7 jogos para desenvolver sua inteligência emocional enquanto se diverte em casa

Crédito: Reprodução

A inteligência emocional compreende uma série de habilidades que se referem à capacidade de controlar as próprias emoções e agir de maneira equilibrada na sociedade. Por isso, é algo fundamental para ter uma boa convivência profissional e pessoal.

Apesar do controle de emoções fazer parte da psicologia humana, não é fácil chegar em um ponto avançado de domínio das próprias ações. Mas você pode aperfeiçoar a compreensão de si mesmo com exercícios simples do dia a dia, até mesmo enquanto se diverte.

Para ajudar, nós separamos alguns jogos, on-line ou físicos, que trabalham de maneira indireta a compreensão e o controle das mais diversas sensações humanas; confira!

Prison Architect

O game lançado pela Introversion Software tem uma premissa ‘simples’: projetar e administrar uma penitenciária. As tarefas vão desde escolher o design das celas até controlar uma fuga em massa. Então, dá para imaginar que o personagem passa por umas situações bem estressantes. Por que, afinal, há lugar com mais problemas do que uma prisão?

Assim, de uma maneira subliminar, o game ensina a agir com calma e inteligência emocional até mesmo durante os contextos mais delicados. No dia a dia, é preciso entender as necessidades dos funcionários, ouvir os diferentes lados e pensar em mudanças para tornar a vida de todos mais confortável e segura. O jogo está disponível na Steam e pode ser adquirido para diferentes versões de sistemas operacionais e consoles.

RPG de mesa

Crédito: Reprodução

Em uma partida de RPG, os jogadores são desafiados a produzir uma história de maneira colaborativa. No início, o mestre define o personagem de cada participante, fornecendo um papel com características, poderes e personalidades para serem utilizados durante a construção da narrativa.

Além de compreender a própria psique, o jogador precisa lidar com as situações transcorridas ao longo do jogo, tanto pelos resultados dos dados e dos tabuleiros quanto pelas ações dos outros personagens. Geralmente, as histórias são ambientadas em contextos medievais, com arquétipos de magos e guerreiros; mas também há opções de cenários modernos.

Também não é necessário literalmente ‘reunir todos em uma mesa’. Em épocas de isolamento social, é bem possível se divertir por uma chamada on-line.

Poker On-line

Crédito: Reprodução

Uma simples partida em um bom site de poker on-line é capaz de criar um ambiente favorável à aplicação de diferentes conceitos da inteligência emocional: a capacidade de leitura da situação para formular com calma os próximos passos; o autocontrole para não desanimar ou se animar demais e colocar tudo a perder; e a confiança para arriscar e seguir suas ideias, mesmo que elas não vençam em todas as vezes.

O poker e o desenvolvimento da inteligência emocional já são relacionados há muito tempo. Entretanto, as versões on-line do jogo trazem novos desafios, principalmente para ler o contexto e controlar as emoções. A interatividade pelas telas pode trazer inibição ou excesso de coragem, atrapalhando a performance. Aprender a jogar on-line também ajuda a lidar melhor com as interações digitais em outros âmbitos do dia a dia.

Game of Thrones: Conquest

A série Game of Thrones, produzida pela HBO, conquistou o sucesso com uma complexa rede de intrigas e disputas por um reino ambientalizado em um mundo medieval fictício. Na história, como o próprio nome diz, diferentes famílias manipulavam o ‘jogo dos tronos’ em busca do poder de Westeros.

Game of Thrones: Conquest emula um pouco de todo o jogo psicológico da série. Na narrativa, o jogador precisa criar a sua própria cidade, defendê-la, estabelecer alianças e atacar inimigos. Com essa dinâmica, dá para aprender um pouco sobre em que momentos se deve manter a paciência, ‘engolir sapo’ e esperar para dar as respostas.
O jogo está disponível nas lojas de aplicativos do Android e do iOS.

Darkest Dungeon

O jogo é um RPG ‘diferentão’ e indie que vai muito além de batalhar contra monstros e criaturas sobrenaturais. Em Darkest Dungeon, a situação emocional pesa bastante durante o desenvolvimento das histórias do game. O personagem principal precisa treinar um exército para uma luta épica contra forças do sub-mundo, porém, cada integrante evidencia suas características humanas e precisa lidar com suas aflições.

Dessa maneira, quebra totalmente com a ideia do ‘super-herói’, já que você não precisa apenas treinar fisicamente o lutador, mas sim dar todo o suporte psicológico. Há momentos em que é necessário ajudá-los a superar traumas; em outros é preciso controlar a fúria e a sede por vingança.
O jogo está disponível na Steam em diferentes formatos.

Love Letter

Crédito: Reprodução

Esse game ficou bem famoso na sua versão com cartas. Basicamente, pode ser jogado por 2 a 4 pessoas – ideal se você estiver dividindo a casa com familiares ou amigos durante a quarentena -, e o objetivo é levar a ‘carta de amor’ para a princesa. Para isso, você precisa se esquivar de outros pretendentes, utilizando muito das habilidades de dedução e de blefe.

Para começar, cada jogador recebe uma carta e o primeiro a jogar, duas. Então, esse escolhe uma das cartas da mão para colocar na mesa. Há tipos diferentes de cartas, como padre, barão e rei. Cada uma delas trava batalhas diferentes com os oponentes, dando poder de tirar do jogo ou trocar de mão com o concorrente. Ganha quem conseguir eliminar os adversários com a melhor estratégia.

A versão original do jogo é com as cartas físicas, porém, é possível encontrar opções on-line para se divertir.

Werewolf

Crédito: Reprodução

O jogo segue uma estratégia comum a brincadeiras entre amigos como ‘Detetive’ ou ‘Cidade Dorme’. Basicamente, as pessoas recebem uma função e precisam blefar e ‘acusar’ as outras para vencer a partida. Em Werewolf, isso acontece em um contexto de lobos vs aldeões.

Então, para vencer, você precisa acusar os oponentes e tentar convencê-los de que você não é o que parece, treinando bastante do seu poder de oratória e de convencimento. É possível conectar o game ao Telegram e jogar on-line com seus amigos, basta fazer o download dos aplicativos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »