Qual a melhor forma de cuidar da pele com acne?

A acne é um problema que incomoda grande parte dos homens afetados pelo problema, principalmente os adolescentes. O excesso de espinhas, assim como o possível aparecimento de cistos e cicatrizes, preocupa principalmente pelo aspecto estético. Contudo, é importante tratar a acne como um tema de saúde e não apenas como questão de beleza.

Para tratamentos de casos mais graves, apela-se geralmente para a isotretinoína, substância presente no popular Roacutan, remédio que algum amigo seu na época do colégio provavelmente utilizou. Mas nem todo mundo precisa chegar a esse estágio do tratamento.

No nosso dia a dia, há algumas ações – sem medicação – que podem (e devem) ser feitas para tratar o problema e diminuir o risco de potencialização da doença.

Não esprema espinhas!

o-PIMPLE-facebook

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

A tentação é sempre muito grande quando aparece aquele pontinho amarelo no rosto, mas não esprema a espinha! Espremer espinhas pode deixar seu rosto todo marcado com cicatrizes e ainda aumenta as possibilidades de inflamação, piorando o quadro da acne.

Lave bem o rosto

Lavar o rosto é muito importante, mas não precisa exagerar. Uma boa lavada por dia pela manhã ou à noite pode ajudar bastante. Lavar em excesso faz com que a pele fique ressecada, o que não é bom para o tratamento da acne. Evite água quente e seque o rosto suavemente, pois secar de forma agressiva com a toalha é prejudicial.

Cuide da sua alimentação

Alimentação balanceada é fundamental para a saúde da pele. Esqueça as gorduras e as frituras. Para quem tem acne e pele oleosa, alimentos gordurosos são nocivos porque podem aumentar o processo de inflamação. Hidratação é outro fator determinante para tratar a pele, pois equilibra o metabolismo. Ou seja, tome bastante água.

Controle o seu estresse

O estresse também pode ser decisivo para o aumento ou não da acne. O nervosismo e níveis altos de tensão se comunicam diretamente com os processos hormonais, podendo assim potencializar o aparecimento dos cravos e espinhas. Se o estresse não for controlado, o homem – principalmente o adolescente – será estimulado a espremer as espinhas como forma de descarregar esse estresse, complicando o tratamento da doença.

Evite a exposição solar intensa

Pegar uma praia não faz mal a ninguém, mas a exposição solar intensa e em excesso pode prejudicar a pele de qualquer um. Evite ficar muito tempo no sol e use protetor solar. Mas lembre-se: antes de dormir, certifique-se de que seu rosto estará limpo do protetor. Se deixado durante um longo período de tempo, esse tipo de produto danifica a pele.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »