Como é a Bola da Copa do Mundo 2018?

Bola da Copa do Mundo 2018

A Fifa divulgou a bola oficial da Copa do Mundo de 2018, que irá acontecer na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Nomeada de “Telstar 18”, a pelota homenageia uma das conquistas mundiais mais importantes e memoráveis do futebol brasileiro: a Copa do Mundo de 1970.

+ Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo 2018
+ Veja as Camisas da Copa do Mundo 

Há um motivo para a bola ter esse nome. Telstar é uma redução de “estrela da televisão”, maneira como a bola daquela edição ficou conhecida para os fãs de futebol, que teve a primeira transmissão a cores.

A bola tem as clássicas cores branco e preta, somado a quadrados em cinza e prata. O logo do campeonato mundial, da Adidas e do nome da bola estão na cor bronze. A superfície da esfera não é lisa, mas com relevo em formato de micro-quadrados, além dos gomos estarem em uma disposição diferente e inédita.

Bola da Copa do Mundo 2018

“A Telstar 18 evoca memórias inesquecíveis da Copa do Mundo de 1970 – e de lendas como Pelé, Gerd Muller, Giacinto Facchetti, Pedro Rocha e Bobby Moore – e alimentará os sonhos daqueles que jogarão pelo prêmio mais cobiçado do futebol na Rússia no próximo ano”, afirmou a entidade logo após o anúncio da bola oficial do mundial de 2018.

A Copa do Mundo de 2018 será a vigésima na história, que começou em 1930, no Uruguai. O início já está marcado para o dia 14 de junho do ano que vem, e a final para o dia 15 de julho, palco da decisão do novo campeão mundial.

Esse relevo que impede que a bola seja totalmente lisa foi criado para possibilitar que a bola tenha uma boa trajetória durante o voo, não tenha variações na trajetória, mas que não ‘escorregasse’ na mão do goleiro, ou seja, que ela possa ser defendida.

Bola da Copa do Mundo 2018

Uma novidade é o chip embutido na Telstar 18. Para a entidade que cuida do futebol, as bolas que estarão nos campos russos poderão ser monitoradas em tempo real.

“O chip funciona como um código de barras. O importante é o leitor, o chip é apenas uma parte. Na Copa, a Fifa consegue ter todos os dados reais da bola, como deslocamento, velocidade, posicionamento global… A decodificação será feita só para a Fifa com as bolas da Copa”, revela Bruno Almeida, gerente sênior de relações públicas da adidas. “Para o torcedor, a bola terá um chip passivo, para evitar o hackeamento da bola. Ele foi desenvolvido para que o consumidor possa interagir”, diz.

Durante as edições da Copa, as bolas tiveram uma evolução tecnológica. Os primeiros modelos encharcavam a ponto de dobrarem seu peso em partidas debaixo de chuva. Já os modelos lançados recentemente conta com bolas testadas em laboratório e que absorvem apenas 0,8% de água, uma quantidade bem abaixo do limite permitido pela Fifa.

Bola da Copa do Mundo 2018

Vale lembrar que nem sempre as experiências dão certo. A bola da Alemanha foi a primeira sem costura. Com painéis arredondados, depois notaram que esse formato pode propiciar uma perda pequena na trajetória aérea. Por isso surgiu a ideia de voltar fazer ângulos mais retos.

A fornecedora afirma que os testes em laboratório indicam 20% da qualidade da bola. Os outros 80% vêm do feedback dos jogadores.

A parte ruim para o torcedor é a questão do preço. Para ter a Bola oficial da Copa, você terá que desembolsar R$ 599,99. Já o modelo replica, vendido pela Adidas, sai por R$ 159,99.

Compre Aqui

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »