Aprenda a lidar com a rejeição

Shutterstock

A rejeição, assim como a aprovação, é algo constante em nossa vida. Rejeitamos itens que não usamos mais, ideias que não são viáveis, oportunidades que não queremos. Mas, algo acontece a partir do momento em que um ser humano rejeita outro.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube
A arte de ser feliz sozinho

Muitos encaram como um duro golpe para o ego. Ego este que mexe com nosso orgulho e autoestima. Logo, vem um sentimento de autoflagelação e penitência ou é transferido como raiva e rancor para a pessoa que nos rejeitou.

Isso pode causar traumas terríveis na sua vida. O medo de abordar uma mulher é um deles. A insegurança e ansiedade tomam conta de você e, quando vê, prefere desistir a iniciar uma conversa e tomar um fora qualquer.

Você precisa entender que a rejeição é o risco natural que todo cara precisa passar. Assim como o atacante que só vai fazer o gol se permitir-se correr o risco de perder o penalty, você precisa conviver com naturalidade a ideia de receber o não como resposta para, só assim, ser presenteado com o sim.

Abaixo reuni algumas dicas práticas para você aprender a lidar com a rejeição.

Foque nas suas qualidades

Quando somos rejeitados, muitas vezes sentimos reduzido a uma versões menores de nós mesmos. Começamos a nos culpar automaticamente, supondo que deve haver algo de muito errado conosco e criticando o comportamento que levou a nossa rejeição. O grande erro é focar nas suas próprias falhas e defeitos de tal forma que você mal consegue transparecer para a outra pessoa suas qualidades.

Concentre-se no que você tem para oferecer a pessoa que você está interessado. Só porque você foi rejeitado por uma pessoa não significa que todas as outras também o farão. Lembre-se de todas as coisas incríveis que você tem para oferecer e tente exemplificar essas qualidades mentalmente. Isso dará mais forças para você tentar outra vez.

Não leve para o lado pessoal

Shutterstock

Ser rejeitado é parte da vida e não um ataque pessoal. A rejeição não é sua culpa, em si. A outra pessoa está rejeitando algo que não funcionou para ela. Ela rejeitou o pedido, a situação, uma abordagem, não você.

Lembre-se que esta pessoa, na maioria dos casos, não te conhece bem. Mesmo que você tenha tido alguns encontros com ela, isso não significa que ela saiba tudo sobre você e que, por isso, esteja te rejeitando enquanto pessoa. Ela está rejeitando uma situação que não funcionou para ela.

Exemplos práticos: chamou para sair aquela garota que você gosta muito, e ela disse “não”. Isso significa que você não vale nada? Isso significa que ninguém jamais vai querer sair com você? Não, claro que não. Ela simplesmente não está interessada no pedido (seja qual for o motivo; ela pode estar num relacionamento, pode não estar interessada em ficar com ninguém, entre outros motivos).

Aprenda com seus erros

Shutterstock

Rejeição nos oferece uma oportunidade de evoluir e aprender com nossas experiências fracassadas. Ela nos permite olhar para dentro e dizer: “Ok, talvez eu possa mudar este tipo de abordagem”, ou “Talvez, em uma balada, chamar para conversar no meio da pista não seja uma boa estratégia”, ou “talvez se eu estivesse melhor vestido eu causaria uma impressão boa.”

Não fique cego por causa de uma rejeição. Tente tirar ensinamentos das suas falhas e diminua a margem de erro para as próximas investidas. Isso te fará um cara melhor.

Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo

Shutterstock

Sim, você deve corrigir pequenas falhas, mudar algumas atitudes que pode ter influenciado na sua rejeição. Mas, nunca deve mudar por completo só para garantir um sim da próxima vez.

Tornar-se uma interpretação de um personagem que você não é só para conquistar uma mulher não funciona. A mentira não vai se sustentar por muito tempo e nem você vai conseguir levar o papel muito longe. Se a ideia é encontrar alguém que goste de você e como você é, viver um personagem não trará isto.

Persista

Shutterstock

Michael Jordan admite que errou mais de 9000 cestas em sua carreira, perdeu 300 jogos e, em 26 vezes que teve a chance de fazer o ponto da vitória, errou. Mesmo assim, superou todos obstáculos e se tornou uma lenda do basquete. O jogador Cafu foi rejeitado em nove “peneiras” pelas quais passou no futebol antes de entrar no São Paulo. Ele foi o único jogador que disputou três finais de Copas consecutivamente; ganhou duas, e foi vice na outra.

Resumo este item em uma frase dita pelo jogador de futebol que serve como lição de vida para qualquer pessoa que tenha medo de rejeição: “Até hoje, para cada não que recebo, vou atrás de um sim!”.

Fique tranquilo na abordagem

Shutterstock

Não deixe que a timidez, a ansiedade e insegurança tomem conta de você. Se você estiver a fim de abordar uma mulher, precisa encarar a situação com muita calma e sem grandes expectativas.

Jamais coloque a mulher em um lugar inatingível. Se for para pensar que não tem chances com ela, é melhor nem chegar. Imagine ela no mesmo patamar que o seu. Dessa forma, vai criar uma conversa muito mais amistosa e, um papo legal e muito mais suscetível a conquistar um sim.

Aprenda a desistir

Shutterstock

Quando, depois de algumas tentativas, algo não dá certo, isso não significa que você deva desistir da ideia, mas precisa reconhecer que este seu foco não está funcionando e precisa seguir em frente.

Abrir mão, neste caso, significa ao invés de ficar implorando por uma chance com uma mesma mulher, deixar ela de canto e procurar outra pessoa para tentar.

Pode até ser que esta sinta falta das suas investidas e adquira um interesse em você. Mas isto não é regra. Lembre-se sempre, você não tem o direito absoluto a ganhar uma resposta positiva só porque teve a coragem de abordar uma garota. Por isso, não saia por aí culpando outra pessoa pela rejeição.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »