Um guia básico de como lidar com seus erros

big-mistake

“Você não pode cometer um erro duas vezes porque da segunda vez que você o comete, não é um erro. É uma escolha.”

Esqueça o ditado popular: Arrependimento mata, sim.

A verdade é que você vai cometer uma série de cagadas ao longo da vida. Como você lida com os seus erros é o que vai definir o tipo de pessoa que você é e como você vai viver o resto dos seus dias.

Existem duas maneiras de encarrar um erro. Você pode usar o acontecimento para te empurrar para frente. Ou ficar parado o resto da vida chorando sobre o leite derramando.

Pode parecer besteira, mas tem gente que passa dias – até anos – se lamentando por algo que fez de errado. É o tipo de jeito de lidar com uma situação que, aos poucos, te mata por dentro. Mas existe uma maneira mais ativa de lidar com um erro.

Você pode usá-lo como uma forma de aprendizado e de desenvolvimento pessoal. Navegando pela internet encontrei essa imagem:

Como lidar com arrependimento

Não consegui achar quem é o autor, mas ela resume bem a forma como eu penso que você deve lidar com suas maiores cagadas: Aprendendo e crescendo com elas.

É normal se sentir frustrado e puto quando você comete um erro. Mas a frustração e stress são frutos do jeito como você reage às coisas. Se você muda sua atitude, aos poucos os dois vão embora.

Para te ajudar a encarar o mundo de uma forma mais positiva, preparei um pequeno manual de como lidar com seus erros e arrependimentos. Confira:

Tente aprender algo com ele

mistake-pano_21762

Gostaria de citar uma passagem de Game of Thrones: “Machucados são lições. E lições são a forma da gente aprender algo”.

Então beleza, você cometeu uma cagada no trabalho e foi demitido. Ou aprontou alguma para a namorada e tomou um pé na bunda. O que você pode aprender com isso?

Um ser humano está em constante estado de construção e evolução. Pense em cada erro seu como uma dura aula prática e cresça em cima deles. Tente por no papel o que aquela situação ruim te ensinou. Por exemplo:

  • Aprendi que não devo confiar facilmente nas pessoas
  • Aprendi que tenho que dar valor às pessoas que eu gosto enquanto estão comigo
  • Aprendi que para manter meu trabalho preciso me dedicar a ele.

Torne essa experiência em algo palpável e útil. E na próxima vez, apenas não repita de novo o mesmo erro.

Olhe pelo lado positivo

man-question-mistake

Já diria Monty Python: “Sempre olhe para o lado bom da vida”.

Acredite: Sempre, sempre e sempre a situação poderia ter sido pior. Até no pior dos casos, você poderia ter morrido e não ter tido uma chance de se redimir. Então tente aliviar um pouco sua carga de negativismos.

Entender que a situação poderia estar muito pior do que já está, vai trazer mais leveza para os seus pensamentos e consciência. Isso vai te ajudar a lidar mais facilmente com a situação e dormir em paz a noite.

Tome uma atitude

PulpWolfVincentJules

Como você pode mudar isso? Será que não existe uma maneira de remediar essa situação ou pelo menos diminuir as consequências do que está rolando?

Às vezes, no calor do momento, tendemos a exagerar a extensão do problema que causamos. Criamos um cenário de filme de terror em nossa mente e nos torturamos com ele. Apenas, não faça isso.

Bote sua cabeça no lugar. Tente não se levar por sentimentos e pense sobre a situação da maneira mais racional o possível. E comece a resolve-la enquanto ainda é tempo.

Tente não se remoer por dentro

Manager-mistakes

Ei cara, na moral: Acontece.

Se você se esforçou ao máximo possível para que aquela coisa desse certo ou se não tem mais nenhuma solução para o que aconteceu, deixe ir.

O remorso é um câncer na sua mente. Vai te corroer e comer por dentro até que não sobre mais nada de você. Evite pensar no passado e foque no seu presente. O que você pode fazer por você agora?

Existe um lugar comum que diz que o sentido da vida é para frente, mas ele é bem válido. Deixe que experiências ruins que aconteceram no passado para trás e encare o que mundo tem para te oferecer ou tudo aquilo que você pode conquistar agora.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »