O que fazer se você estiver em um relacionamento abusivo

Então, você já constatou e enxergou que está vivendo um relacionamento abusivo. Parabéns! Esse primeiro passo é o mais difícil e doloroso mas, se você percebeu, já está perto de se livrar disso e conseguir seguir com a sua vida.

Se você ainda está inseguro sobre, já escrevemos um texto completo com embasamento de psicólogos sobre o assunto, você pode vê-lo aqui e, depois, voltar para esta matéria.

Neste texto, vamos falar sobre o que você deve fazer se estiver em um relacionamento abusivo e for a vítima. Caso você tenha percebido que, no caso, talvez você seja o namorado abusivo, este é o texto para você. Mas, lembre-se: você pode ser vítima em qualquer tipo de relacionamento, não apenas em um relacionamento amoroso.

Você é a vítima

Olha, não precisa ter vergonha de dizer que é a vítima, ok? Esse é o termo correto e se você está sofrendo em um relacionamento que te aprisiona, te sufoca e, aos poucos, pode até alterar seu estado psicológico, você é, sim, a vítima e precisa mudar esse papel.

Já dissemos antes mas vamos ressaltar: quem abusa não ama. Relacionamento abusivo não é amor. Pode envolver várias coisas, mas certamente não envolve amor. Então, não coloque na sua cabeça que a outra pessoa te ama e que você precisa lutar por aquele relacionamento. Você não precisa nada! Você precisa lutar é por você e pela sua felicidade.

Quem comanda a sua vida, te faz sentir inferior sobre seus objetivos e conquistas, te faz sentir inseguro, assustado e preso não te ama e jamais vai mudar. Aquela velha história de que o amor transforma um agressor em alguém diferente é mentira. Não caia nessa, você não tem obrigação de mudar ninguém, principalmente alguém que te machuca.

Se o relacionamento é abusivo, vocês não estão passando por uma crise, não é uma dificuldade que ambos precisam enfrentar juntos. Brigas e discussões, crises e fases ruins são normais mas um relacionamento abusivo é diferente. Não há cura.

O primeiro passo é procurar ajuda

Não importa o tipo de abuso: físico, emocional ou sexual, você precisa terminar o relacionamento o quanto antes. Se você mora com a pessoa, você vai precisar se planejar.

Procurar um lugar para ficar pode ser uma alternativa, ficar na casa de amigos também. Mas você precisa sair da casa! Não espere a situação piorar, não espere os limites serem ultrapassados ainda mais.

Se houve violência, você precisa entrar em contato com autoridades especializadas. O abuso nunca é causado por ações supostamente equivocadas da vítima, ele é causado por quem pratica a violência.

Para quem é casado é mais complicado, mas você já pode acionar um advogado, procurar pessoas especializadas para te dar um respaldo e se distanciar da outra pessoa com mais segurança.

Seja prático

Abra uma conta separada da outra pessoa, no banco, separe as finanças, garanta uma segurança. Mantenha uma mala pronta com itens básicos se você precisar sair de casa com urgência – caso ainda não tenha seguido o passo anterior – e, se possível, documente o abuso.

Filme, grave, tente ter um áudio com a voz da pessoa te agredindo verbalmente ou ameaçando a sua segurança e estabilidade. Isso pode ser importante no futuro.

Não caia em golpes

A pessoa que está abusando de você provavelmente vai tentar apelar para algo dramático: ela vai chorar, ou se lamentar dizendo que faz tudo errado, pode até assumir a culpa e também dizer que ela não merece viver.

Isso é muito comum. A outra pessoa pode ameaçar, inclusive, um suicídio para você permanecer do lado dela. Não caia nessa! Isso também é abuso e o pior de todos, afinal, a pessoa, mesmo sem perceber, vai lançar essa carta no momento que você estiver prestes à partir e se livrar daquilo tudo.

Você não tem culpa de nada, você precisa ter isso em mente antes de seguir a sua vida. Busque, sempre, ajuda especializada quando se sentir inseguro ou incerto.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »