5 passos de cuidados básicos com a pele que todo homem deve seguir

Todo homem tem que ter uma rotina de cuidados com a pele. A boa notícia é que isso não ocupa nem 10 minutos do seu dia e traz ótimos resultados.

Cuidados básicos com a pele do homem - Depositphotos

Papo reto: cuidar da pele não é questão de vaidade. A pele é o maior órgão do seu corpo, seu cartão de visitas, a primeira coisa que reparam em você (junto com o cabelo) e é basicamente um prontuário orgânico do seu estado de saúde. Se você está mal, sua pele mostra isso para o mundo todo. Chegou a hora, então, de aprender alguns cuidados básicos com a pele que todo homem deve fazer.

Veja bem, não estamos falando de tratamentos estéticos ou de produtos mirabolantes e super caros. A ideia é que, com 10 minutos toda manhã (e alguns de noite, se quiser), você já cuide dela de um jeito bom. Além de fazer muito bem para a autoestima e para a saúde mental, os benefícios poderão ser notados em curto prazo, pode anotar.

Em geral, a pele masculina é mais oleosa do que a das mulheres. Temos mais testosterona do que elas e isso deixa nossa pele mais áspera, espessa e densa, com poros mais dilatados. Por isso produzimos pelos mais grossos, mais suor e mais sebo. Se você e quer saber como lidar com tudo isso, veja como cuidar da sua pele sem precisar de muitos produtos – em cinco passos básicos.

Antes de tudo: descobrindo seu tipo de pele

Tratamentos de beleza mais buscados pelos homens

Saber identificar seu tipo de pele é muito útil. Não apenas para cuidar dela de maneira apropriada, mas também para ajudar a evitar espinhas (veja como lidar com elas) e até melhorar o barbear. Há tipos diferentes de pele masculina, sendo eles:

  • Pele mista: é a mais comum entre os homens. É o tipo de pele de quem tem testa, nariz e queixo oleosos (também conhecidos como Zona T, por seu formato), enquanto as bochechas e as maçãs do rosto são relativamente mais secas. Normalmente, requer cuidado na hora de passar os produtos para não “ultrapassar” os limites de cada área – ou que você use produtos para todos os tipos de pele.
  • Pele oleosa: aquela que produz tanto sebo que até brilha. A oleosidade se dá no rosto inteiro, não só na Zona T. Por um lado, é a pele menos propensa a rugas, pois está sempre hidratada. Por outro, haja espinhas. Veja aqui alguns cuidados para quem tem pele masculina oleosa.
  • Pele seca: a mais rara entre os homens. Pode parecer uma boa por estar sempre “limpa”, mas é a que dá ao rosto a aparência mais ressecada e com mais rugas. Repare se ela “repuxa” quando sai do banho.
  • Pele normal: o tipo de pele de quem não apresenta nenhum ponto de oleosidade ou ressecamento em excesso. Se seu rosto tem a aparência sadia, com poucas rugas ou espinhas, e fica mais oleoso no verão e mais seco no inverno.

Passo 1: esfoliação

esfoliante pele

O que é: a esfoliação serve para remover as células mortas, a sujeira e sebo – por isso é o primeiro passo dos cuidados com a pele que todo homem deve seguir. Essa limpeza profunda penetra nos poros e atinge as impurezas mais escondidas, ajudando a combater manchas e cravos (e pode até ajudar a fazer a barba a crescer). Existem tipos diferentes de esfoliantes para tipos de pele masculina diferentes. Se você tem pele seca e sensível (ou se barbeia muito) prefira um esfoliante químico em vez um que precisa esfregar mais intensamente (ideal para oleosidade).

Como fazer: massageie a pele com o esfoliante no banho ou ao lavar o rosto por 30 segundos e deixe absorver por mais 30 segundos antes de enxaguar. Tire tudo.

Frequência: duas ou três vezes por semana funciona para a maioria dos homens. Se ela for muito oleosa, faça isso três ou quatro vezes.

Onde comprar: esfoliante facial masculino

Passo 2: limpeza

Limpeza de pele - Depositphotos

O que é: é a etapa de manutenção diária mais importante em sua rotina de cuidados com a pele. Ao longo do dia, ela fica exposta a sujeira, bactérias e impurezas diversas, além de produzir sebo que se acumula na superfície. A limpeza remove isso, ajudando a prevenir erupções e poros obstruídos. Os produtos de limpeza de pele (sabonetes próprios para rosto, espuma ou água micelar, gel, etc.) costumam ser feitos para tipos de peles diferentes, mas geralmente com uma mistura entre ingredientes mais hidratantes e outros mais ácidos para controlar a oleosidade.

Como fazer: aplique o produto específico para sua pele logo depois da esfoliação. Massageie e enxágue. Todo o processo não deve demorar mais de 30 segundos.

Frequência: diariamente, pela manhã (e pode fazer também à noite para ter resultados melhores).

Onde comprar: produtos de limpeza facial para homens

Passo 3: nutrição

Óleo de barba

O que é: depois de limpar, a pele está pronta para o terceiro passo dos cuidados que todo homem deve seguir: receber novos nutrientes. São muitos produtos diferentes que cumprem essa função, como tônicos, vitaminas e cremes anti-idade. Talvez o mais fácil de usar seja o sérum. Esse produto (cujo nome significa soro) serve para fornecer ingredientes ativos e nutrientes de forma mais rápida e eficaz a sua pele. Existe um sérum para cada tipo de pele e para cada “problema” que você quer resolver (rugas, manchas, oleosidade, etc.), mas a dica é procurar um mais básico e generalista.

Como fazer: aplique de uma a três gotas do seu sérum (ou a quantidade recomendada na embalagem, se for outra) em seus dedos e massageie levemente a pele durante 10 segundos, espalhando por todo o rosto.

Frequência: diariamente, pela manhã, depois de limpar a pele e antes de hidratar. Pode fazer de noite também (depois da limpeza) se quiser.

Onde comprar: produtos de nutrição facial para homens

Passo 4: hidratação

Promoções até 50% off na linha masculina de cuidados com a pele O Boticário

O que é: quando pensamos em pele masculina limpa, imaginamos ela bem seca e macia. No rosto, isso não funciona bem assim. Secura em excesso significa que a barreira protetora de sua pele foi removida. Mantê-la hidratada ajuda a repor os nutrientes e a umidade perdidos durante o processo de limpeza e esfoliação. Além disso, o hidratante ajuda a evitar que a sujeira obstrua os poros e protege contra as bactérias.

Como fazer: a quantidade que você deve usar depende da estação e do tipo de pele. Se for mais oleosa, use pouco e de maneira uniforme. Se for mais seca, use o suficiente para garantir que ela fique completamente hidratada ao toque. Para todos os tipos de pele, contudo, é bom aumentar a quantidade nos meses mais frios.

Frequência: diariamente, pela manhã. Na verdade, há hidratantes próprios para o dia e para a noite. Se você não gosta da sensação de creme na cara para sair de casa, compre um noturno.

Onde comprar: hidratante facial masculino

Passo 5: proteção

Protetor solar para homens

O que é: não adianta o homem fazer todos os passos anteriores de cuidados com a pele sem protegê-la ao final do processo. E você pode fazer isso com protetor solar. Ele protege a pele de toda a radiação que recebemos ao longo do dia, dentro e fora de casa (sim, a luz do sol que entra pela janela também pode te prejudicar), além de ajudar a prevenir o câncer de pele e seu envelhecimento precoce. O uso diário do filtro solar é o produto antienvelhecimento mais eficaz que temos.

Como fazer: passe por todo o seu rosto de forma uniforme depois de hidratar ou antes de sair de casa. Se você não quer passar tantos produtos, procure um protetor solar com ingredientes hidratantes para a pele. Assim, você mata dois em um.

Frequência: diariamente, pela manhã, depois de fazer todo o processo de cuidado com a pele (sério, todo dia mesmo).

Onde comprar: protetor solar masculino

Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso