 Uruguai
Copa de 1970 (México) – México 0 x 0 União Soviética
Copa de 1974 (Alemanha) – Brasil 0 x 0 Iugoslávia
Copa de 1978 (Argentina) – Alemanha 0 x 0 Polônia
Copa de 1982 (Espanha) – Argentina 0 x 1 Bélgica
Copa de 1986 (México) – Itália 1 x 1 Bulgária
Copa de 1990 (Itália) – Argentina 0 x 1 Camarões
Copa de 1994 (Estados Unidos) – Alemanha 1 x 0 Bolívia
Copa de 1998 (França) – Brasil 2 x 1 Escócia
Copa de 2002 (Coréia e Japão) – França 0 x 1 Senegal
Copa de 2006 (Alemanha) – Alemanha 4 x 2 Costa Rica
Copa de 2010 (África do Sul) – África do Sul 1 x 1 México
Copa de 2014 (Brasil) – Brasil 3 x 1 Croácia
Como assistir aos jogos da Copa da Rússia 2018
Você pode se programar para aproveitar o mundial de futebol na sua cidade. Como sempre, diversos bares contam com uma programação especial para passar os jogos da Copa 2018, uma boa opção para reunir os amigos e comemorar juntos.
+ Bares de São Paulo para assistir a Copa da Rússia
+ Bares do Rio de Janeiro para assistir a Copa 2018
Agora, se você não está a fim de sair de casa, programar para receber os amigos, fazer práticos petiscos, acompanhado de boas cervejas é a dica que damos.
+ Petiscos práticos para fazer em casa para a Copa do Mundo 2018
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso