Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

Táticas militares podem ser úteis também para civis – ou para você que já se alistou no exército, mas quer usar os aprendizados em outras áreas da sua vida.

Nós já falamos anteriormente como, por exemplo, o livro A Arte da Guerra pode te ajudar a lidar melhor com as batalhas que você encara na vida, mas desta vez o nosso foco será direcionado para questões um pouco mais amplas – e menos focadas exclusivamente nos ensinamentos da Arte da Guerra.

Pegou um bloquinho e uma caneta? Então, vamos lá.

Fonte: The 33 Strategies of War, de Robert Greene.

Não lute contra o seu passado

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

O que mais te pesa e te traz miséria é o passado. Você deve se forçar conscientemente a reagir ao momento presente. Seja implacável consigo mesmo; não repita os mesmos métodos cansados. Trave a guerra de guerrilha em sua mente, não permitindo linhas de defesa estáticas – torne tudo fluido e móvel.

Em meio ao tumulto dos acontecimentos, não perca sua presença de espírito

Use a estratégia de contrapeso.

No calor da batalha, a mente tende a perder o equilíbrio. É vital manter sua presença mental, mantendo seus poderes mentais, quaisquer que sejam as circunstâncias. Torne a mente mais difícil expondo-a à adversidade. Aprenda a se destacar do caos do campo de batalha.

Crie um senso de urgência e desespero

Você é seu pior inimigo. Você desperdiça tempo anterior sonhando com o futuro em vez de se envolver no presente. Corte seus laços com o passado – entre em território desconhecido. Enxergue sempre que o momento que você está vivendo é o momento que antecipa a sua morte.

Transforme sua guerra em uma cruzada

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

O segredo para motivar as pessoas e manter a moral é levá-las a pensar menos em si mesmas e mais em um grupo. Esta é uma boa estratégia entre as táticas militares para momentos onde você precisa lidar com um grupo, como no trabalho ou em casa. Envolva as pessoas em uma causa, uma cruzada contra um inimigo.

Faça-os ver sua sobrevivência como ligada ao sucesso do exército como um todo.

Escolha as suas batalhas com cuidado

Todos nós temos limitações – nossas energias e habilidades nos levarão apenas até o momento. Você deve conhecer seus limites e escolher suas batalhas com cuidado. Considere os custos ocultos da guerra: tempo perdido, boa vontade política desperdiçada, um inimigo amargurado empenhado na vingança.

Às vezes é melhor esperar, para minar seus inimigos secretamente ao invés de acertá-los diretamente.

Esta é uma das mais importantes táticas de batalha.

A estratégia do contra-ataque

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

Mover-se primeiro – iniciar o ataque – muitas vezes o colocará em desvantagem: você está expondo sua estratégia e limitando suas opções.

Em vez disso, descubra o poder de segurar e deixar o outro lado se mover primeiro, dando a você a flexibilidade de contra-atacar de qualquer ângulo. Se seus oponentes forem agressivos, coloque-os em um ataque precipitado que os deixará em uma posição fraca.

Conheça as estratégias de dissuasão

A melhor maneira de combater os agressores é impedi-los de atacar você em primeiro lugar. Construa uma reputação, faça com que as pessoas pensem que lutar contra você não vale a pena. A incerteza às vezes é melhor do que uma ameaça evidente: se os seus oponentes nunca tiverem certeza do custo do jogo, eles não vão querer descobrir.

Uma das táticas militares mais difíceis de realizar.

Saiba quando recuar

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

Entre as táticas militares, esta é a mais adaptável.

Recuar diante de um inimigo forte não é um sinal de fraqueza, mas de força. Ao resistir à tentação de responder a um agressor, você compra um valioso tempo – tempo para se recuperar, pensar, ganhar perspectiva. Às vezes você pode conseguir mais sem fazer coisa alguma.

Perca batalhas mas termine a guerra

Esta é a arte de olhar além da batalha e calcular adiante. Isso requer que você se concentre no seu objetivo final e planeje alcançá-lo.

Deixe os outros se envolverem nas voltas e reviravoltas da batalha, saboreando suas pequenas vitórias. A grande estratégia trará a recompensa final: a última risada.

Conheça o seu inimigo

O alvo de suas estratégias deve ser menos o exército que você enfrenta do que a mente que o dirige. Se você entende como essa mente funciona, você tem a chave para enganá-la e controlá-la. Treine-se para ler as pessoas, pegando os sinais que eles inconscientemente enviam sobre seus mais íntimos pensamentos e intenções.

Sobrecarregue a resistência com velocidade e rapidez

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

Em um mundo em que muitas pessoas são indecisas e excessivamente cautelosas, o uso da velocidade lhe trará poder incalculável.

Atingir primeiro, antes que seus oponentes tenham tempo para pensar ou se preparar, os tornará emocionais, desequilibrados e propensos a erros.

Controle a dinâmica

As pessoas estão constantemente lutando para controlar você. A única maneira de obter a vantagem é tornar seu jogo de controle mais inteligente e insidioso.

Em vez de tentar dominar todos os movimentos do outro lado, trabalhe para definir a natureza do relacionamento em si. Manobra para controlar a mente de seus oponentes, empurrando seus botões emocionais e obrigando-os a cometer erros.

A estratégia do centro de gravidade

Todo mundo tem uma fonte de poder. Quando você olha para os seus rivais, procure abaixo da superfície por aquela fonte, pelo centro de gravidade que mantém toda a estrutura unida.

Bater neles causará dor desproporcional. Encontre o que o outro lado mais estima e protege – é aí que você deve atacar.

Divida para conquistar

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

Nunca seja intimidado pela aparência do seu inimigo. Em vez disso, olhe para as partes que compõem o todo.

Separando as partes, semeando dissensão e divisão, você pode derrubar até mesmo o inimigo mais formidável.

Quando você está enfrentando problemas ou inimigos, transforme um grande problema em pequenas partes eminentemente derrotáveis.

A estratégia de turnos

Quando você ataca as pessoas diretamente, você endurece sua resistência e dificulta muito a sua tarefa.

Existe uma maneira melhor: distraia a atenção dos oponentes para a frente, depois ataque-os pelo lado, onde eles menos esperam. Isca as pessoas para que saiam em um membro, expondo sua fraqueza e, em seguida, acertá-las pelo lado.

Crie dilemas

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

Não importa o quão forte você seja, lutar batalhas intermináveis ​​com pessoas é cansativo. Os sábios estrategistas preferem a arte de manobrar: antes mesmo da batalha começar, eles encontram maneiras de colocar seus oponentes em posições de tal fraqueza que a vitória é fácil e rápida.

Trabalhe pelos outros enquanto fortalece o seu próprio objetivo

A melhor maneira de promover sua causa com o mínimo de esforço e derramamento de sangue é criar uma rede de alianças em constante mutação, fazendo com que os outros compensem suas deficiências, façam seu trabalho sujo, combatam suas guerras.

Ao mesmo tempo, você deve trabalhar para semear a dissensão nas alianças dos outros, enfraquecendo seus inimigos isolando-os.

Dê corda suficiente aos seus rivais para eles se enforcarem

Os maiores perigos da vida muitas vezes não vêm de inimigos externos, mas de nossos supostos colegas e amigos que fingem trabalhar pela causa comum enquanto planejam nos sabotar.

Trabalhe para incutir dúvidas e inseguranças em tais rivais, levando-os a pensar demais e a agir defensivamente.

Faça-os se enforcarem através de suas próprias tendências autodestrutivas, deixando-o livre de culpa e com as mãos limpas.

Entre na mente deles

Táticas militares que vão te ajudar a vencer tudo na sua vida

Comunicação é um tipo de guerra, seu campo de batalha é a mente resistente e defensiva das pessoas que você quer influenciar.

O objetivo é penetrar em suas defesas e ocupar suas mentes. Aprenda a se infiltrar em suas ideias por trás das linhas inimigas, enviando mensagens através de pequenos detalhes, atraindo pessoas para chegar às conclusões que você deseja e pensando que elas chegaram lá sozinhas.

A estratégia de agressão passiva

Em um mundo onde as considerações políticas são primordiais, a forma mais eficaz de agressão é a mais bem escondida: a agressão por trás de um exterior complacente e até amoroso.

Para seguir a estratégia de agressão passiva, mostre que você não oferece resistência – quando na verdade você domina a situação. Apenas certifique-se de ter disfarçado sua agressividade o suficiente para que você possa negar que ela existe.

Com essas dicas, você com certeza vai saber como vencer sempre em ambientes hostis, como a faculdade ou o trabalho.

Lembrando um ponto importante: evite usar essas dicas em relacionamentos amorosos. Um casamento, por exemplo, deve consistir em duas pessoas do mesmo lado do campo de batalha, e não em lados opostos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »