Aquele famoso hábito de tirar um cochilo após o almoço (siesta), criado pelos espanhóis e cultivados em muitas cidades do interior do Brasil pode trazer muito mais benefícios do que você imagina! De acordo com estudos, a prática pode reduzir riscos de um ataque cardíaco, além de melhorar o desempenho no trabalho.
+ Como se vestir para o trabalho com estilo
+ 5 motivos para o sexo melhorar seu desempenho no trabalho
+ Como ser feliz no trabalho
A primeira conclusão saiu da conferência anual da Sociedade Europeia de Cardiologia. A pesquisa observou os efeitos dos cochilos no meio da tarde em 386 pacientes com hipertensão, cuja média de idade era de 61,4 anos.
Os especialistas descobriram que a média da pressão sanguínea diária daqueles que tiraram a siesta todos os dias era 5% menor em relação àqueles que dispensaram o sono pós-almoço. O ato também influenciou nos efeitos causados no coração e artérias, diminuindo os danos causados.
Embora a alteração na pressão sanguínea pareça pequena em um primeiro momento, o autor do estudo, o doutor grego Manolis Kallistratos, ressaltou que o número já é suficiente para diminuir o risco de problemas cardiovasculares e a necessidade de remédios para combater problemas de pressão alta.
Cochilo melhora o desempenho no trabalho
O outro estudo foi feito pelo professor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Louzada. Ele concluiu que apenas seis minutos de soneca depois do almoço pode operar uma série de benefícios na sua mente – inclusive no desempenho do trabalho.
“Mesmo que rápida, a siesta faz diferença para a pessoa retomar a concentração e melhorar a memória e outras habilidades motoras”, disse durante o 9° Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções, realizado em São Paulo.
Com estes dois bom argumentos, agora você tem pretexto para tirar aquela soneca de boa pós-almoço!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso