Na aparência, é quase impossível discordar que o Leonardo DiCaprio está virando o Jack Nicholson. Ambos estão cada vez mais parecidos e, até quando DiCaprio não força a expressão para ficar semelhante aos traços de Nicholson, ele continua igual ao ator de Chinatown.
Jack Nicholson, em seus 78 anos, coleciona vários filmes importantes para a história do cinema e serve como inspiração para milhares de atores novos que estão ingressando agora na carreira. DiCaprio, em seus 41 anos, também já trabalhou em dezenas de produções interessantes e teve seus papéis marcantes.
Nicholson é lembrado por seu papel como Jack, em O Iluminado. DiCaprio vai ser sempre marcado por um personagem com o mesmo nome, o Jack, de Titanic.
No cinema, eles trabalharam juntos apenas uma vez e foi no filme “Os Infiltrados”, dirigido por Martin Scorsese – diretor parceiro de DiCpario, pois já o dirigiu cinco vezes. Na trama, Nicholson interpreta o chefe de um grupo de mafiosos onde o policial interpretado por Leonardo DiCaprio se infiltra.
Desde então, Leonardo DiCaprio entrou em fase de metamorfose. Várias fotos do ator em situações rotineiras apontam a sua semelhança absurda com Nicholson mas, além do rosto e das expressões, DiCaprio também segue uma carreira semelhante.
Em O Estranho no Ninho, Nicholson interpreta um prisioneiro que engana a justiça e, para não trabalhar, fica preso em um sanatório. Lá dentro, ele praticamente arma uma rebelião contra o sistema. DiCaprio, em A Ilha do Medo, passa por uma situação semelhante quando investiga um hospício localizado em uma ilha isolada. Apesar das motivações serem diferentes e da situação psicológica de ambos os personagens também não ser a mesma, os dilemas entre sanidade e justiça são trabalhados nos dois filmes e este é apenas um dos comparativos entre as carreiras dos dois.
Assim como Jack Nicholson, DiCaprio opta por papéis que podem explorar ao máximo suas capacidades de atuação e também escolhe personagens com camadas mais densas de personalidade. Em Foi Apenas um Sonho e O Aviador, o ator consegue explorar o pior e o melhor de um homem, assim como Jack Nicholson faz em dezenas de filmes, como, por exemplo, Ironweed e Laços de Ternura.
Em um nível mais discreto, os personagens de DiCaprio em Prenda-me se for Capaz e o papel de Nicholson em Profissão: Repórter se assemelham em alguns sentidos e inclusive nas técnicas de atuação. Aliás, é impossível não comparar a loucura de dois de seus personagens: Daryl Van Horne, de Nicholson, em As Bruxas de Eastwick, e Jordan Belfort, de DiCaprio, em O Lobo de WallStreet. Dois demônios completamente malucos em diferentes peles de cordeiro.
Na vida pessoal, Nicholson também é conhecido por namorar muitas mulheres incríveis, como Anjelica Huston, Flynn Boyle, Cynthia Basinet, Amanda de Cadenet e inclusive Meryl Streep. DiCpario, por sua vez namorou várias modelos da Victoria’s Secret e quase casou com Gisele Bündchen.
Resta saber se, no futuro, DiCaprio vai conseguir ganhar mais dois Oscars para alcançar Nicholson e alimentar as piadas de internet. Afinal, todo mundo sabe que existem premiações mais dignas e justas mas, mesmo assim, é bem divertido usar a academia como parâmetro!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso