Inscreva-se no Canal

5 coisas para ter em mente na hora de se comunicar com uma mulher

O sucesso relativo de cada relacionamento que você mantém na vida é construído e depende da comunicação. Ela é a base de todo vínculo que críamos e, por isso, saber se comunicar é fundamental.

Você pode achar que todo mundo sabe se comunicar, mas isso não é verdade, infelizmente. Essa afirmação é tão falsa que os principais problemas – que acabam resultando no término dos relacionamentos – são baseados em falhas de comunicação.

Lawrence Mitchell, jornalista que estuda o comportamento masculino e escreve para o portal AskMen explica que, na verdade, muitos homens acabam se prejudicando em seus relacionamentos – tanto amorosos quanto profissionais – pela dificuldade que eles têm de expressar seus sentimentos: “Existe algo muito errado na criação da maioria dos homens. Nós não somos ensinados a nos comunicar e acabamos levando isso para a nossa vida adulta. Demonstrar qualquer preocupação em traçar um diálogo, principalmente sobre sentimentos, é sinal de fraqueza e, por isso, acabamos encarando centenas de problemas na nossa vida”.

Segundo Mitchell, muitos homens fogem do diálogo desde o primeiro instante e mesmo antes de começar a ficar com uma mulher, eles mergulham superficialmente nas conversas e se distanciam de qualquer envolvimento mais profundo e de uma comunicação mais intensa.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Esse pode ou não ser seu caso, você pode ou não achar que consegue se comunicar bem com pessoas do sexo oposto mas, independente disso, evoluir suas técnicas de comunicação é sempre uma estratégia interessante para se manter em destaque na vida pessoal e também nas suas relações profissionais.

Veja como:

Crie tempo

5 coisas para ter em mente na hora de se comunicar com uma mulher

É isso: crie tempo. Você sempre arranja tempo para fazer as coisas que gosta, certo? Pra jogar futebol, comer, beber, ler, ver algum filme, transar…Então por que você não consegue arranjar tempo para se comunicar com a mulher que você está ficando, namorando ou até casado?

O silêncio também é valorizado em um relacionamento, mas ele não pode ser a base das coisas. Você precisa se expressar, dizer e compartilhar suas angústias, sofrimentos, pensamentos, alegrias, enfim, não importa. A verbalização é fundamental para manter qualquer relacionamento funcionando, e também para entender os próprios sentimentos e conseguir alcançar seus objetivos, emocionais ou não.

Você não precisa forçar a barra, exagerar querendo conversar sobre tudo o tempo todo e tentar puxar uma DR em todas as situações, mas aproveite as oportunidades para dizer o quão feliz você está, ou o que você gosta que a outra pessoa faça ou o que gostaria que ela fizesse. Além disso, não hesite em explicar e deixar claro que você precisa dela. Muitas pessoas têm um problema pra falar esse tipo de coisa, e isso pode acabar com um relacionamento.

Seja um ouvinte ativo

alt=”5 coisas para ter em mente na hora de se comunicar com uma mulher” width=”700″ height=”400″ data-credit=”Crédito: Reprodução” />alt=”” width=”700″ height=”400″ />

Às vezes eu me sinto como um disco quebrado, mas até que esses erros universais de relacionamento cessem, eu acho que a gente aqui no MHM não tem escolha senão repetir as mesmas mensagens. Ser um ouvinte ativo é uma dessas dicas fundamentais para salvar qualquer relacionamento.

Ser um ouvinte ativo não é tão difícil, mas exige alguns esforços que muitas pessoas acabam deixando de lado: paciência, concentração e modéstia, por exemplo, são alguns desses esforços.

Ser um ouvinte ativo requer paciência porque você tem que dedicar um tempo para ouvir o que a outra pessoa tem a dizer com clareza e profundidade. A concentração é fundamental porque você não deve apenas olhar para a pessoa, mas também se concentrar nela: seus olhos, sua linguagem corporal e sua voz. O que ela está falando? O que ela está lhe contando?

É legal incluir a modéstia porque muitas pessoas têm dificuldades em aceitar que a outra “está em uma posição de controle” ou “vencendo uma discussão”. Muitas pessoas gostam de ouvir sua própria voz e querem que outros façam o mesmo. Essas pessoas querem dominar a conversa e, infelizmente, nenhum relacionamento sobrevive se esse comportamento for constante. A verdade é que em um relacionamento não existe vitória de um e derrota de outro: quando um perde, os dois fracassam; quando um vence, os dois ganham.

Por isso, se afaste do seu ego e permita que a outra pessoa fale. Isso não é sinal de fraqueza.

Mantenha o foco na comunicação não verbal

5 coisas para ter em mente na hora de se comunicar com uma mulher

Algumas pessoas simplesmente não têm noção das coisas e são insensíveis, fato. Quantas vezes em um relacionamento você já se deparou com a clássica pergunta: “mas você não percebeu que eu estava triste?”? É claro que você não precisa ser um mágico e desvendar todos os sinais possíveis, mas nem sempre a outra pessoa vai conseguir escrever um livro para te explicar as razões pelas quais ela está triste ou chateada. Muitas vezes, aliás, essa pessoa já repetiu tantas vezes uma crítica e explicou tantas vezes como determinado comportamento a machucava que ela simplesmente cansou de repetir.

Então, você precisa entender que nem toda comunicação é verbal e você precisa, sim, ter sensibilidade para compreender essas linguagem. Como já falamos acima, para um relacionamento funcionar as duas partes precisam entender que namoro não é competição, e que ambas as partes perdem quando uma só parte quer vencer.

 

Demonstre que você se importa

5 coisas para ter em mente na hora de se comunicar com uma mulher

A natureza competitiva masculina, segundo o jornalista Lawrence Mitchell, faz com que os homens se esquecerem do princípio básico sobre relacionamentos: não há vencedores. É hora de parar de enxergar todas as conversas como lutas e tentar parar de ganhar vantagem, usando a retórica até a outra pessoa admitir que você está certo – homens e mulheres podem se comportar do mesmo jeito, é claro, então saiba reconhecer quando isso acontecer do outro lado.

No meio dos momentos de raiva e das brigas, demonstre que você se importa, mesmo quando você estiver muito tenso, respire fundo e faça algo para que ela saiba que você a ama, mas que determinado problema precisa ser resolvido.

Toque no braço dela, acaricie seus cabelos, coloque suas mãos no rosto dela e diga “Eu amo você”. Claro, algumas mulheres podem não gostar tanto assim de gestos de carinho em momentos de briga, mas o importante é você demonstrar que se importa e, assim, ela também vai aprender a mudar o comportamento durante uma briga (ou fora das discussões), e vocês dois vão ganhar muito com isso.

Não seja uma dessas pessoas

5 coisas para ter em mente na hora de se comunicar com uma mulher

O ator: Esta pessoa parece ser uma ouvinte ativa, mas, no final do dia, não se importa com o que a outra pessoa tem a dizer. O triste é que esse tipo de pessoa consegue enganar a outra muito bem, mas na verdade não tem ideia do que ela sente ou deseja;

O mimado: Típica pessoa que quer toda a atenção o tempo todo e adora ouvir o som de sua própria voz, em detrimento de seu relacionamento consigo mesmo. Sempre que possível, essa pessoa muda o foco da conversa para si e ignora tudo o que a outra pessoa tem a dizer;

O egoísta: O tipo de pessoa que insiste em se fazer de vítima e não aceita que a outra pessoa também pode se machucar, ficar triste ou magoada.

O que se contradiz: Este tipo de pessoa pode assumir muitas formas. Ela vira de costas quando surge um conflito – que na maioria das vezes foi ela quem começou – e não assume responsabilidade por coisa alguma.

O babaca: Uma pessoa egoísta que não foca no bem do relacionamento, só enxerga a outra pessoa como alguém que lhe pode trazer benefícios. Este tipo de pessoa nunca admite que está errada e pode até ser abusiva e agressiva.

Se você não for uma dessas pessoas, vai conseguir se dar bem na comunicação dentro do seu relacionamento. Porém, se você sentir que a pessoa que está do seu lado segue um dos perfis destacados acima, talvez seja hora de pular fora desse relacionamento.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »