Qual a melhor forma de cuidar da pele com acne?

A acne é um problema que incomoda grande parte dos homens afetados pelo problema, principalmente os adolescentes.

O uso de medicamento não é a única alternativa para o tratamento de pele

A acne é um problema que incomoda grande parte dos homens afetados pelo problema, principalmente os adolescentes. O excesso de espinhas, assim como o possível aparecimento de cistos e cicatrizes, preocupa principalmente pelo aspecto estético. Contudo, é importante tratar a acne como um tema de saúde e não apenas como questão de beleza.

Para tratamentos de casos mais graves, apela-se geralmente para a isotretinoína, substância presente no popular Roacutan, remédio que algum amigo seu na época do colégio provavelmente utilizou. Mas nem todo mundo precisa chegar a esse estágio do tratamento.

No nosso dia a dia, há algumas ações – sem medicação – que podem (e devem) ser feitas para tratar o problema e diminuir o risco de potencialização da doença.

Não esprema espinhas!

o-PIMPLE-facebook

A tentação é sempre muito grande quando aparece aquele pontinho amarelo no rosto, mas não esprema a espinha! Espremer espinhas pode deixar seu rosto todo marcado com cicatrizes e ainda aumenta as possibilidades de inflamação, piorando o quadro da acne.

Lave bem o rosto

Crédito: Reprodução

Lavar o rosto é muito importante, mas não precisa exagerar. Uma boa lavada por dia pela manhã ou à noite pode ajudar bastante. Lavar em excesso faz com que a pele fique ressecada, o que não é bom para o tratamento da acne. Evite água quente e seque o rosto suavemente, pois secar de forma agressiva com a toalha é prejudicial.

Cuide da sua alimentação

Crédito: Reprodução

Alimentação balanceada é fundamental para a saúde da pele. Esqueça as gorduras e as frituras. Para quem tem acne e pele oleosa, alimentos gordurosos são nocivos porque podem aumentar o processo de inflamação. Hidratação é outro fator determinante para tratar a pele, pois equilibra o metabolismo. Ou seja, tome bastante água.

Controle o seu estresse

Crédito: Reprodução

O estresse também pode ser decisivo para o aumento ou não da acne. O nervosismo e níveis altos de tensão se comunicam diretamente com os processos hormonais, podendo assim potencializar o aparecimento dos cravos e espinhas. Se o estresse não for controlado, o homem – principalmente o adolescente – será estimulado a espremer as espinhas como forma de descarregar esse estresse, complicando o tratamento da doença.

Evite a exposição solar intensa

Crédito: Reprodução

Pegar uma praia não faz mal a ninguém, mas a exposição solar intensa e em excesso pode prejudicar a pele de qualquer um. Evite ficar muito tempo no sol e use protetor solar. Mas lembre-se: antes de dormir, certifique-se de que seu rosto estará limpo do protetor. Se deixado durante um longo período de tempo, esse tipo de produto danifica a pele.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso