Inscreva-se no Canal

6 pancadas da vida que podem te derrubar e como aprender com elas

Rocky Balboa já disse e a gente não cansa de repetir: “Ninguém vai bater mais forte do que a vida. Não importa como você bate e sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando”.

+ Veja como ser mais confiante segundo a ciência 
+ Aprenda a lidar com a rejeição 
+ Veja como lidar com seus erros e aprender com eles 

Então, quando a vida resolver te dar um soco no estômago e te derrubar, veja 6 dicas para se levantar e bater de volta em uma dessas 6 situações:

Ser demitido

6 pancadas da vida que podem te derrubar e como aprender com elas

A demissão é uma pancada muito forte, capaz de te derrubar e te fazer encarar problemas sérios de saúde, tanto física quanto psicológica.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

É por isso que muita gente tem medo de ser demitido e acredita que isso é uma das piores coisas que pode acontecer.

Então, se você for demitido, é preciso encarar o problema e entender as razões da demissão: você foi irresponsável, inexperiente ou incapaz? Quando identificar os problemas, trabalhe para melhorar em vez de ficar se lamentado. Se o problema foi irresponsabilidade, aprenda a encarar seus compromissos e obrigações com mais dedicação. Se o problema foi falta de experiência, faça um curso e aprimore seus conhecimentos na área.

Se a demissão ainda não aconteceu mas você acha que ela está próxima, não espere. Mude. Seja proativo, faça o seu melhor. Você pode não amar cada trabalho que precisa fazer, mas se seus superiores enxergarem a sua dedicação, com certeza você terá boas referências para o futuro.

Encarar um relacionamento de merda

6 pancadas da vida que podem te derrubar e como aprender com elas

Quando você está em um relacionamento merda, pode não enxergar a luz no fim do túnel e nem saber como se livrar dele.

É difícil encarar a necessidade de terminar e, muitas vezes, o hábito nos prende. Pare com isso: é melhor se livrar de algo que te puxa para baixo do que continuar preso por comodidade. Pode ser doloroso e difícil, mas é melhor enxergar o fim do que encarar problemas piores decorrentes de um péssimo relacionamento.

Receber péssimas notícias sobre a sua saúde

6 pancadas da vida que podem te derrubar e como aprender com elas

Um diagnostico ruim pode ser baque – aliás, muitas vezes, é. Mas saiba: você não tem controle sobre isso, aconteceu. O melhor que você pode fazer é lutar e batalhar para vencer o problema.

Muitas pessoas temem receber uma má notícia sobre a sua saúde mas não fazem nada para evitar que isso aconteça. A dica, então, é fazer o máximo para evitar uma doença mas, se ela acontecer, você precisa saber que não teve culpa e que, às vezes, todo o esforço não é o bastante para se livrar dela.

A alimentação correta, o exercício físico e os bons hábitos nunca fizeram mal para ninguém. Faça a sua parte.

Escolher o curso errado na faculdade

6 pancadas da vida que podem te derrubar e como aprender com elas

Você pode ter percebido a escolha errada durante o curso ou depois de ser formar mas, se isso aconteceu, saiba que não é o fim do mundo. Se você está perto de conseguir seu diploma, termine o curso. A experiência adquirida nunca vai ser negativa e pode ser útil em qualquer carreira. Se percebeu “o erro” no começo, largue a faculdade sem medo de ser feliz e invista na carreira dos seus sonhos.

Por outro lado, se você notou que se formou em um curso que não te faz feliz e já está no mercado de trabalho, faça cursos profissionalizantes em outra área, invista em cursos complementares ou, quem sabe, faça outro curso na faculdade.

Fazer um mal investimento

6 pancadas da vida que podem te derrubar e como aprender com elas

Todo mundo tem medo de investir em algo errado e “perder” uma grana: pode ser um carro ou uma casa.

Então, antes de encarar o erro, faça uma lista, por exemplo, das casas que você desejaria ter. Pense no seu futuro, na quantidade de filhos que quer ter, na região que quer morar, no tamanho do apartamento que sonha e, então, quando realmente for investir nisso, você vai ter menos chances de encarar um mal investimento pelo calor do momento ou pelo papo do vendedor.

Se o mal investimento já foi feito, converse com um especialista para ver como você pode ganhar parte do dinheiro de volta ou sair menos prejudicado da situação.

Fazer um mal negócio

6 pancadas da vida que podem te derrubar e como aprender com elas

Sabe quando você gasta uma grana em um TV nova e descobre que poderia ter comprado o mesmo produto com menos dinheiro? Então, para evitar esse remorso, faça uma pesquisa detalhada sobre o produto que deseja e tenha paciência: não se jogue na primeira oferta e nem se empolgue para comprar algo o mais rápido possível.

Com essas dicas, você pode encarar algumas das principais frustrações da vida. Se você for esperto, pode aplicar essas dicas em qualquer outro problema que possa te afligir no futuro e se blindar contra as pancadas da vida. Boa sorte!

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »