5 Técnicas dos Seals de como sobreviver sem dormir

Você está focado em um projeto que exige muito tempo e dedicação, passa por uma semana de provas ou simplesmente acabou de ser pai. Em todas essas ocasiões você vai passar por um problema em comum: ter pouco tempo pra dormir e descansar.

+ 6 Técnicas de Resiliência Mental com os Seals

A privação do sono vai te levar a mal humor, pouco rendimento no trabalho e estudo e má qualidade de vida. Para lidar com estes momentos extremos nada melhor do que indicar os conselhos de alguém que recebeu um treinamento especial disso, John McGuire, um Ex-Navy Seal, membro da elite da marinha dos EUA.

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Para se transformar em membro da equipe mais admirada pelo mundo, ele passou pela “Hell Week” (semana do inferno), a semana treinamento mais intensa e difícil que um membro do Navy Seals. Muita tortura física e mental, onde apenas 1 em 7 homens conseguem passar e se tornar um membro da equipe especial.

Jonh resolveu reunir a experiência militar de ficar somente 4 horas acordado com a vivência de ser pai de cinco filhos e se transformou em um orador motivacional. Com isso, reuniu 5 dicas para você lidar com a privação do sono.

Tenha foco e disciplina

“Você não pode se dar ao luxo de ser descuidado ou indisciplinado. Certifique-se de que você pode lidar com o que está lidando”, diz McGuire.

Não importa se é uma operação militar, um job importante ou um dia comum com um bebê, a tática mais importante é não perder o foco e a disciplina.

Em outras palavras, o primeiro passo é simplesmente acreditar que você tem o que é preciso para enfrentar o desafio. A dúvida em si mesmo destrói mais sonhos do que sua real capacidade.

Trabalho em equipe compensa a falta de sono

“No campo de batalha, a falta de comunicação pode levar alguém a morte”, diz McGuire.

Você pode não estar no mesmo estresse de correr um risco de tomar um tiro, mas mesmo durante a explosão de uma fralda à noite, ou de virar a noite no trabalho as regras permanecem as mesmas: permaneça calmo e trabalhe em equipe.

Quer algumas maneiras de botar isso em prática? Delegue funções a membros da sua equipe que não pode abraçar; reveze com sua parceira quem vai acordar à noite para trocar as fraldas; monte grupos de estudo onde cada um pode se aplicar em uma área e depois passar o conteúdo mais fácil aos outros.

Coloque a máscara de oxigênio em você mesmo primeiro

Você se lembra das regras do avião? No caso de uma emergência, primeiro coloque a máscara de oxigênio em você e depois pense em todo o resto, incluindo crianças. Porque se você quebrar esta regra, você vai perder a consciência, morrer e não pode ajudar ninguém.

McGuire recomenda fazer uma agenda detalhada do dia, incluindo as atividades físicas e lazer, que ajudam a reduzir o estresse, a dormir melhor e promover a produção de endorfinas – hormônios da felicidade.

Não tente ser um herói

McGuire ouviu as pessoas dizerem que tirar um cochilo de 20 minutos vai fazer você ficar mais cansado do que antes. Diga isso para um SEAL (ou um novo pai). McGuire viu caras dormirem em paletes de madeira dentro de um avião sobrevoando através de relâmpagos e turbulência. Ele já viu um cara adormecer em pé.

O ponto é, durma enquanto pode, onde quer que você possa, e por quanto tempo você puder. “O sono é como a água: você sempre vai precisar dele, independente da quantidade.”

Conheça seus limites

A falta de uma boa noite de sono leva a olheiras, impaciência, consumo de junk food, adormecer no volante ou praticar atos que exigem atenção extrema sem os devidos cuidados.

Por isso, saiba reconhecer seus limites e não os ultrapasse. Ficar muito tempo sem o devido descanso não é nada produtivo, além de você poder colocar em risco a sua vida e a vida de outras pessoas em volta.

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